BERÇÁRIO IV
(1 ano e 5 meses)
IDENTIDADE E AUTONOMIA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia;
- Assegurar que os alunos conheçam os demais integrantes da turma pelo nome, bem como da professora e demais funcionários da escola.
- Manifestar e escolher progressivamente suas preferências.
- Participar e interessar-se em situações que envolvam a relação com o outro.
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
- Interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples, relacionadas à saúde e higiene.
- Identificar situações de risco no seu ambiente mais próximo.
- Elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente.
CONTEÚDOS
AUTO-ESTIMA
- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades
ATIVIDADES
- Valorização da auto-estima, valorização do que a criança fala e faz, estabelecendo vínculo com ela e permitindo que sinta sua individualidade respeitada.
- Brincadeiras e cantigas em que se pode inserir os nomes dos elementos do grupo.
CONTEÚDOS
ESCOLHA
- Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
ATIVIDADES
- Organização na sala com um canto, instrumentos musicais, no outro, brinquedos de faz-de-conta e num terceiro, blocos de encaixe, permitindo que as crianças possam circular livremente, exercitando seu poder de escolha.
CONTEÚDOS
INTERAÇÃO
- Brincadeiras diversas com bonecos, imitações no espelho, carrinhos, bolas, etc.
CONTEÚDOS
IMAGEM
- Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.
ATIVIDADES
- Na sala com um espelho grande o suficiente para que várias crianças possam se ver de corpo inteiro e brincar em frente a ele.
CONTEÚDOS
CUIDADO
- Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso.
ATIVIDADES
- Vivenciar hábitos de higiene e saúde, com ajuda.
CONTEÚDOS
SEGURANÇA
- Identificação de situações de risco no seu ambiente físico
ATIVIDADES
- Explorar utensílios, brinquedos e objetos de forma segura.
- Explorar espaços com segurança.
CONTEÚDOS
FAZ – DE – CONTA
- Participação em que as crianças imitem diferentes pessoas, personagens e animais.
ATIVIDADES
- Jogos simbólicos – esconder/achar
- Brincadeiras com diferentes suportes: máscaras, fantasias, fantoches.
- Contar histórias.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Participação em diálogos de conversa.
- Interessar-se pela leitura de histórias.
CONTEÚDOS
ORALIDADE,LEITURA E ESCRITA
- Uso da linguagem oral para desenvolvimento da fala.
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
- Observação e manuseio de materiais impressos, como: livros, revistas, jornais, etc.
ATIVIDADES
- Conversas com as crianças nos momentos de banho, troca, alimentação.
- conto de histórias com auxílio de materiais diversos.
- Leitura de bilhetes.
- Roda de conversa cotidiana.
- Canto de músicas e poesias.
MÚSICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Perceber e discriminar auditivamente eventos sonoros diversos, fontes e produções musicais.
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
- Expressar por meio da voz, corpo, instrumentos musicais e diversos materiais.
CONTEÚDOS
O FAZER MUSICAL
- Produção de sons de todos os tipos com a voz e materiais sonoros diversos.
- Interpretação de músicas e canções diversas.
- Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
ATIVIDADES
- Ouvir, cantar e dançar músicas com vários ritmos e gêneros.
- Oferecer brinquedos sonoros, instrumentos musicais como: chocalhos, guizos, blocos, sinos, tambores, etc.
CONTEÚDOS
APRECIAÇÃO MUSICAL
- Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.
ATIVIDADES
- Escutar obras musicais erudita, popular, cancioneiro infantil, regional, etc.
MOVIMENTO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
-Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
- Ter controle motor e deslocar-se com destreza gradativa no espaço, aumentado sua confiança na sua própria capacidade e habilidades motoras.
- Desenvolver as percepções táteis, degustativas, olfativas e visuais.
CONTEÚDOS
EXPRESSIVIDADE
- Identificação de segmentos e elementos do próprio corpo.
- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
- Caixa surpresa com espelho e visão individual.
ATIVIDADES
- Brincadeiras que envolvam o canto e o movimento, simultaneamente, possibilitando a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico.
- Brincar de fazer caretas, imitar animais, propiciando a descoberta das possibilidades de si próprio e do outro.
CONTEÚDOS
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
- Deslocamento no espaço, explorando movimentos de andar, correr, saltar com os dois pés, bater palmas, descer e subir escadas, chutar, e lançar bolas, dançar, etc.
MATEMÁTICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Participar de atividades em que o adulto recite a seqüência numérica.
- Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
CONTEÚDOS
NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
-Designação de quantidade a partir da contagem.
- Utilização da contagem oral nas músicas, brincadeiras e situações em que a criança reconheça sua necessidade.
ATIVIDADES
- Jogos;
- Brincadeiras;
-Músicas e parlendas que apresentem a seqüência numérica;
-Contagem oral;
-Confecção de quadro de aniversariantes contendo a data do aniversário e a idade da criança.
CONTEÚDOS
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Organização de painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças, comparem tamanhos do corpo e de suas partes, mãos, pés, etc.
ATIVIDADES
- Comparação com objetos de uso coletivo para noção de tamanho.
CONTEÚDOS
ESPAÇO E FORMA
- Modificação no espaço com construção de diferentes circuitos de obstáculos, permitindo a construção gradativa de conceitos, dentro de um contexto significativo, ampliando suas experiências.
ATIVIDADES
- Brincar de circuito utilizando cadeiras, mesas, panos e arcos, por onde as crianças possam engatinhar ou andar, subindo, descendo, passando por baixo, por dentro, etc.
ARTES VISUAIS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Desenvolver a percepção do próprio corpo, do espaço que a rodeia como subsídio para o registro gráfico.
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
- Observar e identificar imagens de histórias contadas: imagens visuais diversas e imagens artísticas.
- Observação e identificação de figuras e obras de arte.
CONTEÚDOS
O FAZER ARTÍSTICO
- Exploração do espaço físico e construção de objetos variados, manuseando diferentes materiais.
- Utilização de diferentes materiais como suporte gráfico: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras.
- Confecção de painéis e pinturas variadas.
- Utilização de suportes variados e de diferentes tamanhos como: panos, papéis ou madeiras que permitam a liberdade do gesto solto.
ATIVIDADES
- Observação e identificação de imagens diversas.
- Atividades com massa de modelar, rasgar papel livremente, amassar, etc.
- Explorar o domínio motor, associado à criatividade de: rasgar, colar papéis, pintar, assoprar, misturar, apertar.
CONTEÚDOS
APRECIAÇÃO EM ARTES
- Exploração e manipulação de recursos naturais variados
-Manuseio de livros,
ATIVIDADES
-Sucatas
- Observação e identificação de imagens diversas.
- Técnicas de pintura.
-Confecção de painéis.
NATUREZA E SOCIEDADE
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Explorar seu entorno físico e o contato com os outros, estabelecendo progressivamente relações entre suas ações.
- Estimular hábitos que contribuam com a preservação do meio ambiente.
- Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE
- Percepção dos momentos da rotina institucional, aproximando-se das primeiras noções de temporalidade.
ATIVIDADES
-Leitura de imagens e objetos.
- Painel do tempo
- Painel de aniversário.
CONTEÚDOS
O LUGAR E SUAS PAISAGENS
- Observação da paisagem local;
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
ATIVIDADES
-Observação e identificação de diferentes paisagens, através de fotos, cartões postais, revistas;
-Hábitos de preservação do ambiente.
CONTEÚDOS
SERES VIVOS
- Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
ATIVIDADES
- Cultivo de plantas, realizado por meio da manutenção de pequenos vasos na sala ou do cultivo de uma horta no espaço externo da escola.
TEMAS TRANSVERSAIS
MEIO AMBIENTE
Respeito à natureza e atitudes de conservação ambiental.
DATAS COMEMORATIVAS
Apresentação de danças, painéis, etc.
HIGIENE E SAÚDE
Trabalhar constante e permanentemente com atitudes e cuidados necessários à higiene, saúde e alimentação.
ÉTICA
Respeitar as regras de convivência
ORIENTAÇÃO SEXUAL
Conhecer o próprio corpo e respeitar a identidade do outro.
PLURALIDADE CULTURAL
Conhecer a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade, como também, o direito dos povos e dos indivíduos, respeitando raça, credo e crenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!