sábado, 12 de março de 2011

PLANO DE ENSINO/PROPOSTA CURRICULAR PARA B IV

BERÇÁRIO IV

(1 ano e 5 meses)

IDENTIDADE E AUTONOMIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia;

- Assegurar que os alunos conheçam os demais integrantes da turma pelo nome, bem como da professora e demais funcionários da escola.

- Manifestar e escolher progressivamente suas preferências.

- Participar e interessar-se em situações que envolvam a relação com o outro.

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

- Interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples, relacionadas à saúde e higiene.

- Identificar situações de risco no seu ambiente mais próximo.

- Elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente.

CONTEÚDOS

AUTO-ESTIMA

- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades

ATIVIDADES

- Valorização da auto-estima, valorização do que a criança fala e faz, estabelecendo vínculo com ela e permitindo que sinta sua individualidade respeitada.

- Brincadeiras e cantigas em que se pode inserir os nomes dos elementos do grupo.

CONTEÚDOS

ESCOLHA

- Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.

ATIVIDADES

- Organização na sala com um canto, instrumentos musicais, no outro, brinquedos de faz-de-conta e num terceiro, blocos de encaixe, permitindo que as crianças possam circular livremente, exercitando seu poder de escolha.

CONTEÚDOS

INTERAÇÃO

- Brincadeiras diversas com bonecos, imitações no espelho, carrinhos, bolas, etc.

CONTEÚDOS

IMAGEM

- Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.

ATIVIDADES

- Na sala com um espelho grande o suficiente para que várias crianças possam se ver de corpo inteiro e brincar em frente a ele.

CONTEÚDOS

CUIDADO

- Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso.

ATIVIDADES

- Vivenciar hábitos de higiene e saúde, com ajuda.

CONTEÚDOS

SEGURANÇA

- Identificação de situações de risco no seu ambiente físico

ATIVIDADES

- Explorar utensílios, brinquedos e objetos de forma segura.

- Explorar espaços com segurança.

CONTEÚDOS

FAZ – DE – CONTA

- Participação em que as crianças imitem diferentes pessoas, personagens e animais.

ATIVIDADES

- Jogos simbólicos – esconder/achar

- Brincadeiras com diferentes suportes: máscaras, fantasias, fantoches.

- Contar histórias.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Participação em diálogos de conversa.

- Interessar-se pela leitura de histórias.

CONTEÚDOS

ORALIDADE,LEITURA E ESCRITA

- Uso da linguagem oral para desenvolvimento da fala.

- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

- Observação e manuseio de materiais impressos, como: livros, revistas, jornais, etc.

ATIVIDADES

- Conversas com as crianças nos momentos de banho, troca, alimentação.

- conto de histórias com auxílio de materiais diversos.

- Leitura de bilhetes.

- Roda de conversa cotidiana.

- Canto de músicas e poesias.

MÚSICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Perceber e discriminar auditivamente eventos sonoros diversos, fontes e produções musicais.

- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

- Expressar por meio da voz, corpo, instrumentos musicais e diversos materiais.

CONTEÚDOS

O FAZER MUSICAL

- Produção de sons de todos os tipos com a voz e materiais sonoros diversos.

- Interpretação de músicas e canções diversas.

- Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

ATIVIDADES

- Ouvir, cantar e dançar músicas com vários ritmos e gêneros.

- Oferecer brinquedos sonoros, instrumentos musicais como: chocalhos, guizos, blocos, sinos, tambores, etc.

CONTEÚDOS

APRECIAÇÃO MUSICAL

- Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.

ATIVIDADES

- Escutar obras musicais erudita, popular, cancioneiro infantil, regional, etc.

MOVIMENTO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo

-Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

- Ter controle motor e deslocar-se com destreza gradativa no espaço, aumentado sua confiança na sua própria capacidade e habilidades motoras.

- Desenvolver as percepções táteis, degustativas, olfativas e visuais.

CONTEÚDOS

EXPRESSIVIDADE

- Identificação de segmentos e elementos do próprio corpo.

- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.

- Caixa surpresa com espelho e visão individual.

ATIVIDADES

- Brincadeiras que envolvam o canto e o movimento, simultaneamente, possibilitando a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico.

- Brincar de fazer caretas, imitar animais, propiciando a descoberta das possibilidades de si próprio e do outro.

CONTEÚDOS

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

- Deslocamento no espaço, explorando movimentos de andar, correr, saltar com os dois pés, bater palmas, descer e subir escadas, chutar, e lançar bolas, dançar, etc.

MATEMÁTICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Participar de atividades em que o adulto recite a seqüência numérica.

- Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

CONTEÚDOS

NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-Designação de quantidade a partir da contagem.

- Utilização da contagem oral nas músicas, brincadeiras e situações em que a criança reconheça sua necessidade.

ATIVIDADES

- Jogos;

- Brincadeiras;

-Músicas e parlendas que apresentem a seqüência numérica;

-Contagem oral;

-Confecção de quadro de aniversariantes contendo a data do aniversário e a idade da criança.

CONTEÚDOS

GRANDEZAS E MEDIDAS

- Organização de painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças, comparem tamanhos do corpo e de suas partes, mãos, pés, etc.

ATIVIDADES

- Comparação com objetos de uso coletivo para noção de tamanho.

CONTEÚDOS

ESPAÇO E FORMA

- Modificação no espaço com construção de diferentes circuitos de obstáculos, permitindo a construção gradativa de conceitos, dentro de um contexto significativo, ampliando suas experiências.

ATIVIDADES

- Brincar de circuito utilizando cadeiras, mesas, panos e arcos, por onde as crianças possam engatinhar ou andar, subindo, descendo, passando por baixo, por dentro, etc.

ARTES VISUAIS

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Desenvolver a percepção do próprio corpo, do espaço que a rodeia como subsídio para o registro gráfico.

- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

- Observar e identificar imagens de histórias contadas: imagens visuais diversas e imagens artísticas.

- Observação e identificação de figuras e obras de arte.

CONTEÚDOS

O FAZER ARTÍSTICO

- Exploração do espaço físico e construção de objetos variados, manuseando diferentes materiais.

- Utilização de diferentes materiais como suporte gráfico: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras.

- Confecção de painéis e pinturas variadas.

- Utilização de suportes variados e de diferentes tamanhos como: panos, papéis ou madeiras que permitam a liberdade do gesto solto.

ATIVIDADES

- Observação e identificação de imagens diversas.

- Atividades com massa de modelar, rasgar papel livremente, amassar, etc.

- Explorar o domínio motor, associado à criatividade de: rasgar, colar papéis, pintar, assoprar, misturar, apertar.

CONTEÚDOS

APRECIAÇÃO EM ARTES

- Exploração e manipulação de recursos naturais variados

-Manuseio de livros,

ATIVIDADES

-Sucatas

- Observação e identificação de imagens diversas.

- Técnicas de pintura.

-Confecção de painéis.

NATUREZA E SOCIEDADE

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Explorar seu entorno físico e o contato com os outros, estabelecendo progressivamente relações entre suas ações.

- Estimular hábitos que contribuam com a preservação do meio ambiente.

- Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

CONTEÚDOS

A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE

- Percepção dos momentos da rotina institucional, aproximando-se das primeiras noções de temporalidade.

ATIVIDADES

-Leitura de imagens e objetos.

- Painel do tempo

- Painel de aniversário.

CONTEÚDOS

O LUGAR E SUAS PAISAGENS

- Observação da paisagem local;

- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

ATIVIDADES

-Observação e identificação de diferentes paisagens, através de fotos, cartões postais, revistas;

-Hábitos de preservação do ambiente.

CONTEÚDOS

SERES VIVOS

- Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.

- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

ATIVIDADES

- Cultivo de plantas, realizado por meio da manutenção de pequenos vasos na sala ou do cultivo de uma horta no espaço externo da escola.

TEMAS TRANSVERSAIS

MEIO AMBIENTE

Respeito à natureza e atitudes de conservação ambiental.

DATAS COMEMORATIVAS

Apresentação de danças, painéis, etc.

HIGIENE E SAÚDE

Trabalhar constante e permanentemente com atitudes e cuidados necessários à higiene, saúde e alimentação.

ÉTICA

Respeitar as regras de convivência

ORIENTAÇÃO SEXUAL

Conhecer o próprio corpo e respeitar a identidade do outro.

PLURALIDADE CULTURAL

Conhecer a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade, como também, o direito dos povos e dos indivíduos, respeitando raça, credo e crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!