segunda-feira, 24 de maio de 2010

PROJETO: MEIO AMBIENTE - TEMA: Preservação do Meio Ambiente

TÍTULO: “Eu cuido, você cuida e a natureza agradece”
I – JUSTIFICATIVA:
O planeta Terra pede socorro e o homem tem vivido de maneira inconsequente agredindo o nosso planeta com suas ações desordenadas e tendo como base a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, mais precisamente o art. 2º que diz que “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”, continuaremos com o trabalho de conscientização para a preservação e educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema.
II – OBJETIVOS:
• Conscientizar as crianças da importância da preservação do Meio Ambiente;
• Atingir de forma gradativa a escola como um todo, os familiares e a comunidade, quanto a valorização do que a natureza nos oferece;
• Levar as crianças ao entendimento da importância de suas ações para que elas tenham uma boa qualidade de vida;
• Trabalhar com a coordenação motora, desenvolver a criatividade e aprimorar o conhecimento das cores, formas e a sensibilidade para aromas diversos;
• Proporcionar às crianças a oportunidade de perceberem o prazer da convivência com a natureza em sua beleza;
• Esclarecer aos alunos e seus familiares sobre formas de reciclagem de lixo.
• Promover mudanças de comportamentos assegurando melhor qualidade de vida à comunidade.
III – CONTEÚDOS:
1. NATUREZA E SOCIEDADE
• Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais;
• Ter cuidados consigo mesmo e com o outro;
• Ter atitudes de valorização, de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente;
• Valorizar o cuidado do ambiente para a qualidade da vida humana;
• Reconhecer alguns cuidados básicos com os pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;
2. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Ampliar o vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões;
• Relatar suas vivências nas diversas situações trabalhadas;
• Participar de textos coletivos.
3. IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Interagir com outras crianças e outras pessoas em contextos coletivos de qualidade;
• Brincar.
4. MATEMÁTICA
• Identificar espessuras, texturas, cores e formas presentes na natureza
• Utilizar a contagem oral nas diferentes brincadeiras e situações.
5. MÚSICA E ARTE
• Manipular e explorar diferentes materiais produzidos na natureza;
• Confeccionar brinquedos utilizando-se de recursos da natureza;
• Observar e identificar suas próprias produções como também as dos colegas;
• Apreciação de músicas referentes à preservação do meio ambiente.
• Apreciação de sons produzidos na pela natureza.
6. MOVIMENTO
• Realizar diferentes atividades rítmicas e expressivas com gestos e ritmo corporal, danças, jogos e dramatização.
• Elaborar brincadeiras que promovam o tato e a afetividade.
IV – ESTRATÉGIAS:
• Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto;
• Levá-los a um passeio pela escola para observarem o meio em que estão inseridos (o que temos de verde, e natureza, e como as pessoas se estabeleceram ao nosso redor);
• Excursão ao Bosque Municipal;
• Elaboração de trabalhos com o material recolhido na excursão;
• Buscar orientações profissionais para o plantio de flores para montarmos um mini jardim;
• Fazer a preparação de um canteiro e o plantio de sementes e mudas com as crianças e seus familiares;
• Elaborar textos coletivos sobre o assunto;
• Pesquisar em revistas figuras alusivas ao tema para confecção de cartaz e atividades diversas;
• Trabalhar música e poesia sobre o tema;
• Confeccionar com os alunos trabalhos artísticos, como: o vaso para o plantio das flores e quadros para a exposição; sacolas ecológicas, brinquedos com materiais recicláveis e da natureza;
• Fazer o registro do acompanhamento do projeto através de desenhos, relatos, fotos etc.
V – AVALIAÇÃO:
A observação feita pela professora no dia-a-dia, durante todo o desenvolvimento do projeto e o produto final de cada etapa: os trabalhos manuais, os textos construídos, as atividades propostas e concretizadas, o comportamento das crianças e da comunidade, tudo será objeto de avaliação e será registrado de forma que a professora possa medir e comparar os dados do início ao fim.
VI – CRONOGRAMA
O projeto será realizado no decorrer do ano de .......
VII – CULMINÂNCIAS
• MÊS DE MAIO- nos meses de abril e maio o trabalho será voltado as informações e orientações sobre o uso indiscriminado de sacos plásticos e os danos que eles causam à natureza. Na homenagem ao Dia das Mães, como incentivo presentearemos as mães com sacolas retornáveis confeccionadas pela escola e decoradas pelas crianças
• MÊS DE AGOSTO - Presença dos familiares na escola para confecção de brinquedos com materiais recicláveis e recursos da natureza, com isso eles terão oportunidade de passar algumas horas de lazer e reviver a infância.
• MÊS DE OUTUBRO - Ginástica historiada na quadra e plantação de sementes.
Através da programação da Semana da criança envolveremos os pais em um momento especial de confraternização com seus filhos tendo como estratégia a ginástica historiada, promovendo o contato físico, o carinho e o afeto entre pais e filhos, fatores essências para se obter qualidade de vida.
Em outro momento acontecerá o plantio de sementes em vasos decorados pelos alunos. Como incentivo ao cuidado, a criança levará o vaso para casa, fará observações e registros do processo de crescimento da semente. os mesmos serão trabalhados posteriormente em sala de aula.
VII - REFERÊNCIA
Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
Parâmetros de qualidade para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica

4 comentários:

  1. Olá, adorei conhecer seu projeto.
    Sou Educadora ambiental, Biológa e cursando uma Especialização em Educação e Gestão Ambiental.
    Belíssimo seu trabalho.Vou aproveitar algumas idéis para executar com turmas do fundamental de 5ª a 8ªsérie.
    Valeu!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. adorei o vosso site..
    continuem assim

    ResponderExcluir
  3. muito bom este projeto criativo você esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o projeto. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!