terça-feira, 9 de março de 2010

PLANO ENSINO PRÉ I/ INFANTIL I

“Plano de ensino”

I – Introdução:

Para que possamos avançar, faz-se necessário que tracemos algumas metas, com estratégias diversificadas. Diante disso, pretendemos utilizar como recursos principais os jogos e brincadeiras.
Assim, o nosso objetivo é elevar o desenvolvimento das crianças para que consigam aprender a usar cada vez mais os conhecimentos já acumulados ao longo da vida humana é necessário elaborarmos um plano, traçar um caminho a ser percorrido, daí a importância de um plano para o ensino.
Os primeiros anos são de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional, social e mental de qualquer ser humano sendo assim, é preciso também que cada criança seja respeitada na sua individualidade e totalidade, ao longo de sua vida escolar.
Cabe ao adulto intervir de forma que possibilite o avanço na aprendizagem e compreensão de mundo.
É momento também, de aperfeiçoar hábitos de cultura, de higiene, educar para a simpatia pelos colegas da escola e cuidados com os seus pertences (envolvendo aqui disciplina, organização, cooperação e socialização).
Desde já se torna importante despertar nas crianças, pequenos cuidados com os componentes da natureza que os cerca. Diante das responsabilidades assumidas pelo compromisso em estar sempre cuidando do que as rodeia. A criança sentirá que mesmo com liberdade ela terá seus limites e isso, de certa forma traz para ela mais segurança e proteção.
Os objetivos e conteúdos trabalhados deverão propiciar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, sendo que não se pode alcançá-los sem que a própria criança participe ativamente de todo o processo, também tem como objetivo subsidiar o trabalho educativo do professor, respeitando as características da faixa etária.

II – ÁREAS DO CONHECIMENTO:

Formação Pessoal e Social
2.1 – Identidade e Autonomia

OBJETIVOS:

• Reconhecer seu próprio corpo e a importância de tudo que está em sua volta, a sua história, sabendo preservá-la e respeitá-la, trabalhando em conjunto, utilizando sempre a cooperação em grupo;
• Brincar, desenvolvendo a capacidade de atenção, imitação, memória e imaginação;
• Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais, suas limitações e possibilidades e agindo com elas;
• Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências;
• Adotar hábitos de higiene e alimentação;
• Utilizar recursos pessoais para identificar e enfrentar situações;
• Identificar situações cotidianas de risco, desenvolvendo hábitos e atitudes relacionadas à prevenção de acidentes.


CONTEÚDOS:

NOME:
• Identificação dos pertences pessoais, reconhecendo seu próprio nome e dos outros;

INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA:
• Resolução de pequenos problemas, pedindo ajuda se necessário;
• Realização de ações cotidianas, adquirindo progressivamente sua independência.

IDENTIDADE E GÊNERO:
• Realização da escolha de parceiros, brinquedos e objetos para brincar.

INTERAÇÃO:
• Participação em brincadeiras de imitação e de faz de conta.


RESPEITO E DIVERSIDADE:
• Compreensão de uma ordem dada pelo grupo com repetição e com duas ou mais opções e fazer combinados.

CUIDADOS PESSOAIS:
• Valorização da limpeza e a aparência pessoal, mantendo atitude de higiene consigo mesmo e com o ambiente seguindo as instruções do professor;
• Utilização adequada do sanitário com auxílio e supervisão do professor.

IMAGEM:
• Identificação das partes do corpo e imitar movimentos em jogos e brincadeiras.

Conhecimento de Mundo
2.2 – Linguagem Oral e Escrita

OBJETIVOS:

• Entrar em contato com a escrita através de histórias, músicas, livros, jornais, revistas, filmes, panfletos, etc;
• Reconhecer as diferentes funções da escrita;
• Iniciar o reconhecimento do processo de escrita do seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
• Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
• Produzir textos coletivos, onde o professor é o escriba;
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
• Explorar a grafia e o reconhecimento das letras do alfabeto;
• Perceber através de gravuras nomeadas, a diferença entre o desenho e a escrita.

CONTEÚDOS:

FALAR E ESCUTAR:
• Utilização de diferentes recursos, como gestos, expressões e movimentos na comunicação com o grupo;
• Utilização da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos;
• Relato de suas vivências nas diversas situações trabalhadas;
• Ampliação do vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões;
• Demonstração de interesses por ouvir a leitura de histórias;
• Relato da história de seu nome;
• Produção de histórias oralmente;
• Descrição oral de pessoas, objetos, contos.

PRÁTICAS DE LEITURA:
• Demonstração de interesse em manusear outros materiais impressos, como: histórias em quadrinhos, revistas, panfletos, etc;
• Demonstração de interesse por ler histórias e ou pseudo da leitura;
• Reconhecimento das letras do próprio nome e de alguns amigos e parentes próximos;
• Leitura de expressões, símbolos, placas, imagens, documentos e textos em geral;
• Observação e identificação do seu nome, na mochila, painel, crachá, etc.

PRÁTICAS DE ESCRITA:
• Produção de marcas gráficas e diferentes traçados;
• Participação nas diversas situações de escrita;
• Escrita do próprio nome e dos colegas para identificar pertences, objetos. etc;
• Produção de textos e painéis coletivos tendo o professor como escriba, presenciando assim atos de escrita, direção, espaçamento;
• Respeito pela própria produção e a dos colegas;
• Utilização de materiais didáticos como alfabeto móvel, jogos que envolvam a escrita.

Conhecimento de Mundo
2.3 – Matemática

OBJETIVOS:
• Explorar as idéias a partir de hipóteses levantadas em situações problemas e conversar sobre os resultados;
• Utilizar diferentes materiais que tenham números (jornais, etiquetas) evidenciando a função dos números;
• Reconhecer os números e ter conhecimento da grafia;
• Estimular e enfatizar a utilização de materiais de apoio para a contagem;
• Explorar e identificar as diferentes figuras geométricas;
• Incentivar o processo de contagem oral, através do lúdico, músicas e poesias;

CONTEÚDOS:
CONTAGEM:
• Utilização da contagem oral nas diferentes brincadeiras e situações;
• Classificação e seriação de cor, forma, tamanho e espessura, etc;
• Exploração da seqüência numérica observando a regularidade de sucessão.

GRANDEZAS E MEDIDAS:
• Identificação de espessuras, texturas, cores e formas;
• Ação de medir com barbante, régua, etc;
• Observação das diferenças e semelhanças em relação a:
Classificação:
• Estabelecer agrupamento de acordo com critérios.
Sequenciação:
• Conceito e determinação do motivo de uma seqüência, com a utilização de manipulação de materiais e representações gráficas, descriminação auditiva, movimentos corporais.
Seriação:
• Divisão do tempo (marcação de pequenos intervalos de tempo com ritmo).

ESPAÇO E FORMA:
• Reconhecimento e desenho de formas geométricas;
• Representação dos espaços conhecidos;
• Identificação dos pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.

NOTAÇÃO E ESCRITA NUMÉRICA:
• Identificação dos números em diferentes contextos;
• Compreensão do significado da notação numérica: ler, comparar e ordenar;
• Utilização dos números para diferenciar e nomear classes ou ordenar elementos (telefones, número casa, apartamento, etc.);
• Identificação dos números em diferentes contextos em que se encontram.

Conhecimento de Mundo
2.4 – Artes visuais/ Música

Música
OBJETIVO:
• Favorecer a dicção através das articulações das palavras contidas nas letras das músicas;
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
• Despertar ou ampliar o gosto pela música;
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.

Artes Visuais
• Incentivar a criação livre com a utilização de materiais variados;
• Adquirir habilidades e soluções próprias, utilizando a linguagem e do desenho, pintura, modelagem e colagem;
• Desenvolver gestos de respeito pelo processo de produção e criação, adquirindo hábitos de observação, limpeza e ordem;
• Explorar e identificar as cores primárias e secundárias;
• Aprimorar a autoconfiança na produção de trabalhos manuais.

CONTEÚDO:

FAZER ARTÍSTICO:
• Manipulação e exploração de materiais de diferentes texturas e espessuras;
• Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório e elementos da língua visual (ponto, cor, espaço, etc.);

APRECIAÇÃO DE ARTE:
• Apreciação de suas produções e também dos colegas;
• Conhecimento da diversidade de produções artísticas (desenho, pintura, escultura, construção, fotografia, ilustração, filme, etc.).

FAZER MUSICAL:
• Associação de músicas e movimentos corporais;
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
• Exploração de vários tipos de músicas, utilizando objetos do cotidiano;
• Utilização da linguagem musical para o desenvolvimento da criatividade, comunicação e ritmo.

APRECIAÇÃO MUSICAL:
• Apresentação de composições, peças teatrais, danças, etc;
• Apreciação de diversos gêneros musicais, estilos, épocas e culturas.

Conhecimento de Mundo
2.5 – Movimento

OBJETIVOS:
• Explorar diferentes movimentos do seu corpo de forma coordenada;
• Perceber o seu próprio desenvolvimento físico e valorizar suas conquistas;
• Socializar-se bem no espaço, quanto à disposição, localização e distância;
• Conhecer e ampliar suas possibilidades motoras e globais expressivas relacionadas à dança e ao movimento, sugeridos pela música, jogos e brincadeiras;
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular..., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.



CONTEÚDOS:
EXPRESSIVIDADE
• Reconhecimento progressivo dos segmentos do próprio corpo;
• Realização de diferentes atividades rítmicas e expressivas com gestos e ritmo corporal, danças, jogos, brincadeiras, dramatizações...;
• Uso do espelho para vivenciar e compartilhar descobertas;
• Utilização de festas para realização do resgate da cultura popular como danças, dramatizações, jogos, brincadeiras;

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
• Participação em jogos e brincadeiras de faz de conta;
• Manipulação de diferentes materiais, objetos e brinquedos para o aperfeiçoamento das habilidades manuais;
• Jogos e brincadeiras com cordas, bambolês, bolas;

Conhecimento de Mundo
2.6 – Natureza e Sociedade

OBJETIVOS:
• Conhecer os fatos ambientais que favoreçam a saúde, desenvolvendo a consciência ecológica;
• Conhecer e valorizar as manifestações culturais da sua comunidade como patrimônio cultural da humanidade;
• Conhecer os modos de vida de alguns grupos sociais e povos;
• Desenvolver gradualmente a postura para a aprendizagem, através da busca de informações pela pesquisa de seleção de materiais, observação e coleta de dados;
• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

CONTEÚDOS:
FENÔMENOS DA NATUREZA
• Elaboração de hipóteses intuitivas sobre alguns fenômenos da natureza;

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
• Participação em atividades que envolvam histórias, canções, brincadeiras, danças de sua própria comunidade e de outros grupos;
• Compreensão da dinâmica social em sua estrutura básica (família, escola, trabalho);
• Ampliação das experiências trazidas de casa e dos outros lugares através da relação e do contato com a diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais.

OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• Estabelece algumas relações entre o meio ambiente e os seres vivos que nela habitam;
• Pesquisa de diferentes paisagens;
• Mudanças ocorridas no seu meio ao longo do tempo;



OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
• Participação em atividades que envolvam o processo de confecção de objetos reciclados;
• Cuidado no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.

SERES VIVOS
• Valorização do cuidado do ambiente para a qualidade da vida humana;
• Conhecimento dos cuidados básicos com plantas e pequenos animais;
• Compreensão dos princípios elementares de higiene, alimentação, lazer e cuidados com a saúde e evitar acidentes.

III – Avaliação

A avaliação deste plano estará acontecendo assim que for iniciada a sua realização. Os objetivos e conteúdos aqui selecionados estarão sendo avaliados gradativamente, cabendo ao professor avaliar não só o desenvolvimento do plano em si, como a aceitação e interesse das crianças pelos conteúdos propostos, bem como a concretização dos objetivos (se estão sendo atingidos ou não).
Deixaremos claro que haverá certa flexibilidade para que o professor enfatize o que considerar mais adequado a sua turma e o que for de maior interesse de todos os envolvidos.
Os conteúdos e objetivos aqui selecionados, de acordo com cada eixo, serão incorporados também aos projetos coletivos e isso implica que a avaliação do plano estará subentendida nestes projetos.
Sendo assim, a avaliação servirá para nortear todo o trabalho como ponto de reflexão sobre o que conseguimos avançar junto às crianças.
Também, durante o ano estaremos avaliando a forma em que estará racionalizando nossos esforços, tempo e recursos.

IV – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC/ SEF, 1998, Vol 1: Introdução; Vol 2: Formação Pessoal e Social; Vol 3: Conhecimento de mundo;
• HOFFMAN, Jussara. Ação educativa na creche. Mediação, 3 ed, São Paulo;
• Parâmetros Curriculares Nacionais. Saúde. 3 ed. pg. 105 e 109.

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