I – INTRODUÇÃO
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas.
Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças e neste sentido o código de trânsito brasileiro, lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, artigo 76, reconheceu a necessidade de educar para o trânsito, de forma sistemática e organizada, mediante ação efetiva das escolas de ensino infantil, fundamental e médio.
II – JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento deste projeto auxiliará os alunos e as famílias com relação aos direitos e deveres de pedestres e motoristas, e o respeito à sinalização, haja vista que nossa clientela utiliza as vias públicas para se locomover e essa consciência pretende prevenir acidentes, promovendo a paz no trânsito.
III – OBJETIVOS
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar placas de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar os principais sinais de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade.
IV – METODOLOGIA
- Debates em rodas de conversa;
- Passeios no bairro da escola para conhecimento das sinalizações (faixas), placas e semáforos;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Poesias, músicas, desenhos, confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Confecção de murais, mapeamento percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito;
- Pesquisas.
V – RECURSOS
- HUMANOS: alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, placas de trânsito.
VI – CONTEÚDOS
- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
- MATEMÁTICA: desenhos geométricos.
- ARTES VISUAIS: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
- NATUREZA E SOCIEDADE: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- IDENTIDADE E AUTONOMIA: primeiros socorros.
- MÚSICA: músicas relacionadas ao tema.
VII – AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
- Observando as mudanças comportamentais;
- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e Escolinha de Trânsito da Polícia Militar.
VIII – CRONOGRAMA
Agosto / Setembro
X – REFERÊNCIAS
Brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08projetotransito.html098k
Minas Gerais. Polícia Civil do Estado de Minas gerais. Departamento de trânsito e Coordenação de Educação de Trânsito – Aprender para a Vida, 2003. 240 p. il.
Oi,gostei de todos os seus projetos, que Deus lhe abençoe e lhe dê mais inspirações para que possa criar e repassar para quem não tem.Gostaria de receber mais atividades suas.sans_cassia@hotmail.com
ResponderExcluirOi!fasso curso de magistério linda suas aulas amei!
ResponderExcluir