CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 4 ANOS:
Piaget afirma que “é muito difícil ensinar as crianças as operações, elas as elabora por si, através das suas próprias ações, jogando brincando, a criança assimila as realidades intelectivas, o que de outro modo seria impossível acontecer”; o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável a de um grande edifício que se torna mais sólido a cada novo crescimento”.
Nesta idade as crianças são inquietas, desta forma atividades como correr, pular, trepar, arremessar, rasgar, desenhar, pintar, são favoráveis ao desenvolvimento integral.
Nesta fase, as crianças fazem perguntas, a curiosidade aumenta, gosta de jogos, cantigas, ouvirem histórias e escolhe amigos, desenvolve aspectos lingüísticos, identificando soluções, recados, interpretando histórias, dramatizando-as.
As escolhas são diretas tornando se possíveis quando se referem aos brinquedos, objetos e jogos que desejam interagir, mas tais escolhas dependem da maneira como o educador organiza a rotina e dispõe o ambiente.
O pensamento não está dissociado da linguagem, constituindo-se num todo havendo reconstrução da ação, representando seu mundo numa espécie de jogo, aprendendo muito mais quando dá nome às coisas, conversam sobre as situações interagindo num ambiente rico de informações e experiências concretas e desafiadoras.
OBJETIVOS
- Propiciar as crianças momentos em que possa relacionar-se com o outro, a escola e com a professora de maneira adequada incentivando a socialização, cooperação e espírito coletivo.
- Estabelecer vínculos com o grupo de forma harmoniosa e prazerosa, explorando os diferentes e diversos tipos de expressão.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!