- Domínio Cognitivo e Domínio das Competências
Desenvolvimento referente aos Eixos Curriculares:
Como os alunos estão hoje:
1 -Identidade e Autonomia: (O que observar):Identidade e Autonomia remetem à formação de valores e atitudes atribuídos a alguém ou a alguma situação,objetivando a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com relação a definição da identidade, da valorização de si mesmo, da independência para solucionar problemas. Interação social, respeito à diversidade, estabelecimentos de vínculos afetivos,
enfrentar situações de conflitos, demonstrar desejos, interesses, necessidades, sentimentos, desagrados, vontades...
2- Movimento: (O que observar): observar se a mesma possui certo domínio do eu corporal, de lateralidade, de ritmo e de conhecimento dos segmentos corporais em jogos, brincadeiras, danças, imitações, coordenação sensório-motora, interações sociais, expressividade, equilíbrio...
3- Música: (O que observar): Linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Exploração, reconhecimento dos sons, intuição, gestos, interação, expressão corporal e verbal, imitação, domínio rítmico, reprodução de movimentos.
4- Artes Visuais: (O que observar): O pensamento, sensibilidade, imaginação, percepção, intuição, criação artística, simbolização, leitura de imagens, equilíbrio, ritmo, interação, imitação, expressão, comunicação, diversidade das produções artísticas...
FASES EVOLUTIVAS DO DESENHO | QUANTIDADE |
RABISCAÇÃO | |
* Desordenada | |
GARATUJA * Controlada | |
* Intencional | |
PRÉ-ESQUEMÁTICA | |
ESQUEMÁTICA |
6- Linguagem Oral e Escrita: (O que observar): A forma de se expressar, concentração, sensibilidade, percepção, interações sociais, faz-de-conta, reconto de histórias, relatos de vivências cotidianas, escritas espontâneas utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o sistema de escrita, reconhecem letras do alfabeto, reconhecem letras do nome, reconhecem o nome, escrevem o próprio nome, facilidade na grafia das letras, faz ligação entre símbolos e sons, pseudoleitura, diferenciam desenhos de letras e números de letras.
NÍVEIS DE ESCRITA PARA INFANTIL II | QUANTIDADE |
PRÉ-SILÁBICO | |
SILÁBICO | |
SILÁBICO-ALFABÉTICO | |
ALFABÉTICO |
7 -Matemática: (O que observar): Noções de espaço e tempo, conservação, atrito, medidas, conceito de quantidade, expressividade, interação social, jogos, situações problemas, raciocínio lógico, representações mentais e gestuais, músicas, brincadeiras, desenhos, movimento, manipulação e exploração de objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!