terça-feira, 18 de maio de 2010

PROJETO COLETIVO – LEITURA:- OS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS

Roteiro de trabalho
O QUE É LER?
Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já é. (FOUCAMBERT. 1994,P.5)
Procedimentos de leitura;
Os procedimentos de leitura relacionam-se , diretamente, à finalidade de leitura:
• Ler para estudar;
• Ler para obter uma informação específica ou geral;
• Ler para seguir instruções
• Ler para aprender
• Ler para realizar uma audiência
• Ler por prazer ...
A estas finalidades correspondem também vários procedimentos:
• Leitura integral
• Leitura inspecional
• Leitura tópica
• Leitura de revisão
• Leitura item a item
• Leituras expressiva
Tipos de leitura
• Leitura diária ou semanal
• Leitura colaborativa
• Leitura programada
• Leitura em voz alta feita pelo professor
• Atividades seqüenciadas de leitura
• Leitura de escolha pessoal
• Roda de leitores
• Leitura individual com questões para interpretação escrita
• Leitura em voz alta
Algumas questões:
1. O que são e para que servem os gêneros textuais?
2. como o educador deve selecionar as tipologias textuais a serem utilizadas com sua turma e como trabalhar com essas tipologias?
3. Como trabalhar com gêneros?
• Atividades permanentes
• Seqüência didática
• Projetos didáticos
Exemplificando:
Atividades permanentes:
• leitura diária feita pelo professor vários gêneros textuais
Seqüência didática:
• leitura de alguns contos de fada
• leitura de algumas fábulas
• comparar o final da história de cada tipo de conto
• fazer a classificação dos contos
Projeto didático:
Qual a diferença entre Conto de Fada e Fábulas
Produto final:
Organizar uma apresentação de teatro com um conto de fada
ATENÇÃO
• todos os gêneros textuais(histórias infantis, notícias, histórias em quadrinhos, panfletos, cartazes, propagandas, bilhetes,imagens, receitas, convites,poesias, cantigas, lendas, parlendas etc...);
• ter sempre em mãos todos o suporte do texto que está sendo trabalhado;
• fazer uso dos gêneros textuais na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!