sábado, 19 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

RESPOSTA...

ALGUMA PESSOA ME ESCREVEU UM COMENTÁRIO NO DIA 16/06/2010 AS 22:57:55H, SÓ QUE ESTÁ COMO ANÔNIMO (PRECISA CADASTRAR O E-MAIL, SENÃO NÃO TEM COMO EU RESPONDER), A PESSOA ME PERGUNTA QUEM É O AUTOR DA POESIA: ANIMAIS EM EXTINÇÃO, O NOME DO AUTOR ESTÁ ABAIXO DA POESIA E SE FOR DO COMENTÁRIO MAIS ABAIXO O NOME TAMBÉM ESTÁ LÁ É DE MINHA AUTORIA. ESPERO TER ESCLARECIDO.
SEM MAIS.
BJS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

AVISO E INFORMAÇÃO AOS AMIGOS E AMIGAS BLOGUEIROS...

OLÁ MEUS AMIGOS E AMIGAS, ESTOU AQUI PARA AGRADECER OS RECADINHOS, MENSAGENS E E-MAILS TÃO CARINHOSOS QUE RECEBO TODOS OS DIAS, APROVEITO PARA AVISÁ-LOS QUE ESTOU EM RECUPERAÇÃO, POR ISSO NÃO ESTOU POSTANDO MEU PLANEJAMENTO SEMANAL OU SEMANÁRIO, UM ALUNO DO MATERNAL II ME AGREDIU COM UM TAPA E ISSO OCASIONOU O ROMPIMENTO DO TENDÃO DO MEU DEDO, PASSEI POR UMA CIRURGIA E ESTOU ME RECUPERANDO, ESTOU COM UM PEDAÇO DE FERRO CIRÚRGICO DENTRO DO MEU DEDO PARA MANTÊ-LO ERETO E VOLTAR AO NORMAL, É UM PROCESSO DEMORADO E MUITO DOLORIDO. CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS E PEÇO QUE OREM POR MIM E POR ESSA CRIANÇA, QUE NÃO TEM CULPA, TENHO MUITO AMOR POR ELE E TENTO ENDENDÊ-LO COMO ELE É NO SEU CONTEXTO DE VIDA, QUE NÃO É FACÍL. APROVEITO TAMBÉM PARA PEDIR AQUELES QUE ME ENVIAM COMENTÁRIOS QUE DEIXEM SEUS ENDEREÇOS DE E-MAIL PARA QUE EU POSSA RETORNAR, PORQUE FICA DIFÍCIL RESPONDER OU MANDAR O PEDIDO SEM O ENDEREÇO, OK? E FICO FELIZ EM VER QUE TIVE MAIS DE 260.000 VISITAS DESDE O DIA DA CONTAGEM DE VISITANTES, PENA QUE SÃO POUQUÍSSIMOS QUE MANDAM RECADOS, COMENTÁRIOS OU E-MAIL, PARECE POUCO, MAS É COMO UM TERMÔMETRO PARA MEDIR O QUE PENSAM OS NOSSOS VISITANTES, SE GOSTAM, O QUE MAIS GOSTARAM, O QUE MAIS PRECISAM... SEM OS RECADOS É IMPOSSÍVEL SABER SE ESTÃO GOSTANDO DO BLOG, QUE FAÇO COM MUITO AMOR E ULTIMAMENTE COM MUITO SACRIFÍCIO, POIS ESTÁ DIFÍCIL DIGITAR COM A MÃO FRATURADA. ESPERO QUE ME MANDEM MAIS RECADINHOS, OK?
CAMINHÕES DE BEIJINHOS E BENÇÃOS PARA TODOS OS QUE ME VISITAM!
FIQUEM COM DEUS!
LI

MÁSCARAS DA TURMA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

CONFERÊNCIA DO BILL GATES

Bill Gates foi convidado para proferir uma conferência numa escola secundária norte-americana acerca de um tema amplo: "o papel da escola na vida das pessoas". Todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais. Entretanto foi muito conciso, optando em discorrer sobre um tema inverso ao que lhe foi proposto, "coisas que estudantes não aprenderiam na escola". Dizendo que "a política educacional de vida fácil para as crianças vem criando gerações sem noções e sem conceitos do que seja a realidade", concluiu que esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Sugeriu 11axiomas (pediu licença para chamar de "regras") para minimizar esta tendência a conceber-se e se viver uma vida ilusória, virtual e distanciada do cotidiano e das realidades.

“- Vocês estão se formando e deixando os bancos escolares, para enfrentarem a vida lá fora. Não a vida que você querem, não a vida que vocês sonharam ter, a vida como ela é. Você estão saindo de um mundo educacional que está pervertendo o conceito da educação, adotando um esquema que visa proporcionar uma vida fácil para a nova geração. Essa política educacional leva as pessoas a falharem em suas vidas pessoais e profissionais mais tarde. Vou compartilhar com vocês onze regras que não se aprendem nas escolas:
Regra 1
A vida não é fácil, acostume-se com isso.
Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com consigo mesmo.
Regra 3
Você não ganhará R$ 20.000,00 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição social. Seus avós têm uma posição diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
Regra 6
Se você fracassar, não será por culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não mais repete ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, será despedido. RUA!!! Faça certo da primeira vez.
Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10
Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
Regra 11
Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). “Existe uma grande probabilidade de você ir trabalhar para um deles.”

sábado, 5 de junho de 2010

COMO MONTAR UM SEMANÁRIO

EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES SEMANÁRIO
O planejamento das situações de ensino – aprendizagem envolve uma série de documentos e instrumentos organizativos cujo manejo faz do trabalho do professor um ritual permanente de tomada de decisões.
Quando o professor está em ação, seja estudando, planejando ou desenvolvendo ações didáticas, ou seja, quando o professor está construindo o cotidiano em sua classe, é preciso ter boas idéias, mas sobretudo, é preciso saber organizá-las de forma eficiente no espaço e no tempo que se possui em sala de aula, lembrando que um currículo é composto de boas idéias de atividades, mas também da organização eficaz e criativa dessas boas idéias.
Neste sentido, para organizar de forma funcional o registro (semanário) do trabalho desenvolvido com os alunos seguiremos os seguintes pontos:
1- Organização inicial
Neste tópico o professor irá colocar todos os eixos (sete eixos) citados pelos RCN`s e dentro de cada um especificar as expectativas e conteúdos que serão explorados na semana específica. É importante lembrar que todos os eixos deverão ser trabalhados ao longo da semana. Exemplo:
SEMANA 02/03 à 06/03
Identidade e Autonomia
Expectativas; (exemplo:)
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que o corpo produz.
Conteúdos:
*Reconhecimento do próprio corpo e dos diferentes ritmos que produz.
Atividades:
* Jogos e brincadeiras.
Linguagem oral e escrita:
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Música
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Movimento
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Matemática
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Artes Visuais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Natureza e Sociedade
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Temas transversais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
2-Desenvolvimento
Neste item o professor fará uma descrição clara e completa do modo como irá explorar cada atividade. Esta descrição deverá ser feita por dia da semana e especificando o local em a atividade será será desenvolvida (quiosque, sala de aula, gramado, quadra, caramanchão...). Vale ainda lembrar que as atividades desenvolvidas em sala de aula deverão ser anexadas neste espaço.
3-Avaliação
“A anotação com reflexão do que é abordado em sala, bem como sua descrição, os momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi; colocar o porquê usando a intuição e o sentimento é recurso precioso para a elaboração da próxima estratégia da aula. O educador deve refletir diariamente para que a educação e a construção do conhecimento seja eficaz. Pensar naquilo que foi e não foi eficaz e o que poderia ter sido feito em uma dada situação”. (Paula Lame- 2004)
A avaliação é um momento de valiosa reflexão do professor diante do processo de ensino-aprendizagem realizado na semana. Sendo assim esta deverá abordar no mínimo:
-Aspectos positivos e negativos (tempo, material, participação do aluno...)
-Destacar as dificuldades e os progressos dos alunos
-Possíveis sugestões.
Sendo a avaliação um momento de reflexão, logo este é um momento muito pessoal, por isso o professor não necessariamente, terá que seguir os tópicos acima, o importante é que o professor seja fiel e claro em relação aos acontecimentos de sua sala, naquela semana específica.
REFERÊNCIAS
LAMEU Paula; Reflexão e auto-avaliação do educador. 2004
Apostila do Centro de Estudos da Escola da Vida

COMO FAZER DA ROTINA UMA ALIADA

                                                                      DIA-A-DIA
Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados.Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-adia do professor. Orquestrar todas com maestria é a chave para atingir os objetivos. A rotina é fundamental para garantir o bom andamento das atividades Confira a seguir algumas das práticas mais eficazes para criar uma rotina que ajude a melhorar o desempenho da turma:
Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional. Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador.
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa (com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer sempre.
Organizar o espaço
As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.
Compartilhar o planejamento
Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando.
Definir as tarefas
Cada conteúdo exige um tipo de atividade. Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um.
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo.
Trocar ideias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões mais relevantes.
Pensar grande
É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária.Mecanismo de registro ajuda muito nesse sentido Alguns preferem escrever, outros preferem fazer esquema só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.
"É preciso deixar tudo organizado"
Referência:
• Revista Nova Escola – Edição Especial nº 21 – Planejamento – Janeiro/09.