sexta-feira, 7 de maio de 2010

PROJETO DE LEITURA

“Lendo e Aprendendo: Era uma vez, conte outra vez!”
I - JUSTIFICATIVA
Escolhemos o tema literatura por exercer uma influência benéfica na formação de sua personalidade isto porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas.
Durante o desenrolar da trama a criança se identifica com os personagens e “vive” o drama que ali é apresentado de uma forma simples, porém impactante.
A criança organiza seu pensamento através de vivências simbólicas e significativas para elas, elaborando assim o seu mundo real. Se compreendermos então que a literatura está pautada no real e na ficção, isto pressupõe contextos sociais, onde adultos e crianças estabelecem interações. Interações estas que provocarão conflitos, e levantarão hipóteses, ampliando sempre mais a curiosidade das crianças, com relação ao objeto a ser conhecido, através da literatura.
Os contos de fadas apresentam duas características muito interessantes, inicia com “Era uma vez...” e oferece desfechos otimistas “Viveram felizes para sempre...”, proporcionando à criança a possibilidade, no que diz respeito ao imaginário, de abordar temáticas que discutam medos, desejos, amores e ódios.
“[...] segundo a psicologia analítica, toda expressão do inconsciente (sonhos, contos) são contribuições e explicações ao que falta ao consciente. As figuras e os acontecimentos presentes ali representam fenômenos psicológicos arquetípicos e sugere a necessidade de ganhar um estado mais elevado de autoconfiança, uma renovação interna (BETTELHEIM, 2000, p.47).
II – OBJETIVOS
- Valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar, imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
- Reconhecer a seqüência da historia;
- Valorizar a forma de se expressar;
- Oportunizar a criança um mundo mais prazeroso na busca de novos conhecimentos levando-a uma melhor convivência no ambiente social ao qual esta integrada;
- Demonstrar a importância da literatura no desenvolvimento da criança;
- Manter viva a transmissão da literatura;
- Reconhecer o valor da literatura no mundo da criança;
- Motivar a imaginação através do conto;
- Oportunizar diferentes modelos de portadores de textos.
III - METAS
- Possibilitar trazer mensagens de positivismo, é o que os contos de fadas fazem com maestria. A criança, internamente, fará a transposição para sua realidade atual.
- Resgatar a vida infantil que precisa ser cumprida cada etapa do seu desenvolvimento para que uma estrutura psíquica equilibrada possa ser elaborada.
- Fazer com que eles percebam a estrutura textual (narrativa), começo, fato complicado, auge do problema e desfecho (final).
IV - POPULAÇÃO ALVO
Coordenação/ Professores/ Alunos do maternal A/B/C.
V - CRONOGRAMA
Agosto e setembro.
VI - CRONOGRAMA DAS AÇÕES
- Contar e explorar muitas histórias como: João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, A Bela Adormecida e Branca de Neve. Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão, DVD;
- Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas;
- Listar oralmente as histórias preferidas;
- Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
- Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
- Elaborar um novo final, diferente do original;
- Leitura diária de vários gêneros textuais; contos de fadas, fábulas, bilhetes, panfletos, cartazes, etc.;
- Roda de conversa sobre os diferentes gêneros textuais;
- Para o Dia da Família, as crianças através de uma votação, vão escolher a história que mais lhe agradaram e vou confeccionar os personagens em papel, os pais juntos com os filhos farão a pintura e os pais apresentarão para os filhos.
VI – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de observações diárias do comportamento dos alunos em relação às atividades de leitura e também do comprometimento de todos os demais envolvidos no projeto.
Bibliografia
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!