ESTE É O PORTFÓLIO DO MATERNAL II, O PORTFÓLIO É A VIDA ESCOLAR PEDAGÓGICA DE CADA CRIANÇA, OU SEJA, SUA EVOLUÇÃO NA ESCOLA, NOS ANOS ANTERIORES FAZIAMOS A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS DESENHOS, SUAS EVOLUÇÕES, NO PORTFÓLIO AVALIAMOS TODOS OS EIXOS E ESTE É O DOCUMENTO DA CRIANÇA.
- A PRIMEIRA FOTO É A PASTA ONDE GUARDO TODAS AS AVALIAÇÕES.
- A SEGUNDA FOTO É A CAPA INTERIOR DA PASTA, COLOQUEI TODOS OS EIXOS E DEIXEI OS ESPAÇOS PARA IR MARCANDO QUAIS OS EIXOS QUE JÁ AVALIEI, ÀS VEZES DEPENDENDO DA ATIVIDADE DÁ PARA VOCÊ AVALIAR MAIS DE UM EIXO, MAS SEMPRE PRIORIZE UM SÓ.
- A TERCEIRA FOTO É A CAPA DO PORTFÓLIO, USEI A TÉCNICA DA PINTURA COM O ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO.
- A QUARTA FOTO É A PRIMEIRA AVALIAÇÃO, FOI EM ABRIL, POR ISSO A GRAVURA DO COELHINHO DA PÁSCOA, O EIXO FOI MATEMÁTICA, DEI A GRAVURA PARA ELES PINTAREM E DEPOIS CORTEI EM DUAS PARTES E PEDI QUE MONTASSEM O QUEBRA-CABEÇA, MAS PUDE AVALIAR TAMBÉM O EIXO ARTES VISUAIS. PODEM PERCEBER QUE NA FICHA CONSTA O NOME DO ALUNO, A DATA E A PROPOSTA DE TRABALHO, QUE NADA MAIS É QUE A EXPECTATIVA A ATIVIDADE QUE VOCÊ ENCONTRA NO SEU PLANO ANUAL DE ENSINO OU NO RCN. A MINHA PROPOSTA NESTA ATIVIDADE FOI: DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO (EIXO ARTES VISUAIS) E RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA (EIXO MATEMÁTICA).
- A QUINTA FOTO É O COMENTÁRIO DO PROFESSOR NA HORA DA AVALIAÇÃO, AQUI VOCÊ RELATA A SUA AVALIAÇÃO, SE A CRIANÇA ENTENDEU A PROPOSTA, SE A CRIANÇA SENTIU DIFICULDADE EM FAZER A ATIVIDADE, SE TEVE A INTENÇÃO DE DESENHAR, SE DEU FORMA AO DESENHO...
- A SEXTA FOTO A PROPOSTA ERA: FAMILIARIZAR-SE COM A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO, É LÓGICO QUE NESTA ATIVIDADE COMO NAS OUTRAS, VOCÊ TEM QUE TER TRABALHADO ESTE EIXO ANTES (IDENTIDADE E AUTONOMIA), TRABALHADO NA FRENTE DO ESPELHO, COM MÚSICAS QUE ENVOLVAM AS PARTES DO CORPO (CABEÇA, OMBRO, PERNA E PÉS), E SÓ DEPOIS PODER AVALIAR. DEI O CONTORNO DE UM CORPO HUMANO E PEDI QUE ELES DESENHASSEM O QUE ESTAVA FALTANDO, COMO PODEM VER ESTA CRIANÇA DESENHOU ATÉ AS SOMBRANCELHAS, CÍLIOS E O UMBIGO (ESTÁ BEM EM CIMA, MAS A CRIANÇA ORALIZOU), COMO EU PEDI QUE AS CRIANÇAS VERBALIZASSEM O QUE DESENHARAM, ENTÃO ESTOU USANDO O EIXO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA TAMBÉM.
- NA ÚLTIMA FOTO EU ESTOU AVALIANDO O EIXO MOVIMENTO, NA QUADRA EU DEI UMA ATIVIDADE COM UM CIRCUITO, COLOQUEI UM JORNAL DOBRADO ONDE AS CRIANÇAS TERIAM QUE PULAR COM OS DOIS PÉS, DEPOIS MAIS PARA FRENTE COLOQUEI DOIS ARCOS (UM AO LADO DO OUTRO), PARA PULAREM UM PÉ EM CADA ARCO, DEPOIS TERIAM QUE ANDAR EM CIMA DE UMA CORDA, DEPOIS ENTRAR E SAIR DE UMA CAIXA, ANDAR POR UMA LINHA SINUOSA QUE DESENHEI COM GIZ NO CHÃO E DEPOIS PULAR COM UM PÉ SÓ DENTRO DE UM ARCO E SAIR. TIREI A FOTO INDIVIDUAL PARA COLAR NO PORTFÓLIO E DEPOIS PEDI QUE DESENHASSEM ESTE MOMENTO, NA AVALIAÇÃO EU AVALIEI O EIXO MOVIMENTO, MAS TRABALHEI TAMBÉM ARTES VISUAIS.
ESTAS SÃO ALGUMAS IDEIAS DE AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO, MAIS PARA FRENTE COLOCO OUTRAS, ESPERO QUE TENHA AJUDADO E QUE TENHAM ENTENDIDO.
FIQUEM COM DEUS!
LI
nao sei como lhe agradeçer vc me ajudou muito obrigada muito obrigada mesmo
ResponderExcluirLindo trabalho, que Deus te abençoe e ilumine sempre.
ResponderExcluirMuito obrigada por partilhar conosco esse trabalho.