PROJETO
DE LEITURA “Era uma vez, conte outra vez!”
 I - JUSTIFICATIVA 
Escolhemos o tema literatura
por exercer uma influência benéfica na formação de sua personalidade isto
porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer
obstáculos e saírem-se vitoriosas. Durante o desenrolar da trama a criança se identifica
com os personagens e “vive” o drama que ali é apresentado de uma forma simples,
porém impactante. A criança organiza seu pensamento através de vivências
simbólicas e significativas para elas, elaborando assim o seu mundo real. Se
compreendermos então que a literatura está pautada no real e na ficção, isto
pressupõe contextos sociais, onde adultos e crianças estabelecem interações.
Interações estas que provocarão conflitos, e levantarão hipóteses, ampliando
sempre mais a curiosidade das crianças, com relação ao objeto a ser conhecido,
através da literatura. Os contos de fadas apresentam duas características muito
interessantes, inicia com “Era uma vez...” e oferece desfechos otimistas
“Viveram felizes para sempre...”, proporcionando à criança a possibilidade, no
que diz respeito ao imaginário, de abordar temáticas que discutam medos,
desejos, amores e ódios. “[...] segundo a psicologia analítica, toda expressão
do inconsciente (sonhos, contos) são contribuições e explicações ao que falta
ao consciente. As figuras e os acontecimentos presentes ali representam
fenômenos psicológicos arquetípicos e sugere a necessidade de ganhar um estado
mais elevado de autoconfiança, uma renovação interna (BETTELHEIM, 2000, p.47).
II – OBJETIVOS 
- Valorizar a literatura
infantil; 
- Reconhecer a sequência da
história; 
- Valorizar a forma de se
expressar; 
- Oportunizar a criança um
mundo mais prazeroso na busca de novos conhecimentos levando-a uma melhor
convivência no ambiente social ao qual esta integrada; 
- Demonstrar a importância
da literatura no desenvolvimento da criança; 
- Manter viva a transmissão
da literatura; 
- Reconhecer o valor da
literatura no mundo da criança; 
- Motivar a imaginação
através do conto; 
- Oportunizar diferentes
modelos de portadores de textos. 
III – AÇÕES
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AÇÃO 
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FINALIDADE 
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PERÍODO 
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-
  Contar e explorar as histórias clássicas, através de livros, DVDs, caixa de
  histórias e teatro de fantoches. 
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De
  modo que as crianças possam se identificar, imaginar e superar suas
  dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo
  real. 
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1
  vez ao mês 
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-
  Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas. 
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Para
  que observem diferentes ambientes e personagens. 
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1
  vez por mês 
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-
  Leitura diária de vários gêneros textuais como: livros, fábulas, bilhetes,
  panfletos e painéis.  
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Para
  que observem diversos portadores de texto. 
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Diário
   
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-
  Confecção de uma caixa de histórias com reciclagem 
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Favorecer
  o momento de prazer em grupo 
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Junho 
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-
  Pasta “Vai e Vem”, uma pasta itinerante com um livro de histórias e um
  caderno para anotação dos pais ou responsáveis sobre o momento do conto em
  família.   
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Estimular
  os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências,
  saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o
  conhecimento acerca da vida escolar da criança e aprimorando a relação entre
  FAMÍLIA X ESCOLA. 
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1
  vez a cada 15 dias 
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-
  Painel com a listagem das histórias preferidas 
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Trabalhar
  gráficos simples 
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Julho                        
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-
  Painel com gráfico do personagem preferido 
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Trabalhar
  gráficos simples 
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Agosto 
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-
  Painel coletivo de alimentos que a Chapeuzinho levou para sua avó  
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Pesquisar
  em revistas alimentos saudáveis para pessoas doentes  
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Setembro 
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IV – ACOMPANHAMENTO E
AVALIAÇÃO 
A avaliação será feita
através de observações diárias do comportamento dos alunos em relação às
atividades de leitura e também do comprometimento de todos os demais envolvidos
no projeto.
 V - BIBLIOGRAFIA
BETTELHEIM, Bruno. A
psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. COELHO,
Nelly Novaes. A literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo:
Ática, 1993.



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