CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA – 4 – 5 ANOS
A criança da pré-escola, caracteriza-se principalmente por ampliar seu grupo social, voltando seus interesses para o grupo de amigos, para atividades que exijam movimentos mais refinados e precisos e para atividades que envolvam maior atenção e memória. Surge a preferência pelos jogos com regras, pelo desenho e por brincadeiras em grupo, com uma independência bastante grande da figura do professor.
Essa criança é capaz de adquirir hábitos mais organizados nos trabalhos e participar de situações sociais com desembaraço.
As atividades, que no Maternal tinham um caráter sobretudo exploratório, passam a ser realizadas sistematicamente pela criança, organizando e estruturando ações, até que ela passe a dominá-las com facilidade. Sua linguagem oral, além de ser compreensível, passa a ser composta por um vocabulário bastante rico, onde trocas ou omissões tendem a desaparecer.
As ações amplas crescem em complexidade: a criança tenta pular cada vez mais longe, ou de lugares mais altos, corre maiores distâncias e, muitas vezes, se impõe desafios.
O relacionamento com pequenos grupos começa a ampliar-se e é possível propor atividades conjuntas, pois a criança começa a desenvolver o sentido do respeito aos brinquedos dos demais, aumentando a tolerância frente a outras crianças.
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA:
ÁREA AFETIVA
- Adquire hábitos e atitudes mais organizados no trabalho;
- Identifica-se com seu grupo e participa de atividades em conjunto;
- Sabe ouvir e esperar sua vez;
- Valoriza sua sala e seus jogos;
- Aumenta seu grupo de amigos preferidos (2 a 5);
- Detecta situações novas e atua na nova experiência;
- Cuida de seu material e zela pelo material da escola;
- Desenvolve o sentido do respeito aos brinquedos dos demais;
- Compara atividades do lar com as da escola;
- Expressa suas emoções e busca apoio quando necessita;
- Reconhece as expressões de seus colegas;
- Muda de atividade com relativa facilidade;
- Sente-se capaz de realizar experiências novas;
- Participa de situações sociais;
- Relaciona-se com a professora manifestando maior independência
ÁREA DE HABILIDADES MOTORAS
Vivencia situações para:
- Atender ordens de parada em movimentos corporais;
- Coordenar braços e pernas;
- Relaxar e contrair;
Realiza ações corporais para:
- Aparar e arremessar uma bola;
- Parar sobre os dois pés (iniciando a diminuir a base de sustentação);
- Saltar com um pé só (ainda utilizando o apoio do outro);
- Caminhar sobre linhas;
- Correr pequenas distâncias;
- Subir em barras;
- Saltar em altura e em distância (pequenos espaços);
- Manter-se balançando, após impulso inicial dado por outro;
- Apresentar controle de movimentos para andar no escorregador (utilizando as mãos como trava);
- Utilizar a rodinha, impulsionado por outros;
- Imitar situações que envolvam movimentos comandados pelos hemisférios esquerdo ou direito;
- Subir e descer escadas, alternando os pés;
- Utilizar o tanque de areia para brincadeiras;
Realizar movimentos bimanuais para;
- encaixar, construir, enfileirar, enfiar, enroscar, enrolar;
- picar no interior de limites definidos (punção);
- modelar com intenção;
- realizar dobraduras simples;
- cobrir traçados grossos e com limites, com materiais diversos;
- rasgar com os dedos (pedaços grandes e pequenos);
- recortar espontaneamente;
- pintar com o dedo ou pincel, em plano horizontal ou vertical;
- utilizar pincel;
- amassar papéis, utilizando os dedos;
- utilizar cola com os dedos;
- pintar com lápis, iniciando a respeitar os limites;
Realiza movimentos digitais para:
- reproduzir com relativo controle os realizados pela professora, associados a músicas e histórias, ou não;
- folhear revistas e livros com relativo controle.
LINGUAGEM
COMPREENSIVA:
- Indica soluções para situações comuns ou não-comuns;
- Identifica em recados: para quem?
- Inicia a dramatizar pequenos contos ou situações presentes;
- Interpreta pequenas histórias, destacando os principais personagens e ações;
- Compreende uma ordem dada ao grupo com repetição;
- Executa ordens com duas a três ações em seqüência.
EXPRESSIVA:
- Organiza a estrutura de frase, começando a adequar o emprego do verbo e enriquecendo-a gradativamente;
- Reconta com palavras simples um conto ouvido;
- Transmite pequenos recados imediatos (sem muita precisão);
- Apresenta linguagem articulada passível de compreensão;
- Nomeia posições espaciais, de acordo com a necessidade do que expressar no momento;
- Nomeia cores primárias e algumas secundárias e incidentalmente;
- Expressa-se, nomeando formas e tamanhos, de acordo com a necessidade do momento;
- Expressa-se verbalmente, organizando o significado das palavras (para que serve; preso à função);
PERCEPÇÕES
- Discrimina e identifica sons semelhantes e diferentes, familiares ou não;
- Completa palavras significativas verbalmente, a partir de sílabas iniciais;
- Vivencia situações para aprender a rimar;
- Agrupa objetos por cor, forma, tamanho, uso e função;
- Identifica partes de um todo e completa-o;
- Recompõe formas divididas em várias partes, a partir da análise do modelo;
- Reconhece algumas formas e objetos identificados pelo tato;
- Constrói séries com material concreto, respeitando critérios preestabelecidos;
- Vivencia atividades de discriminação visual, audição e memória, como pré-requisito para perceber figura-fundo;
- Recompõe figura humana dividida em cabeça, tronco e membros;
- Realiza labirintos amplos (concreto);
- Identifica noções temporais (dia, noite, agora, antes, depois, hoje, amanhã);
- Adquire e estrutura noções de espaço necessárias a sua vivência.
ATENÇÃO, MEMÓRIA E FATIGABILIDADE
Evoca:
- nomes e séries de nomes; movimentos, ações e posições; canções; personagens de pequenas histórias; posições de elementos em séries (concretas);
- mantém-se numa mesma atividade por tempo razoável (20 a 30 minutos);
- repete palavras.
PRÉ – GRAFISMO
-Risca, exercitando movimentos de cotovelo, pulso e dedos, em plano horizontal e vertical (amplos);
- Representa ações significativas no desenho;
- Representa figura humana reconhecível;
- Exerce pressão e preensão no manejo de lápis e pincel;
- Maneja giz de cera, pincel e tesoura com relativo controle;
- Realiza movimentos gráficos de cima para baixo.
BIBLIOGRAFIA
Revista do Professor, Porto Alegre, P. 8-13, Jan/mar.1998.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada pelas informações!
ResponderExcluir