sexta-feira, 7 de maio de 2010

PROJETO: A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“Que cor é os ovos da galinha do vizinho...”
I - JUSTIFICATIVA
“... estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática – é estimular o desenvolvimento mental, é o fazer pensar”. (Sílvia Marina Reis – 2006)
Diante do resultado das avaliações diagnósticas do ano de 2009 e reflexões sobre as práticas realizadas com os conteúdos do eixo Matemática, sentimos a necessidade de elaborar novos projetos de trabalhos, com o intuito de desenvolver variadas ideias matemáticas que estimulem diferentes formas de pensamento-lógico.
A matemática é parte essencial do conhecimento de todo cidadão para uma atuação crítica, prática e cotidiana na sociedade. O baixo desempenho dos alunos nesta disciplina é um fator preocupante no âmbito educacional. Sendo assim, este trabalho objetiva refletir sobre as práticas de ensino de matemática em sala de aula e fazer novas experiências para instigar o aprendizado tornando o ensino mais dinâmico, eficaz e prazeroso desde a educação infantil através do lúdico.
II - OBJETIVOS
- Associar a quantidade ao numeral.
- Desenvolver a identificação de cores e formas geométricas.
- Diferenciar pesos e tamanhos.
- Desenvolver a noção de conjuntos.
- Estimular o raciocínio lógico-matemático.
III – METAS
- Garantir o acesso e o uso de jogos educativos às dimensões da criança e ao desenvolvimento da autonomia infantil;
- Que ao final do projeto, de maneira lúdica os alunos reconheçam as cores e estabeleçam relações entre os numerais e as quantidades, comparem e relacionem por semelhanças e diferenças;
IV - POPULAÇÃO ALVO
Coordenação/ Professores/ Alunos das turmas dos maternais A/B/C.
V - CRONOGRAMA
Maio/Junho/Julho
VI – CRONOGRAMA DAS AÇÕES
- Parlenda: “A galinha do vizinho”...
- Painel
- Gincana
- Confecção da cesta dos ovinhos
- Varal dos ovinhos
- Caça aos ovinhos
- Vamos pesquisar: A galinha tem pelos ou penas?
- Descobrindo as diferenças: Ovos de galinha e ovos de codorna
- Gráfico: Eu gosto de ovo assim...
- Dobradura da galinha
- Organização de frases
- Vamos pesquisar: Quem nasce do ovo?
VII – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Acompanharemos as estratégias de trabalho a fim de avaliarmos as participações, os comportamentos e atitudes dos alunos no processo de desenvolvimento do projeto.
Os registros serão feitos através de relatórios semanais os quais especificarão avanços, dificuldades e estudos para busca de soluções.
Bibliografia
Revista do Professor – Ano XXV – nº 100 out / dez 2009;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;
SMOLE Kátia; Maria Ignez; CANDIDO Patrícia – Figuras e Formas

2 comentários:

  1. obrigado pelas grandes dicas, sucesso sempre gostaria de receber todo o seu material.márcia

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELA DICA DE PORTIFOLIO, ESTOU INICIANDO ESTA PRÁTICA,TENHO DIFICULDADES TRABALHO COM CRIANÇAS DE 3E4ANOS,ACEITO AJUDA, PRECISO FAZER PORTIFOLIO DE GRUPO NA AREA DE MOVIMENTO.DEUS TE ABENÇOE!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!