sexta-feira, 30 de abril de 2010

LEMBRANCINHA DO DIA DAS MÃES

ESTE PORTA CHAVES FOI PINTADO COM TINTA GUACHE AMARELO COM BRANCO, DEPOIS AS CRIANÇAS FIZERAM AS FLORZINHAS E MATINHOS COM TINTA PARA TECIDO E COM COTONETE, DEPOIS FIZ A JANELINHA.

PAINEL DO TRABALHO COM O LIVRO DAS CORES

AQUI 2 MODELOS DIFERENTES DO PAINEL DO TRABALHO COM O LIVRO DAS CORES, O PRIMEIRO EU COLEI A CARTOLINA NA LOUSA EM UMA ALTURA EM QUE AS CRIANÇAS TIVESSEM ACESSO, COLEI O TÍTULO E REPARTI O PAINEL EM 4 PARTES, FUI COLANDO OS ENUNCIADOS: AZUL, AMARELO, VERDE E VERMELHO E FUI LENDO PARA ELES, DEPOIS COLOQUEI OS PAPÉIS PICADOS POR ELES COM A TESOURA UM MONTINHO EM CADA MESA E ESCOLHI UMA COR E PEDI QUE FOSSEM A FRENTE UMA POR UMA LEVAR O PAPEL E COLAR NO RESPECTIVO LUGAR NO PAINEL. QUANDO UMA CRIANÇA VINHA A FRENTE COM A COR ERRADA OS PRÓPRIOS COLEGAS O CORRIGIAM, MAS SE VOCÊ QUISER PODE PEDIR QUE A CRIANÇA MOSTRE SEU PAPEL E PERGUNTE À TURMA SE ESTA CORRETO? O OUTRO PAINEL EU USEI OS ENUNCIADOS DO LIVRO E DIFERENCIEI COLANDO AS FOTOS, ANTES MOSTREI A FOTO PARA ELES E PERGUNTEI SE LEMBRAVAM, E ELES ME DISSERAM ONDE ESTAVAM E O QUE ESTAVAM FAZENDO, POR EXEMPLO: DEITADOS OLHANDO O CÉU AZUL! ENTÃO PERGUNTEI ONDE DEVIA COLAR AQUELA FOTO E ELES ME MOSTRAVAM NO ENUNCIADO: AZUL COMO O CÉU! A OUTRA FOTO ELES ESTAVAM SENTADOS NA GRAMA VENDO A COR, E LOGO ME FALARAM QUE ERA PARA COLAR NO ENUNCIADO: VERDE COMO A GRAMA! E ASSIM MONTAMOS OS PAINÉIS.

sábado, 24 de abril de 2010

QUEBRA-CABEÇA

PARA A PRÓXIMA SEMANA NÃO POSTAREI O SEMANÁRIO, POIS ESTAREMOS VOLTADAS SOMENTE PARA ATIVIDADES DO DIA DAS MÃES, A LEMBRANCINHA E O PAINEL, ENTÃO DEIXAREI UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, ENTREGUE REVISTAS PARA AS CRIANÇAS (PARA ISSO VC JÁ DEVE TER TRABALHADO COM O MANUSEIO DAS REVISTAS COM AS CRIANÇAS ANTES, DÊ UM DIA SEM COMPROMISSO, SOMENTE PARA MANUSEAREM, ENSINE ELES VIRAR A PÁGINA UMA A UMA, OLHAR TODAS AS GRAVURAS, LETRAS...), PEÇA QUE PROCUREM GRAVURAS GRANDES E ENTÃO VÁ RETIRANDO A PÁGINA QUE ELES ENCONTRAREM, DEPOIS COLOQUE A GRAVURA EM UM PAPEL CARTÃO E PASSE CONTACT, EXPLIQUE PARA AS CRIANÇAS QUE AQUELE SERÁ UM JOGO PARA ELES BRINCAREM, DEPOIS DE CONTACTADO ENTREGUE PARA AS CRIANÇAS E VÁ DE UM EM UM NA FRENTE DELES E FAÇA UM CORTE PARA VIRAR UM QUEBRA-CABEÇA, PARA O MATERNAL II VOCÊ PERCEBERÁ QUE ELES SENTIRÃO MUITA DIFICULDADE SE VOCÊ CORTAR MAIS DE 2 PARTES, ISSO VOCÊ PODERÁ FAZER MAIS PARA FRENTE AUMENTANDO O GRAU DE DIFICULDADE, MAS NO MOMENTO USE SOMENTE EM 2 PARTES E VERÁ O RESULTADO!
ÓTIMA SEMANA À TODOS!
BJKAS
FIQUEM COM DEUS!
ELIANE
                                                                                                           

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL MATERNAL II

PLANEJAMENTO SEMANAL DE 19 A 23 DE ABRIL
Segunda-Feira
Falta Abonada
Terça-Feira
SALA: Vamos conversar sobre o Livro das Cores, vou mostrar as páginas prontas, e vamos fa-
zer a capa do livro, vou dar escova de dente para eles passarem na tinta guache e esfregar na
folha que será uma capa. Nas cores amarelo, verde, vermelho e azul.
Quarta-Feira
Feriado
Quinta-Feira
SALA: Vamos fazer as páginas do Livro das Cores no álbum da turma, só que cada página será
confeccionado por todos.
QUADRA: Ensaio para o Dia das Mães.
Sexta-Feira
SALA: Vamos montar um painel das cores, com as cores que eles aprenderam e com as referên
cias, Exemplo: Verde como a grama (eu tirei foto deles quando sentamos na grama para ver e co
nhecer a cor, então vou usar a foto para o painel.
ATIVIDADES PERMANENTES
Saudação e cumprimentos, Oração, Contagem oral, Hora da chamada, Hora do banheiro, Leitura
do cardápio da sala de aula, Guardar as mochilas e antes guardar os bilhetes se houver, Lavar as
mãos, Fila, Lanche, Oração, Música agradecimento, Escovação, Passeio pela escola, Areia,
Roda de conversa.

DICAS SEMANÁRIO SEMANA ANTERIOR

    NA SEMANA ANTERIOR EU TRABALHEI COM O LIVRO DAS CORES, PLANEJEI EM DAR OS PAPÉIS PARA ELES CORTAREM E EM SEGUIDA A FICHA COM A REFERIDA COR, MAS ACHEI MELHOR FAZER DIFERENTE. TRABALHEI COM A TESOURA PORQUE EU JÁ HAVIA TRABALHADO ANTES COM ELES RASGANDO PAPÉIS, PICANDO COM AS MÃOS E ESSES PAPÉIS PICADOS EU MONTEI UM CARTAZ COM ELES MESMOS COLANDO, POR ISSO DEI A TESOURA. CORTEI RETÂNGULOS DE MAIS OU MENOS 10X06 CM DE PAPEL DOBRADURA NAS CORES AZUL, AMARELO, VERDE E VERMELHO. ENSINEI ELES A USAREM AS TESOURAS, COMO OS DEDOS DELES SÃO PEQUENOS, ALGUMAS CRIANÇAS ADAPTARAM AOS SEUS MODOS ENFIANDO 2 DEDOS OU NO LUGAR DO POLEGAR E INDICADOR COLOCARAM O POLEGAR E O MÉDIO, PARA PODER DAR A ABERTURA SUFICIENTE PARA O CORTE, ENTÃO SE TORNOU UMA SITUAÇÃO PROBLEMA QUE ELES MESMOS RESOLVERAM. AS CRIANÇAS QUE NÃO CONSEGUIRAM CORTAR EU FUI ATÉ ELAS E COLOQUEI A TESOURA NA MÃO E PEDI QUE TENTASSEM. PRÁ ELES NESTE MOMENTO É MUITO DIFÍCIL, MAS É ASSIM QUE COMEÇAM. SÓ TIVE UM ALUNO QUE NÃO CONSEGUIU ENTÃO PEDI QUE ELE PICASSE COM AS MÃOS. NO DIA SEGUINTE DEI A PRIMEIRA FICHA, ONDE O TÍTULO ERA: AMARELO COMO O SOL, ENTÃO LEVEI ELES A UM PASSEIO PELA ESCOLA E PEDI QUE OBSERVASSEM O CÉU, PERGUNTEI QUEM SABIA QUAL A COR DO CÉU E ELES ME DISSERAM QUE ERA AZUL, ENTÃO PERGUNTEI QUEM SABIA A COR DO SOL E NINGUÉM SOUBE RESPONDER, PEDI QUE OBSERVASSEM O SOL E QUE A COR PREDOMINANTE ERA O AMARELO, VOLTAMOS PARA A SALA E ENTREGUEI AS FICHAS (CORTEI UM SULFITE AO MEIO PARA CADA FICHA), COLOQUEI EM CADA MESA UM PUNHADO DE PAPÉIS QUE ELES HAVIAM PICADO E PEDI QUE PEGASSEM A COR REFERIDA NO TÍTULO, A MAIORIA SOUBE FAZER, QUEM NÃO CONSEGUIU EU PEDI QUE OS COLEGAS AJUDASSEM OU DEI DICAS COMO: É A COR DAS LETRAS DO TÍTULO. DEIXEI A COR VERMELHA PARA SEXTA-FEIRA, POIS EU FIZ SUSPENSE E TODOS OS DIAS FALAVA QUE NA SEXTA TINHA UMA SURPRESA, DEIXEI ELES BEM CURIOSOS. NA COR VERDE COMO A GRAMA LEVEI ELES PARA UM PASSEIO NA ESCOLA E SENTAMOS SOBRE A GRAMA E LÁ FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA, PERGUNTEI SE ELES SABIAM O NOME DAQUELA PLANTA, A COR, QUE ANIMAL SE ALIMENTAVA DE GRAMA... DEPOIS NA SALA FIZEMOS A ATIVIDADE DA COR VERDE, NA SALA VOCÊ REFORÇA FALANDO PARA ELES PROCURAREM NA SALA A MESMA COR NA ROUPA DOS COLEGAS, NAS PASTAS... NA SEXTA-FEIRA LEVEI MORANGOS PARA ELES, SÓ QUE COLOQUEI EM UMA TRAVESSA BEM BONITA E FIZ UM EMBRULHO COM CELOFANE E UM LAÇO BEM BONITO, FALEI QUE ERA O DIA DA SURPRESA, E ELES FICARAM EUFORICOS, PERGUNTEI QUEM SABIA O QUE EU TINHA TRAGO PARA ELES E COMEÇOU AS RESPOSTAS MAIS DIFERENTES, UMA CASA, UM TIGRE, UM ELEFANTE, ENTÃO EU MOSTRAVA O EMBRULHO E PERGUNTAVA: - AQUI CABE UM ELEFANTE? - SERÁ QUE EU TROUXE UM TIGRE PARA A ESCOLA? - SERÁ QUE CABE UMA CASA AQUI? DEPOIS DE INSTIGÁ-LOS BASTANTE FALEI QUE NÃO ERA ANIMAL, ENTÃO MUDARAM E DISSERAM QUE ERA COMIDA, PARA FACILITAR EU MOSTREI AS FICHAS DAS CORES QUE ELES TINHAM FEITO E QUANDO CHEGOU NO VERMELHO ELES MESMOS FALARAM: - VERMELHO COMO O MORANGO. ENTÃO EU PEDI QUE ELES FECHASSEM OS OLHOS E PASSEI A TRAVESSA E PEDI QUE ELES CHEIRASSEM. UNS JÁ DEDUZIRAM QUE ERA MORANGO. DEPOIS PEDI QUE ABRISSEM OS OLHOS E DESEMBRULHEI A TRAVESSA E PERGUNTEI QUEM NUNCA COMEU MORANGO E 3 CRIANÇAS DISSERAM NUNCA TER COMIDO, ENTÃO ENTREGUEI UM PARA CADA UM E PEDI QUE CHEIRASSEM, PASSASSEM A MÃO PARA SENTIR A TEXTURA E PERGUNTEI QUAL A COR DO MORANGO. DEPOIS PEDI QUE COMESSEM E FOI AQUELA FESTA! ATÉ PEDIRAM MAIS. PERCEBI QUE ESSAS CRIANÇAS QUE NUNCA COMERAM FICARAM MUITO EMPOLGADAS, UMA DESSAS CRIANÇAS COMENTOU COM A PROFESSORA DA TARDE: - EU COMI MORANGO!!! QUANDO ELA FOI EMBORA A PRIMEIRA COISA QUE DISSE A TIA QUE VEIO BUSCÁ-LA FOI: - EU COMI MORANGO. ENTÃO PERCEBI COMO AQUILO FOI IMPORTANTE PARA ELA. E COM CERTEZA NÃO VÃO ESQUECER A COR DO MORANGO, A COR DA GRAMA, A COR DO SOL E DO CÉU. NESTA SEMANA MONTAREMOS UM CARTAZ COM ESTAS CORES E COM FOTOS QUE TIREI DELES SENTADOS NA GRAMA, DEITADOS OLHANDO O CÉU. DEPOIS POSTAREI O CARTAZ OU PAINEL COMO ACHAREM MELHOR.
SEGUE AS FOTOS DO LIVRO DAS CORES, IDEIA QUE ACHEI EM BLOG DAS COLEGAS. A CAPA EU PEDI QUE ELES PEGASSEM ESCOVA DE DENTES E PASSASSEM NA TINTA GUACHE E ESFREGASSEM NA FOLHA, NAS QUATRO CORES TRABALHADAS.
* REPAREM QUE NO TÍTULO DO VERMELHO ESTÁ ESCRITO MORANDO NO LUGAR DE MORANGO, MAS EU JÁ CORRIGI OS TÍTULOS DAS CRIANÇAS.

BJS
BOA SEMANA!

domingo, 18 de abril de 2010

SERÁ QUE VOCÊ É MESMO SUBSTITUÍVEL?

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor, nervoso, fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então: - Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da "máquina" (organização) e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus erros/ deficiências.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico.
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.
Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos, não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens, nem mulheres, nem sexo, nem chefes, nem subordinados ... apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se a isso, sempre com muito amor e muita paz de espírito...".

sexta-feira, 16 de abril de 2010

MATERIAL DE APOIO PARA ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL - PC

ALUNO NA SALA DE TV
ALUNO NO TANQUE DE AREIA
ALUNO NO TANQUE DE AREIA
CALÇA VISTA DE CIMA, CONFECCIONEI UMA CALÇA JEANS COM ENCHIMENTO, FIZ UM FORRO PARA O ENCHIMENTO PARA DEPOIS SÓ TIRAR E FACILITAR A LAVAGEM.

MATERIAL ADAPTADO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL - PC

* CONFECCIONEI ESTE MATERIAL PARA O MEU ALUNO COM NECESSIDADE ESPECIAL, ELE TEM PARALISIA CEREBRAL EVOLUINDO COM ATRASO NEUROPSICOMOTOR, PORTANTO É NECESSÁRIO MATERIAIS APROPRIADOS PARA PODER TRABALHAR COM ESTE TIPO DE NECESSIDADE. DEPOIS DE CONFECCIONADOS PERCEBI QUE PODERIA USAR O EMBORRACHADO NA COR DE CADA CANETA HIDROCOR, POIS COMO COBRE UMA BOA PARTE DO MATERIAL, SE USADO CADA COR PARA CADA MATERIAL É MAIS FÁCIL PARA O ALUNO PERCEBER A DIFERENÇA E CORES, FAZER COMPARAÇÕES.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROJETO INCLUSÃO

* MONTEI ESTE PROJETO PORQUE TENHO UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NA TURMA DO MATERNAL II, ESTE ESTÁ ADEQUADO AS ESPECIFICAÇÕES DESTE ALUNO, MAS POSTEI O PROJETO PARA PODER DEIXAR UM MODELO PARA QUEM POSSA INTERESSAR. POSTERIORMENTE POSTAREI FOTOS DE MATERIAIS QUE CONFECCIONEI PARA TRABALHAR COM ESTE TIPO DE INCLUSÃO, ESPERO QUE POSSA AJUDAR.

PROJETO: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA INCLUSÃO PARA TODA A VIDA!


I - JUSTIFICATIVA
Leis Significativas - Lei Federal nº. 7.853/89 - “Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenação Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências";
Lei Federal nº. 8.069/90 - “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências";
Decreto nº. 914, que institui a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, no seu artigo 3º, define: "Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano". (Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: CORDE, 1994);
Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994.
Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002 - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - aprovada e publicada em janeiro de 2008.
Realidade da Unidade Escolar – Após visita realizada pela professora na instituição, APAE, com o intuito de recebermos orientações dos profissionais capacitados que trabalham com o nosso aluno, constatamos que esta unidade escolar não se encontra equipada adequadamente para atender as necessidades do mesmo.
Diante disso sentimos a necessidade de apoio material para que seja realizada de maneira satisfatória e correta a inclusão do aluno.
Exemplo: Cadeira adaptada, prancha, apoio para brincar na areia, bola bobath, utensílios adaptados, etc.
Pessoas Envolvidas - A direção, coordenação, professora, funcionários, alunos e pais.
Conceito da Unidade Escolar – Acreditamos na inclusão coerente, organizada em princípios lógicos que privilegie a adequação do ambiente com as necessidades do aluno, a formação do profissional com habilidades e somente então a integração do indivíduo.
Pensamos que desse modo criaremos oportunidades básicas para a estimulação e desenvolvimento global do aluno.
Envolvimento da Família – A família se mostra interessada e valoriza a educação escolar.
Em relação aos acompanhamentos a genitora é assídua e freqüente, participa das reuniões de pais e sempre que é solicitada comparece para esclarecimentos. Esta sempre passando informações pertinentes do seu filho e querendo se informar do dia-a-dia dele.
A família possui baixa renda sócio-econômica, constituída por três membros, pai mãe e filho.
II - OBJETIVOS
* Oportunizar o desenvolvimento integral do aluno, quanto aos aspectos: físico, psicológico, intelectual e social;
* Oportunizar e dar ênfase ao desenvolvimento e da capacidade de aprender;
* Oportunizar a compreensão do ambiente em que vive natural e social a partir de situações vivenciadas;
* Possibilitar oportunidades para formação de atitudes, aquisição e vivência de valores positivos;
* Favorecer e valorizar as experiências extra-escolares e a inclusão nos vários grupos sociais.
III - METAS
* Proporcionar estimulação na área senso perceptiva, cognitiva motora, promovendo a qualidade de vida da criança;
* Aquisição de materiais apropriados às necessidades específicas do aluno, como: cadeira adaptada e com prancha, talheres, pincéis, lápis, bola bobath;
* Adequar o ambiente escolar a necessidade do aluno;
* Estimular o desenvolvimento global do aluno, seguindo as orientações dos profissionais da APAE;
* Proporcionar momentos de interação e qualidade de vida à criança.
IV - POPULAÇÃO ALVO
Aluno:
Data Nascimento:
Local de Nascimento:
Diagnóstico: Paralisia Cerebral CID:G 80.0
Filiação: Pai:
Mãe:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
V - EQUIPE RESPONSÁVEL
Direção, Coordenadora Pedagógica, Professora, Funcionários, alunos e pais.
VI - RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO
* Confecção de um suporte, utilizando tecido e flocos de espuma para que sirva de sustentação ao aluno quando estiver no tanque de areia, sala de televisão, gramado, colchão e quadra;
* Aumentar a espessura do lápis e outros objetos utilizando E.V.A. e fita crepe, para facilitar a preensão dos mesmos;
* Utilização de uma bola de Bobath para sustentar seu corpo facilitando assim a participação nas atividades com o auxílio de um adulto.
VII - DURAÇÃO
Durante todo o ano letivo.
VIII - CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Ações – Oferecer Histórias contadas, Caixa de histórias, Caixa surpresa, Fantoche, Histórias em CD, músicas.
Finalidade - Essas atividades estimulam a percepção visual, conhecimento de mundo, memória, estimulação da linguagem e coordenação motora.
Ações - Jogo bola.
Finalidade - Coordenação motora e lançamento.
Ações – Manipulação tinta.
Finalidade - Os trabalhos manuais são muito importantes para o desenvolvimento da Coordenação Motora Fina e da criatividade, além de propiciarem momentos de interatividade, concentração e descoberta.
Ações – Manipulação de diversos materiais com diferentes texturas, como papéis, tintas, sagu, gelatina, lixas, massa de modelar.
Finalidade – Desenvolver os sentidos.
Ações – Brincadeiras na areia e nos aparelhos recreativos.
Finalidade – Estimular os movimentos dos membros inferiores e superiores e socialização.
Ações – Conversa com os pais.
Finalidade – Obter informações e criar vínculo.
Ação – Visita a APAE
Finalidade – Obter orientações para adequar o trabalho às necessidades do aluno.
Período de Realização – Durante o ano corrente.
Pessoal Envolvido – A professora e a auxiliar de desenvolvimento escolar.
IX – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
O acompanhamento será semanalmente com informações no semanário da professora e registro das ações que forem realizadas, através de fotos, vídeo, painéis, portfólios e relatórios.

terça-feira, 13 de abril de 2010

À PEDIDOS...

AMIGAS E AMIGOS, À PARTIR DESTA SEMANA POSTAREI O MEU SEMANÁRIO (PLANEJAMENTO SEMANAL), ESPERO QUE POSSA AJUDAR ALGUMAS PESSOAS OU PELO MENOS DAR IDEIAS, LEMBRANDO QUE ELE É CÓPIA DO MEU PLANEJAMENTO, PORTANTO DENTRO DO MEU TRABALHO E PROJETOS QUE JÁ VENHO DESENVOLVENDO, SEMPRE POSTAREI POSTERIORMENTE FOTOS OU COMENTÁRIOS PERTINENTES AO MEU TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE A SEMANA E TODA SEMANA POSTAREI O PLANEJAMENTO POSTERIOR, ESPERO COMENTÁRIOS PARA SABER SE ESTOU AJUDANDO, POIS EM 3 DIAS TIVE A VISITA DE MAIS OU MENOS 10.000 VISITANTES E NENHUM DEIXOU COMENTÁRIOS, ENTÃO NÃO TENHO RETORNO DO MEU TRABALHO SE ESTÁ SENDO ÚTIL OU NÃO. PARA DEIXAR RECADO É SÓ ENTRAR AQUI AO LADO DIREITO NO MURAL DE MENSAGENS E CLICAR EM ENVIAR MENSAGEM, VAI ABRIR UMA CAIXA PARA VOCÊ ESCREVER E É SÓ ENVIAR, ASSIM TEREI UM TERMOMÊTRO DO MEU TRABALHO, SE NÃO TIVER RETORNO NÃO POSTAREI MAIS O SEMANÁRIO, OK? VAI DEPENDER DOS RETORNOS.
BJS
FIQUEM COM DEUS!
ELIANE

PLANEJAMENTO SEMANAL MATERNAL II

PLANEJAMENTO SEMANAL DE 12 A 16 DE ABRIL
Segunda-Feira
SALA: Vou colocar a música para eles conhecerem e vamos conversar sobre a Festa do Dia das
mães, vou explicar que vamos dançar para as mães e começar colocar os passos na sala de aula.
Sentindo a necessidade das crianças conhecerem as cores, vou fazer um trabalho neste sentido.
Vamos começar pelo Livro das Cores. Vou entregar vários papéis dobradura para eles, cada um
terá um pedaço de cada cor. ( totalizando 4 cores, azul, vermelho, amarelo e verde). Vou pedir que eles cortem com as tesouras pedaços de papéis que serão usados posteriormente (se houver dificuldade em usar a tesoura vou pedir que piquem com as mãos).
Terça-Feira
SALA: Vou levar para a sala de aula uma cesta com morangos, vou fazer uma sondagem sobre
quem conhece, quem já comeu, quem gosta, quem não gosta etc. Depois vou perguntar a cor.
Vou dar um para cada criança e vou pedir que sintam o cheiro, passem a mão para sentir a tex-
tura e depois vou pedir que experimentem.
Vou entregar os papéis picados e vou entregar uma ficha com o título: Vermelho como o morango
Vou pedir que peguem os papéis com a cor do morango para colar na folha.
Quarta-Feira
SALA: Continuação do livro das cores, vamos trabalhar com a ficha com o título: Amarelo como
o sol. Vou entregar os papéis picados e vou pedir que peguem os amarelos para colar na ficha.
QUADRA: Ensaio Dia das Mães.
Quinta-Feira
SALA: Continuação do livro das cores, vamos trabalhar com a ficha com o título: Azul como o céu
Vamos fazer um passeio pela escola e vamos deitar sobre a grama e olhar para o céu e vou per-
guntar quem sabe a cor do céu. Depois na sala vou pedir que peguem os papéis na cor do céu e
colar na ficha.
Sexta-Feira
SALA: Continuação do livro das cores, vamos trabalhar com a ficha com o título: Verde como a
grama.
Vamos fazer um passeio pela escola e vamos sentar sobre a grama e vou perguntar quem sabe
a cor da grama, qual animal se alimenta de grama. Depois na sala vou pedir que peguem os pa-
péis na cor da grama para colar na ficha.
SALA DE TV: Vamos assistir o filme do pinóquio, para o projeto Disciplina.
ATIVIDADES PERMANENTES
Saudação e cumprimentos, Oração, Contagem oral, Hora da chamada, Hora do banheiro, Leitura
do cardápio da sala de aula, Guardar as mochilas e antes guardar os bilhetes se houver, Lavar as
mãos, Fila, Lanche, Oração, Música agradecimento, Escoação, Passeio pela escola, Areia, Roda de conver
sas.

A VERDADE DA VIDA

1 - 'Deus não escolhe
pessoas capacitadas, Ele capacita os
escolhidos.'
2 - 'Um com Deus é
maioria.'
3 - 'Devemos orar
sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que
possamos ouvir a Deus.'
4- 'Nada está fora
do alcance da oração, exceto o que está fora
da vontade de Deus.'
5- 'O mais importante
não é encontrar a pessoa certa, e sim ser
a pessoa certa.'
6 - 'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém; 40 anos
aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus
pode fazer com um NINGUÉM.'
7 - 'A fé ri das impossibilidades.'
8 - 'Não confunda
a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.
9 - 'Não diga a DEUS
que você tem um grande problema. Mas diga
ao problema que você tem um grande DEUS.'
DECLARAÇÃO:
Sim, eu amo Deus. Ele
é a fonte de minha existência, é meu Salvador.
Ele me sustenta a cada dia.
Sem Ele eu não sou
nada, mas com Ele eu posso todas as
coisas através de
Jesus Cristo, que me fortalece.
(Filipenses 4:13)

INFORMAÇÃO ÚTIL

UMA INFORMAÇÃO ÚTIL



Uma jóia que repasso....


Basta digitar o nome do remédio desejado no site abaixo, e você terá também os genéricos e os similares de todas as marcas com os respectivos preços em todo o Território Nacional. Como tudo que é bom não é divulgado, peço-lhes que divulguem aos seus parentes e conhecidos. Façam bom uso.

http://www.consultaremedios.com.br/

MAIS IMPRESSÃO DE MÃOS E DIGITAIS

                

     

quarta-feira, 7 de abril de 2010

IMPRESSÃO DE DIGITAIS E MÃOS

                                                                                                                               

terça-feira, 6 de abril de 2010

QUERIDAS AMIGAS E AMIGOS...

ESTOU COM PROBLEMAS NO PROVEDOR DA ITELEFONICA EU CONSIGO LER OS E-MAILS MAS NÃO CONSIGO RESPONDER, PEÇO A PACIÊNCIA DE TODOS E TENTAREI EM BREVE RESPONDER AOS PEDIDOS POR E-MAIL.
OBRIGADA PELA COMPREENSÃO.
FIQUEM COM DEUS!
ELIANE

IMPRESSÃO DE DIGITAIS E MÃOS