quarta-feira, 16 de março de 2011

PAINEL DO CARNAVAL

040320113062

040320113063 040320113065 ESTA MÁSCARA TODA TURMA PINTOU UMA FOLHA DE SULFITE ROSA E AZUL COM VÁRIAS CORES DE TINTA GUACHE, DEPOIS RECORTEI AS MÁSCARAS E EM UMA DAS MÁSCARAS AS CRIANÇAS PASSARAM TINTA GLITER E NA OUTRA COLARAM LANTEJOULAS.  040320113066

ESTA MÁSCARA ABAIXO FOI CONFECCIONADA COM A MÃO DA CRIANÇA CARIMBADA NA FOLHA DE SULFITE, DEPOIS RECORTA NA PARTE DOS OLHOS E PASSA COLA GLITER PARA DECORAR. FIZ ESTA MÁSCARA COM A MÃO DELES PARA O REGISTRO NO CADERNO.

040320113064

CADERNO DE DADOS DOS ALUNOS

270220113009

270220113010 FAÇO ESTE CADERNO TODO ANO COM OS DADOS DE CADA ALUNO, PARA FACILITAR E SABER DOS ALUNOS ALÉRGICOS, PESSOAS AUTORIZADAS, NÃO AUTORIZADAS, ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE, QUAL REMÉDIO PARA FEBRE…

CAPA DE CADERNO

270220113003 270220113004 270220113006 270220113005

PASSO A PASSO PARA ENCAPAR CADERNO

CADERNO DE DESENHO

250220112981 250220112982 250220112983 250220112984250220112985 250220112986  250220112987  250220112988250220112989  250220112990250220112991 250220112992 250220112993

CADERNO DE LINHA

260220112994 260220112995 260220112996

260220112997 260220112998 260220112999 260220113000  260220113002

CAPA PORTFÓLIO DA TURMA

240220112976 240220112976 240220112977

domingo, 13 de março de 2011

ATIVIDADE DA INICIAL DO NOME

 

PROCURE A INICIAL DO SEU NOME E PINTE:

A   C   Q   R
  B   D   S  
E   G   U   V
  F   H   X  
I   K   Y   Z
  J   L   P  
    N   O    
  T   W   M  

sábado, 12 de março de 2011

PLANO DE ENSINO/PROPOSTA CURRICULAR PARA B IV

BERÇÁRIO IV

(1 ano e 5 meses)

IDENTIDADE E AUTONOMIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia;

- Assegurar que os alunos conheçam os demais integrantes da turma pelo nome, bem como da professora e demais funcionários da escola.

- Manifestar e escolher progressivamente suas preferências.

- Participar e interessar-se em situações que envolvam a relação com o outro.

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

- Interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples, relacionadas à saúde e higiene.

- Identificar situações de risco no seu ambiente mais próximo.

- Elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente.

CONTEÚDOS

AUTO-ESTIMA

- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades

ATIVIDADES

- Valorização da auto-estima, valorização do que a criança fala e faz, estabelecendo vínculo com ela e permitindo que sinta sua individualidade respeitada.

- Brincadeiras e cantigas em que se pode inserir os nomes dos elementos do grupo.

CONTEÚDOS

ESCOLHA

- Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.

ATIVIDADES

- Organização na sala com um canto, instrumentos musicais, no outro, brinquedos de faz-de-conta e num terceiro, blocos de encaixe, permitindo que as crianças possam circular livremente, exercitando seu poder de escolha.

CONTEÚDOS

INTERAÇÃO

- Brincadeiras diversas com bonecos, imitações no espelho, carrinhos, bolas, etc.

CONTEÚDOS

IMAGEM

- Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.

ATIVIDADES

- Na sala com um espelho grande o suficiente para que várias crianças possam se ver de corpo inteiro e brincar em frente a ele.

CONTEÚDOS

CUIDADO

- Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso.

ATIVIDADES

- Vivenciar hábitos de higiene e saúde, com ajuda.

CONTEÚDOS

SEGURANÇA

- Identificação de situações de risco no seu ambiente físico

ATIVIDADES

- Explorar utensílios, brinquedos e objetos de forma segura.

- Explorar espaços com segurança.

CONTEÚDOS

FAZ – DE – CONTA

- Participação em que as crianças imitem diferentes pessoas, personagens e animais.

ATIVIDADES

- Jogos simbólicos – esconder/achar

- Brincadeiras com diferentes suportes: máscaras, fantasias, fantoches.

- Contar histórias.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Participação em diálogos de conversa.

- Interessar-se pela leitura de histórias.

CONTEÚDOS

ORALIDADE,LEITURA E ESCRITA

- Uso da linguagem oral para desenvolvimento da fala.

- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

- Observação e manuseio de materiais impressos, como: livros, revistas, jornais, etc.

ATIVIDADES

- Conversas com as crianças nos momentos de banho, troca, alimentação.

- conto de histórias com auxílio de materiais diversos.

- Leitura de bilhetes.

- Roda de conversa cotidiana.

- Canto de músicas e poesias.

MÚSICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Perceber e discriminar auditivamente eventos sonoros diversos, fontes e produções musicais.

- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

- Expressar por meio da voz, corpo, instrumentos musicais e diversos materiais.

CONTEÚDOS

O FAZER MUSICAL

- Produção de sons de todos os tipos com a voz e materiais sonoros diversos.

- Interpretação de músicas e canções diversas.

- Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

ATIVIDADES

- Ouvir, cantar e dançar músicas com vários ritmos e gêneros.

- Oferecer brinquedos sonoros, instrumentos musicais como: chocalhos, guizos, blocos, sinos, tambores, etc.

CONTEÚDOS

APRECIAÇÃO MUSICAL

- Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.

ATIVIDADES

- Escutar obras musicais erudita, popular, cancioneiro infantil, regional, etc.

MOVIMENTO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo

-Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

- Ter controle motor e deslocar-se com destreza gradativa no espaço, aumentado sua confiança na sua própria capacidade e habilidades motoras.

- Desenvolver as percepções táteis, degustativas, olfativas e visuais.

CONTEÚDOS

EXPRESSIVIDADE

- Identificação de segmentos e elementos do próprio corpo.

- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.

- Caixa surpresa com espelho e visão individual.

ATIVIDADES

- Brincadeiras que envolvam o canto e o movimento, simultaneamente, possibilitando a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico.

- Brincar de fazer caretas, imitar animais, propiciando a descoberta das possibilidades de si próprio e do outro.

CONTEÚDOS

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

- Deslocamento no espaço, explorando movimentos de andar, correr, saltar com os dois pés, bater palmas, descer e subir escadas, chutar, e lançar bolas, dançar, etc.

MATEMÁTICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Participar de atividades em que o adulto recite a seqüência numérica.

- Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

CONTEÚDOS

NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-Designação de quantidade a partir da contagem.

- Utilização da contagem oral nas músicas, brincadeiras e situações em que a criança reconheça sua necessidade.

ATIVIDADES

- Jogos;

- Brincadeiras;

-Músicas e parlendas que apresentem a seqüência numérica;

-Contagem oral;

-Confecção de quadro de aniversariantes contendo a data do aniversário e a idade da criança.

CONTEÚDOS

GRANDEZAS E MEDIDAS

- Organização de painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças, comparem tamanhos do corpo e de suas partes, mãos, pés, etc.

ATIVIDADES

- Comparação com objetos de uso coletivo para noção de tamanho.

CONTEÚDOS

ESPAÇO E FORMA

- Modificação no espaço com construção de diferentes circuitos de obstáculos, permitindo a construção gradativa de conceitos, dentro de um contexto significativo, ampliando suas experiências.

ATIVIDADES

- Brincar de circuito utilizando cadeiras, mesas, panos e arcos, por onde as crianças possam engatinhar ou andar, subindo, descendo, passando por baixo, por dentro, etc.

ARTES VISUAIS

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Desenvolver a percepção do próprio corpo, do espaço que a rodeia como subsídio para o registro gráfico.

- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

- Observar e identificar imagens de histórias contadas: imagens visuais diversas e imagens artísticas.

- Observação e identificação de figuras e obras de arte.

CONTEÚDOS

O FAZER ARTÍSTICO

- Exploração do espaço físico e construção de objetos variados, manuseando diferentes materiais.

- Utilização de diferentes materiais como suporte gráfico: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras.

- Confecção de painéis e pinturas variadas.

- Utilização de suportes variados e de diferentes tamanhos como: panos, papéis ou madeiras que permitam a liberdade do gesto solto.

ATIVIDADES

- Observação e identificação de imagens diversas.

- Atividades com massa de modelar, rasgar papel livremente, amassar, etc.

- Explorar o domínio motor, associado à criatividade de: rasgar, colar papéis, pintar, assoprar, misturar, apertar.

CONTEÚDOS

APRECIAÇÃO EM ARTES

- Exploração e manipulação de recursos naturais variados

-Manuseio de livros,

ATIVIDADES

-Sucatas

- Observação e identificação de imagens diversas.

- Técnicas de pintura.

-Confecção de painéis.

NATUREZA E SOCIEDADE

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

- Explorar seu entorno físico e o contato com os outros, estabelecendo progressivamente relações entre suas ações.

- Estimular hábitos que contribuam com a preservação do meio ambiente.

- Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

CONTEÚDOS

A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE

- Percepção dos momentos da rotina institucional, aproximando-se das primeiras noções de temporalidade.

ATIVIDADES

-Leitura de imagens e objetos.

- Painel do tempo

- Painel de aniversário.

CONTEÚDOS

O LUGAR E SUAS PAISAGENS

- Observação da paisagem local;

- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

ATIVIDADES

-Observação e identificação de diferentes paisagens, através de fotos, cartões postais, revistas;

-Hábitos de preservação do ambiente.

CONTEÚDOS

SERES VIVOS

- Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.

- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

ATIVIDADES

- Cultivo de plantas, realizado por meio da manutenção de pequenos vasos na sala ou do cultivo de uma horta no espaço externo da escola.

TEMAS TRANSVERSAIS

MEIO AMBIENTE

Respeito à natureza e atitudes de conservação ambiental.

DATAS COMEMORATIVAS

Apresentação de danças, painéis, etc.

HIGIENE E SAÚDE

Trabalhar constante e permanentemente com atitudes e cuidados necessários à higiene, saúde e alimentação.

ÉTICA

Respeitar as regras de convivência

ORIENTAÇÃO SEXUAL

Conhecer o próprio corpo e respeitar a identidade do outro.

PLURALIDADE CULTURAL

Conhecer a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade, como também, o direito dos povos e dos indivíduos, respeitando raça, credo e crenças.

ATIVIDADES INFANTIL I PARA 2.011

IDENTIDADE E AUTONOMIA

- Jogos e brincadeiras;

- Brincadeiras do faz-de-conta;

- Conversas cotidianas, expressando suas necessidades. (rodas de conversa);

- Identificação e nomeação das partes do corpo, através da música, diante do espelho, etc.;

- Músicas, imitações, mímicas, teatro;

- Elaboração e combinação de regras;

- Cumprimentos e saudações;

- Atividades de rotina;

- Painéis;

- Comportamento à mesa;

- Manejo dos talheres. (uso adequado dos utensílios);

- Auto-Retrato;

- Projeto Saúde Bucal.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

- Crachás;

- Rodas de conversa;

- Jogos e brincadeiras que envolvam a fala e a expressão da criança, através de histórias, músicas, danças, cantos infantis e folclóricas, faz-de-conta;

- Compartilhar experiências pessoais;

- Painel de regras e combinados;

- Painel de datas comemorativas;

- Reconhecimento das letras do seu nome;

- Reconhecimento das letras do nome dos colegas;

- Elaboração dos textos coletivos;

- Cruzadinhas;

- Caça-Palavras;

- Bingo das letras;

- Brincadeiras, histórias, músicas e imitações;

- Mímicas;

- Pesquisas;

- Entrevistas;

- Alfabeto móvel;

- Alfabeto ilustrado.

MÚSICA

- Bingo dos sons;

- Músicas, cantigas de roda;

- Rodas cantadas;

- Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

- Danças;

- Dramatizações;

- Brincadeiras de roda;

- Painéis de músicas;

- Ilustrações;

- Apreciar e escutar diferentes tipos de obras musicais.

MOVIMENTO

- Danças;

- Brincadeiras;

- Jogos;

- Situações de interações;

- Ginástica e atividade física dirigida;

- Correr;

- Pular;

- Saltar;

- Equilibrar-se;

- Jogar bola;

- Imitar;

- Cantar;

- Dramatizar;

- Brincadeiras na quadra;

- Brincadeiras no aparelho recreativo;

- Brincadeiras com arcos, cordas.

MATEMÁTICA

- Jogos e músicas;

- Parlendas;

- Fila;

- Jogos de encaixe;

- Brincadeiras na areia;

- Elaboração de painéis;

- Confecção de livros;

- Quebra-cabeça;

- Construções com sucatas;

- Recorte;

- Colagens;

- Rodas de conversa;

- Marcação do calendário coletivo;

- Histórias;

- Comparações em brincadeiras;

- Culinária;

- Chamada;

- Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem;

- Tangram;

- Sólidos geométricos;

- Massa de modelar;

- Contagem oral.

ARTES VISUAIS

- Preparação e manuseio da massa de modelar;

- Técnicas de pintura;

- Colagens;

- Recortes;

- Construção com sucatas;

- Rodas de conversa;

- Confecção de livros;

- Confecção de painéis.

NATUREZA E SOCIEDADE

- Passeios internos e externos;

- Festividades;

- Rodas de conversa;

- Exposições;

- Confecção de painéis;

- Trabalho com a horta;

- Projeto da Dengue.

MENSAGEM PARA ABERTURA DE CADERNO

Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o beaba

em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de voce confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo,
vou lhe dar abrigo, se você quiser
quando surgirem seus primeiros raios de mulher

A vida se abrirá num feroz carrossel
e você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
comigo ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

 

clip_image001

 

A sua vida tem a cor que você pinta

Pegue as mais belas tintas e pinte um linda paisagem.

Pegue seus mais belos sonhos e construa um castelo.

Pegue sua fé e sua esperança

e as coloque de sentinela nesse castelo.

Pegue sua força e seu amor e viva bem neste paraíso

construído por você!

Não se esqueça:

A sua vida tem a cor que você pinta,

seu castelo tem o tamanho dos seus sonhos,

sua fé e sua esperança tem a dimensão do seu medo e

sua força e seu amor tem a grandeza da sua alma.

MENSAGEM PARA ABERTURA DE CADERNO

image

sexta-feira, 11 de março de 2011