sábado, 17 de dezembro de 2011

O PAPEL DO EDUCADOR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

O Papel do Docente no Planejamento Escolar

O planejamento é uma forma de programação prévia daquilo que se almeja alcançar. Em outras palavras, planejar significa estudar, pesquisar, estabelecer, organizar e alcançar. São verbos simples que visam à ação necessária para obtenção do sucesso. O planejamento deve estar sempre presente nas atividades docentes e em todas as atividades escolares, ou seja, envolve a integração entre professor, aluno e escola.
Existem três tipos de planejamento, são eles:
Plano da Escola
Plano de Ensino
Plano de Aula
No Plano da escola contém as orientações que visa à tomada de decisões sobre o funcionamento da proposta pedagógica da escola, ou seja, é o planejamento global da instituição de ensino.
No Plano de ensino existem conteúdos de unidades, metas educacionais e estratégias metodológicas de um determinado período letivo.
No Plano de aula é a previsão de tudo que será desenvolvido em um dia letivo. É a especificação dos conteúdos, procedimentos e recursos que serão utilizados para a realização da aula.
Qual a Importância do Planejamento?
* Estabelecer prioridades.
* Dar direcionamento as ações pré-determinadas.
* Contribuir para realização dos objetivos estabelecidos.
* Garantir o acompanhamento das necessidades individuais dos alunos.
* Promover a eficiência do ensino.
* Ser criativo na elaboração das aulas e atividades.
* Estar conectado a realidade da sociedade através de pesquisas.
* Evitar a rotina e improvisação.
Dessa forma, o planejamento é um guia de orientações que auxilia na concretização do que se fora planejado e se torna necessário ao educador de forma significativa proporcionar aos alunos a realização de um ensino comprometido com a qualidade, através dos conteúdos programados e planejados.
Os métodos e procedimentos que deverão ser desenvolvidos são de responsabilidade do professor e este é quem deve estar comprometido em desempenhar um trabalho eficiente na educação dos seus alunos. Estar conectado a realidade do mundo e em suas mudanças é estar ativo com a realidade da sociedade e isto mantém o docente engajado nas mudanças que ele juntamente com seu público alvo pode alcançar. O Planejamento prévio faz com que metas sejam estabelecidas e alcançadas e estes hoje são essenciais para o desenvolvimento das atividades educacionais das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!