“Plano de ensino”
I – Introdução:
“Fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, significar o trabalho comprometer-se com a transformação da prática. O objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador, realizar dentro e fora da sala de aula. Provocar a reflexão dos educadores na busca de alternativas em vista da realidade e da caminhada do grupo”.
(Celso Vasconcelos)
II – ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Formação Pessoal e Social
2.1 – Identidade e Autonomia
OBJETIVOS:
• Perceber que o nome traz mais que uma grafia específica, uma história, um significado;
• Valorizar ações de cooperação de solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências;
• Respeitar diferenças de temperamento, habilidades, conhecimentos ou diferenças de gênero, etnia e de credo religioso;
• Desenvolver atitude de respeito às particularidades do grupo, atitudes de colaboração e participação de atividades no convívio familiar e na instituição;
• Desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmo e ao outro;
• Construir gradativamente atitudes de respeito, cuidado, proteção e higiene;
CONTEÚDOS:
NOME:
• Identificação dos pertences pessoais, reconhecendo seu próprio nome e dos outros e o interesse por sua representação escrita.
INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA:
• Participação na realização de tarefas simples que envolvam ações de cooperação, solidariedade, responsabilidade e tomadas de decisões.
RESPEITO E DIVERSIDADE:
• Aceitação das atitudes dos outros em suas diferenças e particularidades.
CUIDADOS PESSOAIS:
• Orientação para desenvolver habilidades e manter atitudes de higiene consigo mesma, com os outros e com o ambiente.
JOGOS E BRINCADEIRAS:
• Percepção e identificação do próprio corpo e do outro e a imitação de movimentos.
Conhecimento de Mundo
2.2 – Linguagem Oral e Escrita
FALAR E ESCUTAR
OBJETIVOS:
• Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, jornais, panfletos, etc. e da vivência de diversas situações em que seu uso se faça necessário;
• Escutar e apreciar leitura de textos feita pelo professor;
• Compreender o que se ouve, (palavras, enunciados, textos) a partir do contexto comunicativo.
CONTEÚDOS:
• Utilização da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos;
• Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participam;
• Relato de suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
• Ampliação do vocabulário;
• Conhecimento e reprodução de jogos verbais oralmente; (trava-línguas, quadrinhas, poemas, canções, etc.).
• Narração de histórias conhecidas com algumas alterações, mantendo características da versão original;
• Relato da história do seu nome;
• Produção de histórias oralmente;
• Leitura em voz alta, feita pelo professor em momentos organizados ou espontâneos utilizando diferentes suportes e gêneros.
PRÁTICAS DE LEITURA:
OBJETIVOS:
• Disponibilizar e possibilitar a escolha de um acervo em sala de aula com livros e outros materiais impressos; (histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais, etc.).
• Organizar momentos de leitura prazerosa tanto para o professor como para o aluno;
• Colocar a criança no papel de leitora mesmo sem saber ler convencionalmente.
CONTEÚDOS:
• Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo e nas situações em que isso se fizer necessário;
• Leitura de expressões, símbolos, placas, imagens, documentos e textos em geral;
• Relação entre figuras e palavras;
• Participação onde os adultos leiam textos de diferentes gêneros sem necessidade de atividades subseqüentes; (clássicos da literatura infantil, contos, poemas, textos jornalísticos, utilitários instrucionais, histórias em quadrinhos, cartas, bilhetes, diários, propagandísticos, listas, etc).
• Observação e identificação de situações onde aparece o nome escrito; (certidão de nascimento, agenda telefônica, crachá, correspondência, agenda escolar, etc.).
• Contato com práticas de leitura relacionando escrita/figura, mesmo sem saber ler convencionalmente;
• Reconto de histórias conhecidas, com ajuda do professor reconstruindo o texto à sua maneira;
• Práticas de leituras e momentos livres tanto para o aluno, quanto para o professor no ambiente escolar e familiar;
• Conscientização da leitura de histórias como fonte de aprendizagem de novos vocabulários;
• Reconhecimento e reprodução oral de jogos verbais; (adivinhas, quadrinhas, trava-línguas, poemas e canções).
• Construção de um clima de confiança, respeito e afeto em que as crianças experimentem o prazer e a necessidade de se comunicar.
OBJETIVOS:
PRÁTICAS DE ESCRITA:
• Interessar-se por escrever palavras e textos mesmo que não seja de forma convencional;
• Oportunizar o trabalho em duplas e/ou grupos nas atividades cotidianas favorecendo a aprendizagem;
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faz necessário;
CONTEÚDOS:
• Participação nas situações no cotidiano onde se faz necessário o uso da escrita;
• Escrita do próprio nome e dos colegas para identificar pertences, objetos, etc;
• Produção de textos coletivos tendo o professor como escriba, presenciando assim, atos de escrita;
• Respeito pela própria produção e dos colegas;
• Utilização de diferentes agrupamentos (duplas, trios), com conhecimentos próximos favorecendo a aprendizagem;
• Observação da direção da escrita e o espaçamento entre as palavras;
• Desenvolvimento gradativo das habilidades de preensão nas práticas de traçados e escrita de próprio punho, auxiliando assim, a grafia correta;
• Relação oralidade e escrita; (nomear e traçar de maneira correta as letras do alfabeto) Grafema e Fonema; (as formas e tipos de letras; uso do alfabeto móvel em tentativas de escrita, compreendendo o sistema da base alfabética; observação e utilização de pontuação, acentuação e outros, elementos referentes à apresentação e organização do texto) Reflexão quanto à formação de palavras (estudo da palavra, escrever listas de palavras que comecem ou terminem com a mesma letra ou sílaba; substituir letras de algumas palavras, (ex: pente/mente, pata/data, etc.)).
• Utilização de jogos que envolvam a escrita.
Conhecimento de Mundo
2.3 – Matemática
OBJETIVOS:
• Escrever e nomear números;
• Reconhecer os números às operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no cotidiano;
CONTEÚDOS:
Número e Sistema de Numeração
a) CONTAGEM:
• Utilização da contagem oral nas diferentes brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;
• Classificação e seriação segundo critérios estabelecidos pelas crianças e pelo professor; (considerando cor, forma, tamanho e espessura, etc).
• Recitar seqüência numérica observando a regularidade da sucessão.
b) NOTAÇÃO E ESCRITA NUMÉRICA:
• Identificação de números em diferentes contextos em que se encontram;
• Utilização e compreensão do sistema de numeração;
Grandezas e Medidas:
• Desenvolvimento dos conceitos referentes a:
- Grandeza; (maior/menor, grosso/fino, alto/baixo).
- Posição; (em cima/em baixo, entre, direita/esquerda).
- Direção e sentido; (para frente/para trás, para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/sentido contrário, meia volta/uma volta).
- Símbolos; (como representação de objetos, pessoas, idéias, situações e como transmissor de uma mensagem a todas as pessoas de um grupo, como: logotipos, sinais de trânsito e outros até chegar nos símbolos matemáticos).
• Observação das diferenças e semelhanças em relação a:
Classificação:
- Estabelecer agrupamentos de acordo com critérios.
- Descobrir o critério utilizado em uma classificação.
- Explorar noções de teoria dos conjuntos (pertinência, inclusão, intersecção e reunião).
Seriação:
- Tempo: (dia e noite, antes e depois, duração e sucessão, noções de rápido e lento).
- Dia, semana, mês e ano; (construção progressiva do calendário; divisão do tempo (marcação de pequenos intervalos de tempo com ritmo, seqüência temporal: manhã, tarde, noite, ontem, hoje e amanhã)).
- Noções intuitivas de distância através de comparações: (mais perto/mais longe).
Conhecimento de Mundo
2.4 – Artes visuais/ Música
OBJETIVOS:
Música
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Artes Visuais
• Produzir trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens; (desenhos, pinturas, modelagens, colagens e construção).
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDOS:
FAZER ARTÍSTICO:
• Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório e da utilização de elementos constituintes da língua visual; (linha, ponto, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
APRECIAÇÃO DE ARTE:
• Conhecimento da diversidade de produções artísticas (desenho, pintura, escultura, construção, fotografia, ilustração, filme, etc.);
• Apreciação de suas produções e também das outras crianças, por meio da observação e da leitura de alguns elementos da linguagem plástica.
FAZER MUSICAL:
• Reconhecimento e utilização de expressões em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons; (altura, duração, intensidade e timbre).
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
• Exploração de gestos e movimentos corporais ligados ao trabalho musical;
• Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
• Desenvolvimento da percepção e atenção: jogos, com movimentos, rodas de cirandas, brinquedos cantados, imitação de vozes de animais e ruídos.
APRECIAÇÃO MUSICAL:
• Apresentação e utilização de um repertório amplo de canções para desenvolver a memória musical;
• Audição de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira e de outros povos e países;
• Apresentação de composições, peças teatrais, danças, etc;
• Criação de um ambiente afetivo adquirindo a capacidade de atenção tornando-os capazes de ouvir os sons do entorno; (fala, cantos e brincadeiras com e para as crianças).
Conhecimento de Mundo
2.5 – Movimento
OBJETIVOS:
• Ampliar as possibilidades expressivas, utilizando gestos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos e outras situações de interação;
• Valorizar suas conquistas corporais.
CONTEÚDOS:
EXPRESSIVIDADE
• Resgate da cultura popular com realização de diferentes atividades, (danças diversas, folguedos, brincadeiras de roda e cirandas);
• Realização de diferentes atividades rítmicas e expressivas;
• Introdução de movimentos inerentes nas brincadeiras de roda e danças circulares;
• Desenvolvimento da socialização e atividades de respeito, colaboração e regras de convívio através dos jogos;
• Produção de movimentos com ritmos diferentes enquanto canta e brinca.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
• Jogos e brincadeiras de (correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar, etc);
• Resolução de conflitos desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação nos jogos e brincadeiras;
• Ampliação gradual das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Conhecimento de Mundo
2.6 – Natureza e Sociedade
OBJETIVOS:
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que neles se estabelecem valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana;
• Participar na confecção de objetos;
• Conhecer as relações entre o ser humano e a natureza.
CONTEÚDOS:
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• Mudanças ocorridas na paisagem, ao longo dos tempos pela ação do homem;
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
• Participação em atividades que envolvam o processo de confecção de objetos;
• Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
SERES VIVOS
• Cuidado consigo mesmo mantendo a saúde e evitando acidentes;
• Conhecimento de cuidados básicos com plantas e pequenos animais;
• Observação do crescimento de hortaliças e vegetais e conhecendo sua importância para a alimentação.
OS FENÔMENOS DA NATUREZA
• Compreensão de que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana.
III – Avaliação
“A avaliação precisa abranger os três aspectos básicos da tarefa educativa: trabalho com conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade. Muitas vezes, apenas o primeiro aspecto é avaliado de forma mais sistemática e ainda assim apenas o aluno... Devemos ter bem claro que a avaliação é do processo de ensino aprendizagem, o que significa dizer que podem ser previstas praticas de avaliação dos alunos (produção conceitual, habilidades e atitudes), do trabalho do professor, da dinâmica da sala de aula e também da instituição (condições de trabalho, relacionamento com a comunidade, etc.). É fundamental a reflexão critica do professor sobre o seu trabalho; quem não se avalia e não de deixa avaliar, não tem legitimidade para avaliar”.
(Celso Vasconcelos)
A avaliação será feita constantemente dentro das atividades diversa propostas para redirecionar a ação educativa é através dela que poderemos pensar sobre as condições de aprendizagem que oferecemos.
Desta forma, nossa avaliação será através de relatórios, observação diária das atividades produzidas pelas crianças e através de relatório semestral da turma.
IV – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC/ SEF, 1998, Vol 1: Introdução; Vol 2: Formação Pessoal e Social; Vol 3: Conhecimento de mundo;
• Celso Vasconcelos...
quarta-feira, 10 de março de 2010
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