sábado, 29 de maio de 2010

PROJETO DE MATEMÁTICA: BRINCANDO DE CONTAR

TÍTULO: “Contando os ovinhos da Galinha do vizinho”
JUSTIFICATIVA: As crianças, de modo geral, gostam de contar números, pois isso faz parte de seu universo, visto que a contagem está presente nas situações mais corriqueiras de suas vidas, por exemplo: quantos anos ela tem, quantos irmãos, o número de seu telefone... Mas, apesar de ser algo tão presente, socialmente falando, essa aprendizagem depende de uma elaboração interna realizada por uma abstração reflexiva. A elaboração deste projeto visa à necessidade de apresentar para a criança situações diversas para levá-la a estabelecer de forma real a estrutura lógico-matemática do número.
O nosso projeto está baseado na música “A Galinha do vizinho”, no livro de Elza César Sallut – “Quero casa com janela”.
EXPECTATIVAS:
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
• Identificar quantidades e classifica-las.
• Produzir escritas numéricas de números do cotidiano, a partir de situações-problema.
• Formar o conceito de número através das operações lógicas: classificação e seriação.
• Iniciar a organização de informações por meio de registros pessoais (idade, número de irmão, colegas de classe...).
• Utilizar gráficos e tabelas simples.
• Apresentar oralmente jogos verbais como cantigas populares e músicas.
• Escutar/apreciar a leitura realizada pelo professor, assumindo um papel interativo e participativo, fazendo intervenções e apontamentos em relação ao conteúdo do mesmo.
• Participar em jogos e brincadeiras, respeitando as regras e não discriminando os colegas.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da pintura, da modelagem, da construção, valorizando as próprias produções e das outras crianças.
CONTEÚDOS:
1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Ampliar o vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões.
• Relatar suas vivências nas diversas situações trabalhadas.
• Participar de textos coletivos.
• Brincadeiras infantis e jogos diversos.
• Canto
• Revisão de texto coletivos com a ajuda do professor.
• Reprodução oral de jogos verbais como canções.
2. MATEMÁTICA
• Exploração da contagem de rotina..
• Utilizar a contagem oral nas diferentes brincadeiras e situações.
• Comparação de quantidades.
• Seriação – ordem crescente e decrescente.
• Produção de escrita numérica contextualizada.
• Utilização de cálculo mental como ferramenta para resolução de situações-problema.
• Exploração sensorial dos objetos.
• Utilização e análise de tabelas e gráficos simples.
3. MÚSICA
• Brincadeiras de roda.
4. MOVIMENTO
• Resgate da cultura popular: jogos, brincadeiras e folguedos.
5. ARTES VISUAIS
• Elaboração de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do repertório e da utilização dos elementos das Artes Visuais em trabalhos individuais e coletivos.
ESTRATÉGIAS:
De maneira bastante lúdica, através de músicas e brincadeiras, vamos trabalhar para a construção do número pela criança e procurar desenvolver sua capacidade de pensar as relações envolvidas em fatos e em objetos que se farão presentes durante a execução deste projeto:
1) Iniciaremos o projeto com a Hora do conto, utilizando uma caixa de história baseada no livro de Elza César Sallut – “Quero casa com janela”;
2) Apresentaremos para as crianças a cantiga folclórica “A Galinha do Vizinho”, que será cantado durante os deslocamentos pela escola ma formação das filas, na quadra como brincadeira de roda e na sala para posterior escrita do texto da música;
3) Faremos a escrita e leitura coletiva do texto da música e após este momento as crianças farão a identificação, (individualmente) de palavras determinadas pela professora;
4) Apresentarei para os alunos o jogo “Contando os ovinhos”. Para essa atividade, será confeccionada uma galinha amarelinha, cheia de ovinhos para cantarmos a música “A galinha do vizinho” e, à medida de os alunos cantam, os ovinhos serão tirados de dentro da galinha. Então, a turma será dividida em dois grupos. Para cada grupo será distribuído 10 ovinhos amarelinhos e de acordo com a ordem dada pela professora (que mostrará um numeral escrito em um cartaz) eles deverão separar a quantidade de ovinhos. Em outro momento, esta mesma atividade será realizada oralmente (a professora dirá um número e os grupos deverão separar a quantidade solicitada).
5) Os alunos também darão início a construção do mesmo jogo, mas voltado para se jogar em duplas e individualmente. Os alunos participarão do processo, usando argila para confeccionarem os ovinhos e tinta guache para pintarem. Mas o jogo será jogado com a utilização o dado como recurso. Cada um lançará o dado e deverá retirar de dentro da sua galinha a quantidade indicada. Depois farão a contagem e a comparação para analisar quem conseguiu maior número de pontos. E a professora lançará situações problema, como por exemplo: quem tirou o maior número? Quem tirou o menor número? Se juntarmos os pontos da dupla, qual a quantidade de pontos?...
6) Faremos a decoração dos ovos da galinha, utilizando para isso materiais diversos, como: tinta guache, fita adesiva colorida e pincel.
7) Faremos a construção de um painel com a seqüência numérica de 1 a 10, montada de maneira que a criança perceba que cada quantidade se inclui na posterior.
8) Faremos a elaboração de um livro com atividades trabalhando com os números, cujo tema é “A Galinha do vizinho”.
AVALIAÇÃO:
A observação será feita pela professora no dia-a-dia, durante todo o desenvolvimento do projeto e o produto final de cada etapa: os trabalhos manuais, os textos construídos, as atividades propostas e concretizadas, o comportamento das crianças, tudo será objeto de avaliação e será registrado de forma que a professora possa medir e comparar os dados do início ao fim.
CRONOGRAMA
 Início: abril
 Término: final do ano letivo.
BIBLIOGRAFIA
Elza César Sallut – “Quero casa com janela”.
Kamii Constance- A Criança e o Número- Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos.
Revista do Professor. Porto Alegre. Ano 25. Número 98. abr./jun 2009.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil- Brasília:MEC/SEF,1998.

Um comentário:

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!