terça-feira, 21 de maio de 2013

PLANEJAMENTO PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL

Este é um distúrbio de movimento ou postura. É causada por danos na área do cérebro que controla o movimento. Outras áreas adjacentes podem ser danificados também, causando problemas com visão, audição e aprendizagem.


O grau em que uma criança é afetada pode variar muito de dificuldades leves em um braço para completar paralisia e incapacidade. A fala pode ser afetada. Algumas pessoas com paralisia cerebral sofrem de espasticidade (músculos tensos), alguns têm espasmos involuntários dos membros e outros têm problemas de equilíbrio ao caminhar.





•As crianças que têm dificuldade para se comunicar pode expressar sua frustração em mau humor ou comportamento agressivo. Isto pode significar manter uma nota do que leva até o mau comportamento, em outras palavras, tentando estabelecer os gatilhos.

•Tente manter as salas de aula estruturada e manter a criança consciente do padrão do dia-você pode usar uma linha do tempo imagem.

•Tenha uma área de anti-stress e ensinar criança o que fazer se ele / ela se sente irritado e frustrado.

•Tentar assento da criança numa área de distracção baixo pelo menos para uma parte do tempo. Isso poderia ser feito especialmente atraentes e poderão ser disponibilizados para toda a classe como uma área onde você vai como uma recompensa pelo trabalho duro e bom comportamento.

•Consulte um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta para corrigir o assento para a criança.

•Permita que ele / ela mais espaço em uma mesa como ele / ela vai incomodar mais e isso é provável que seja irritante para as pessoas próximas sentado.

•A iluminação pode afetar algumas crianças com paralisia cerebral. Eles podem precisar de ser encaixada na frente de uma fonte de luz de modo que não há brilho.

•Algumas crianças com paralisia cerebral têm memórias pobres. Eles podem ter capacidade de concentração curta e dificuldade em manter o novo vocabulário. Eles podem aprender melhor a partir de estímulos visuais por isso, é útil usar pistas de imagem para os pontos principais da lição.

•Use o reforço regularmente e de lição para lembrar lição aprendida anteriormente pontos.

•Giz e conversa não é a melhor maneira para crianças com paralisia cerebral a aprender. Eles aprendem melhor a partir de experiências sensuais, jogos e planilhas pictóricas.

•Mindmaps são bons, assim como canções e rimas.

•Crianças com paralisia cerebral podem ter dificuldade com a percepção espacial. Bem como ficar no caminho de outras pessoas pode causar problemas com a cópia do quadro-negro. Se possível, levar as crianças para copiar a partir de papel com impressão aumentada e / ou reduzir a quantidade de escrita necessária usando preencher as atividades em branco, juntando frases, pontos, etc

Fonte: Silvana Psicopedagoga

Um comentário:

  1. MUITO BOM!
    SOU PROFESSORA E TENHO TRÊS CASOS DE INCLUSÃO NA SALA, POIS ESTOU COM MUITA DIFICULDADE EM TRABALHAR COM UMA PC, GOSTARIA DE VER ALGUM PLANO DE AULA PARA TER UM EMBASAMENTO ADAPTADO A ESSA DEFICIÊNCIA

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!