quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ALGUMAS DICAS PARA TRABALHAR COM ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

   GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO AQUI O MEU TRABALHO COM O ALUNO EDUARDO QUE É PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL, PARA QUEM NÃO SABE HÁ VÁRIOS TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL, OU MELHOR, GRAUS DE COMPROMETIMENTO, DOS MAIS LEVES AOS MAIS GRAVES. HÁ CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUE POSSUEM HABILIDADES SUFICIENTE PARA SEREM ALFABETIZADAS, OUTRAS TEM CAPACIDADE DE FALAR, MAS NÃO TEM COORDENAÇÃO PARA A ESCRITA E EXISTEM AS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES NEM PARA A FALA, NEM PARA A ESCRITA. 
É PRECISO ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO. PRIMEIRAMENTE É PRECISO SABER QUE OS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL POSSUEM UM TEMPO DE RESPOSTA DIFERENTE DO NOSSO, MAIS LENTO.
É PRECISO QUE VOCÊ ESTEJA ATENTA (o), A UM SORRISO, UMA RECLAMAÇÃO, MOVIMENTOS CORPORAIS, AUMENTO DA TENSÃO, PEQUENOS MOVIMENTOS DOS DEDOS DAS MÃOS OU DOS PÉS, ABERTURA DA BOCA, O JOGAR-SE PARA TRÁS, CARETAS, QUALQUER TIPO DE SINAL DEVE SER CALOROSAMENTE RECONHECIDO. ESTAR ALERTA ÀS TENTATIVAS DE COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADAS E MELHOR COMPREENDIDAS SOCIALMENTE. EXISTE HOJE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, EM QUE A CRIANÇA É ESTIMULADA ATRAVÉS DE FIGURAS, COMO MOSTRAR UMA FIGURA DE UM TRAVESSEIRO PARA MOSTRAR QUE É HORA DE DORMIR, MOSTRAR UMA BOLA PARA MOSTRAR QUE É HORA DE BRINCAR E ASSIM POR DIANTE. MAS NO CASO DO EDUARDO O GRAU DE COMPROMETIMENTO DELE É SEVERO, ENTÃO SERIA MAIS DIFÍCIL TRABALHAR COM ESSAS FIGURAS, POIS ESTE É UM TRABALHO QUE TEM QUE SER FEITO POR VASTOS PERÍODOS E EM CASA ELE TAMBÉM TERIA QUE ESTAR SENDO FEITO PARA QUE A COMUNICAÇÃO FOSSE UMA SÓ. O QUADRO DELE É DE PARALISIA CEREBRAL, EVOLUINDO COM ATRASO NEURO PSICOMOTOR, APRESENTA DISTÚRBIO DE AQUISIÇÃO NA LINGUAGEM E DISFAGIA OROFARÍNGEA, RESUMINDO ELE NÃO FALA, NÃO ANDA E TEM UM SÉRIO COMPROMETIMENTO MOTOR.
A COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADOS E MELHOR COMPREENDIDOS SOCIALMENTE, ASSOCIE AÇÕES COM OBJETOS. ESTIMULE A CRIANÇA A FAZER ESCOLHAS VISUAIS, OLHANDO EM DIREÇÃO DAQUILO QUE ELE QUER. MOSTRE AS OPÇÕES DE FORMA CLARA E SIMPLES EVITANDO A FALA EXCESSIVA PARA NÃO DISTRAIR A CRIANÇA, E SEMPRE DE MANEIRA DIVERTIDA E SEM PRESSÃO. É PRECISO PACIÊNCIA, POIS A RESPOSTA NÃO É IMEDIATA. ALGUMAS VEZES A CRIANÇA NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NAQUELE MOMENTO, CONTORNE A SITUAÇÃO SEM DEMONSTRAR FRUSTRAÇÃO, POIS A INTENÇÃO É ESTIMULAR E ENCORAJAR.
QUALQUER COMUNICAÇÃO DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DE UM VÍNCULO AFETIVO.
FAÇA UMA PREPARAÇÃO LÚDICA PARA CRIAR UMA COMUNICAÇÃO, EU CRIEI UM MODO DIFERENTE UTILIZANDO A IDEIA DA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ADAPTANDO PARA FACILITAR A MINHA COMUNICAÇÃO COM O EDUARDO. TIREI FOTOS DELE NO TANQUE DE AREIA BRINCANDO, NA HORA DO LANCHE E FAZENDO ATIVIDADES. ESSAS FOTOS ESTÃO IMPRESSAS EM UMA FOLHA DE SULFITE A4 COM UMA GRAMATURA MAIOR PARA MAIOR DURABILIDADE, CONTACTEI AS FOTOS E ELAS ESTÃO EM UM PAINEL NA SALA DE AULA, USO-AS PARA MOSTRAR AO EDUARDO PARA ELE SE LOCALIZAR, QUANDO VOU FAZER ATIVIDADE COM ELE EU MOSTRO PRIMEIRO A IMAGEM DELE FAZENDO ATIVIDADE PARA QUE ELE ASSOCIE QUE ESTÁ NA HORA DA ATIVIDADE.
SEGUE ABAIXO AS FOTOS:

"APRENDA A OUVIR COM OS OLHOS, FALAR COM EXPRESSÕES FACIAIS, VER COM AS MÃOS".  
ELIANE PRADO

34 comentários:

  1. Adorei seu depoimento. Sempre q possivel gostaria q voce colocasse ideias de trabalho. Pois eu tenho uma aluna com paralisia cerebral, e muito das vezes fico perdida sem saber como trabalhar e ajuda-la.

    ResponderExcluir
  2. Arquimedes
    Sou psicopedagogo trabalho levando conhecimento a outros educadores de como lidar com determinadas deficiências e seu trabalho e muito bonito irá me ajudar bastante nessa busca de melhoria parabens.

    ResponderExcluir
  3. ESTE É MEU PRIMEIRO ANO COM UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL , VIM BUSCAR CONHECIMNETO , COM AQUELES Q PASSAM POR ISSO OU PASSARAM POIS ASSIM ACREDITO FICAR MAIS FACAIL NOSSO TRABALHO E ELES MERECEM O MELHOR DE NÓS TANTO QTO OS OUTROS ALUNOS .

    ResponderExcluir
  4. sou professora de AEE e este ano estou atendendo um caso d paralisia cerebral e este depoimento me ajudou bastante. obrigado, que jesus continue te iluminando beijos.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Sou professra do AEE tenho um aluno com Pc .Trabalho assim com meu aluno mais gostaria de atividades diferentes.Meu email é joserejane@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! suas colocações é de grande estímulos para nós e inclusive para mim que tenho muita dificuldade de trabalhar com meu aluno que tem paralisia cerebral... tenho me esforçado para fazer o melhor que posso, mas na verdade é muito difícil, se não nos colocamos a disposição para fazer e ajudar não consiguiremos... estou aqui para agradecer e pedir colaboração para enfrentar esse grande desafio.Obrigada... me envie por favor algumas sugestões de trabalhos e atividades... estrelalemos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Encantador seu depoimento e estimulante. Estou orientando também um aluno com PC, sinto dificuldades em realizar atividades para ele, procuro sempre falar olhando nos olhos deles e fico atenta as suas reações e movimentos em busca de resposta aos meus estímulos. Se possível envie atividades para o meu e-mail acris.sj@gmail.com. Obrigada, Andréa.

    ResponderExcluir
  8. Sou mãe de uma criança com PC e estou tendo muita dificuldade de encontrar escola que aceite meu filho,por isso me formei em Pedagogia e gostei muito de tudo o que foi dito aqui, e garanto que me ajudou muito e gostaria que sempre que possível você me enviasse atividades para eu trabalhar com meu filho. Meu email é viviaurelina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! gostei muito do seu depoimento, estou com uma aluna com PC este ano e estou precisando de ajuda para trabalhar com ela. Gostaria muito saber seu e-mail para nos comunicarmos melhor.

    ResponderExcluir
  10. oi! estou trabalhando com uma criança pc leve gostaria de receber atividades p o 1º bimestre.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei muito do seu depoimento. Estou estagiando em uma sala de crianças de 4 anos onde tem uma delas que é portadora de paralisia cerebral, gostaria muito de auxilia-la. Por favor poste algumas dicas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Bom dia I
    Eu também tenho uma criança PC na minha sala, e estou muito perdida.
    Gostaria muito de atividades p/ trabalhar c/ a criança.
    Grata

    ResponderExcluir
  13. ola eu tenho um filho com pc. e muitas das vezes nao sei ate onde devo cobrar dele.pois ele tem 11 anos, emuitas das vezez,entende que eu cobro ele para a sua melhora , ele tem uma dilficuldade para andar. e tambem para escrever,]me ajudem ,se for possivel, muito obrigado,

    ResponderExcluir
  14. Gostaria se possivel que vc me ajudassem,necessito muita da sua ajuda,tenho um aluno com paralisia cerebral,ja trabalhei de varias maneiras com ele,mas so que ele nao desenvolva a ccordenaçao motora,tudo q vc dar p ele,ele joga no chao,nao tem estimulo c nada,estou perdida me ajuda se puder me enviar modelos de atividades ficarei mta agradecida.email,ivonerodrigues77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei suas orientações. Sou Professora de AEE e tenho um aluno com PC, retardo mental e epilepsia.tenho procurado atividades que eu possa desenvolver com ele, mas, é muito difícil, pois, a maioria das coisas não chama sua atenção e passa o tempo olhando para outras coisas e emitindo sons, muitos, não compreendidos. Bastante dificuldade motora e ainda mais de compreensão. O que realizo com ele que se obtém resultado são os jogos para montar de tamanho grande ou pinos a serem encaixados. Gostaria muito de receber mais dicas. Meu e mail: valzinhaeclaudio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou professora de AEe tbm. E gostaria de ideia sugestoes de atividades por gentileza. Trabalhar cm criança cm paralesia celebral eh a primeira vezes. Estou pouco perdadia nas atividades aplicadas. Orientacoes por gentileza

      Excluir
  16. Gostei do seu depoimento. tenho uma aluna com paralisia infantil, ela ja consegue escrever com dificuldade, e fala com muita dificuldade tbm. Gostaria de receber mais dicas ou atividades para trabalhar com ela, desde j, obrigada e parabéns pelo trabalho. meu e-mail: matosbotelhop@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. será que o blog ta ativo rsrsrs... estou também trabalhando com uma criança com paralisia cerebral. com um nível severo; tento proporcionar um desenvolvimento na criança e estou em busca de mais conhecimentos adaptativos. as experiencias compartilhadas são as mais úteis.

    ResponderExcluir
  18. Recentemente estou monitorando um aluno em escola regular municipal. O caso dele é pc leve, acompanha os outros alunos, mas, não consegue finalizar as tarefas no tempo determinado pela professora. Ou seja seus deveres ficam sempre incompletos... Como agir para acelerar, ou melhorar o desempenho dele?

    ResponderExcluir
  19. Olá, nesse ano estou com um aluno que acredito num grau mais elevado mais severo do que relatou ele não apresenta coordenação nos membros para segurar o lápis, a cadeira dele tem um cinto para segurar todo o tronco, caso contrário ele cai. Não sei como trabalhar com ele.
    Se vc puder me ajudar ficarei grata.

    ResponderExcluir
  20. Olá, sou psicopedagoga, atendo um adolescente de 15 anos com PC a cerca de 12 meses. Ele tem um grau severo, mas o seu cognitivo foi "preservado", ele está no 9°ano,e tem pouco interesse em apreender os conteúdos programático. Gostaria de poder provocar nele um desejo maior de interesse, pois entendo que ele é capaz. Você poderia me sugerir algum método a partir da ludicidade? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi! Sou estagiaria de uma SALA DE Aee. Vc poderia me sugerir atividades como trabalhar um aluno com pc mais severo? Atividades tateis , tem outras sugestões? Meu e-mail é renataloula@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, adorei a postagem, sou professora do AEE e tenho uma aluna com essas caracteristica s citadas no depoimento, sinto bastante dificuldade em trabalhar, se poder me ajudar como exemplo de trabalho, agradeço bastante. mariasantanaandrade22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Fico mt feliz em ver depoimentos como este. Profissionais em busca de informações q visem melhorar a qualidade de vida de crianças especiais. Gostaria,se possível, de receber dicas de como ajudar na aprendizagem de uma criança com pc. Um grande e forte abraço. Silviafernando@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Eu estava procurando algumas dicas para eu trabalhar com a minha aluna . Comecei ler suas suas sugestões e achei muito interessante para trabalhar com minha aluna . este é o meu primeiro ano como PAP. dela. Meu muito obrigada vou estar sempre pesquisar no seu Blog. Abraços e Deus os abençoe .

    ResponderExcluir
  25. Sou psicopedagoga, gostaria de receber por e-mail alguns aprendizados para passar para os professores que lidam com esse alunado, pois sou coordenadora do município dos professores de AEE, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Formei agora em pedagogia e comecei ontem a trabalhar com uma moça de 16 anos que com paralisia cerebral, estou totalmente perdida não sei Por onde começar,se vc pudesse me ajudar eu agradeceria muito

    ResponderExcluir
  27. Olá,tenho um aluno com paralisia.ELe nao fala nem olha quando estou fazendo algum tipo de atividade com ele,gostaria de saber se voce teria alguma sugestao de atividade para esse caso?

    ResponderExcluir
  28. Olá! Tenho uma aluna com paralisia cerebral.Ela não fala, mas faz alguns gestos como: sorrir, mecher a cabeça e os olhos, gostaria de saber se você teria alguma sugestão de atividades para esse caso?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, estou com muita dificuldade em diversificar o trabalho que venho tentando realizar. Temos aqui na escola, dois alunos com PC severa. Se puder me orientar com algumas atividades, agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Jakeline 11 de fevereiro
    Tenho um aluno com paralizia celebral no 4 ano e estou com muitas dificuldades, gostaria de receber algumas atividades

    ResponderExcluir
  31. Olá professora sou estudante de pedagogia estou no 6semestre fui estagiária por dois anos .Agora estou com uma criança que tem paralisia cerebral grau 5,É seu depoimento veio me ajudar muito ,muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  32. Estou trabalhando com aluno comP C e preciso de ajude .sugestão de atividades agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria que me ajudasse meu filho tem PC e baixa visão, gostaria de estar adaptando atividades de leitura com ele, ele fala reconhece as letras do alfabeto. Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!