quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ALGUMAS DICAS PARA TRABALHAR COM ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

   GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO AQUI O MEU TRABALHO COM O ALUNO EDUARDO QUE É PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL, PARA QUEM NÃO SABE HÁ VÁRIOS TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL, OU MELHOR, GRAUS DE COMPROMETIMENTO, DOS MAIS LEVES AOS MAIS GRAVES. HÁ CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUE POSSUEM HABILIDADES SUFICIENTE PARA SEREM ALFABETIZADAS, OUTRAS TEM CAPACIDADE DE FALAR, MAS NÃO TEM COORDENAÇÃO PARA A ESCRITA E EXISTEM AS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES NEM PARA A FALA, NEM PARA A ESCRITA. 
É PRECISO ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO. PRIMEIRAMENTE É PRECISO SABER QUE OS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL POSSUEM UM TEMPO DE RESPOSTA DIFERENTE DO NOSSO, MAIS LENTO.
É PRECISO QUE VOCÊ ESTEJA ATENTA (o), A UM SORRISO, UMA RECLAMAÇÃO, MOVIMENTOS CORPORAIS, AUMENTO DA TENSÃO, PEQUENOS MOVIMENTOS DOS DEDOS DAS MÃOS OU DOS PÉS, ABERTURA DA BOCA, O JOGAR-SE PARA TRÁS, CARETAS, QUALQUER TIPO DE SINAL DEVE SER CALOROSAMENTE RECONHECIDO. ESTAR ALERTA ÀS TENTATIVAS DE COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADAS E MELHOR COMPREENDIDAS SOCIALMENTE. EXISTE HOJE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, EM QUE A CRIANÇA É ESTIMULADA ATRAVÉS DE FIGURAS, COMO MOSTRAR UMA FIGURA DE UM TRAVESSEIRO PARA MOSTRAR QUE É HORA DE DORMIR, MOSTRAR UMA BOLA PARA MOSTRAR QUE É HORA DE BRINCAR E ASSIM POR DIANTE. MAS NO CASO DO EDUARDO O GRAU DE COMPROMETIMENTO DELE É SEVERO, ENTÃO SERIA MAIS DIFÍCIL TRABALHAR COM ESSAS FIGURAS, POIS ESTE É UM TRABALHO QUE TEM QUE SER FEITO POR VASTOS PERÍODOS E EM CASA ELE TAMBÉM TERIA QUE ESTAR SENDO FEITO PARA QUE A COMUNICAÇÃO FOSSE UMA SÓ. O QUADRO DELE É DE PARALISIA CEREBRAL, EVOLUINDO COM ATRASO NEURO PSICOMOTOR, APRESENTA DISTÚRBIO DE AQUISIÇÃO NA LINGUAGEM E DISFAGIA OROFARÍNGEA, RESUMINDO ELE NÃO FALA, NÃO ANDA E TEM UM SÉRIO COMPROMETIMENTO MOTOR.
A COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADOS E MELHOR COMPREENDIDOS SOCIALMENTE, ASSOCIE AÇÕES COM OBJETOS. ESTIMULE A CRIANÇA A FAZER ESCOLHAS VISUAIS, OLHANDO EM DIREÇÃO DAQUILO QUE ELE QUER. MOSTRE AS OPÇÕES DE FORMA CLARA E SIMPLES EVITANDO A FALA EXCESSIVA PARA NÃO DISTRAIR A CRIANÇA, E SEMPRE DE MANEIRA DIVERTIDA E SEM PRESSÃO. É PRECISO PACIÊNCIA, POIS A RESPOSTA NÃO É IMEDIATA. ALGUMAS VEZES A CRIANÇA NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NAQUELE MOMENTO, CONTORNE A SITUAÇÃO SEM DEMONSTRAR FRUSTRAÇÃO, POIS A INTENÇÃO É ESTIMULAR E ENCORAJAR.
QUALQUER COMUNICAÇÃO DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DE UM VÍNCULO AFETIVO.
FAÇA UMA PREPARAÇÃO LÚDICA PARA CRIAR UMA COMUNICAÇÃO, EU CRIEI UM MODO DIFERENTE UTILIZANDO A IDEIA DA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ADAPTANDO PARA FACILITAR A MINHA COMUNICAÇÃO COM O EDUARDO. TIREI FOTOS DELE NO TANQUE DE AREIA BRINCANDO, NA HORA DO LANCHE E FAZENDO ATIVIDADES. ESSAS FOTOS ESTÃO IMPRESSAS EM UMA FOLHA DE SULFITE A4 COM UMA GRAMATURA MAIOR PARA MAIOR DURABILIDADE, CONTACTEI AS FOTOS E ELAS ESTÃO EM UM PAINEL NA SALA DE AULA, USO-AS PARA MOSTRAR AO EDUARDO PARA ELE SE LOCALIZAR, QUANDO VOU FAZER ATIVIDADE COM ELE EU MOSTRO PRIMEIRO A IMAGEM DELE FAZENDO ATIVIDADE PARA QUE ELE ASSOCIE QUE ESTÁ NA HORA DA ATIVIDADE.
SEGUE ABAIXO AS FOTOS:

"APRENDA A OUVIR COM OS OLHOS, FALAR COM EXPRESSÕES FACIAIS, VER COM AS MÃOS".  
ELIANE PRADO

13 comentários:

  1. Adorei seu depoimento. Sempre q possivel gostaria q voce colocasse ideias de trabalho. Pois eu tenho uma aluna com paralisia cerebral, e muito das vezes fico perdida sem saber como trabalhar e ajuda-la.

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  2. Arquimedes
    Sou psicopedagogo trabalho levando conhecimento a outros educadores de como lidar com determinadas deficiências e seu trabalho e muito bonito irá me ajudar bastante nessa busca de melhoria parabens.

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  3. ESTE É MEU PRIMEIRO ANO COM UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL , VIM BUSCAR CONHECIMNETO , COM AQUELES Q PASSAM POR ISSO OU PASSARAM POIS ASSIM ACREDITO FICAR MAIS FACAIL NOSSO TRABALHO E ELES MERECEM O MELHOR DE NÓS TANTO QTO OS OUTROS ALUNOS .

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  4. sou professora de AEE e este ano estou atendendo um caso d paralisia cerebral e este depoimento me ajudou bastante. obrigado, que jesus continue te iluminando beijos.

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  5. Boa noite!
    Sou professra do AEE tenho um aluno com Pc .Trabalho assim com meu aluno mais gostaria de atividades diferentes.Meu email é joserejane@yahoo.com.br
    Obrigado

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  6. Parabéns! suas colocações é de grande estímulos para nós e inclusive para mim que tenho muita dificuldade de trabalhar com meu aluno que tem paralisia cerebral... tenho me esforçado para fazer o melhor que posso, mas na verdade é muito difícil, se não nos colocamos a disposição para fazer e ajudar não consiguiremos... estou aqui para agradecer e pedir colaboração para enfrentar esse grande desafio.Obrigada... me envie por favor algumas sugestões de trabalhos e atividades... estrelalemos@hotmail.com

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  7. Encantador seu depoimento e estimulante. Estou orientando também um aluno com PC, sinto dificuldades em realizar atividades para ele, procuro sempre falar olhando nos olhos deles e fico atenta as suas reações e movimentos em busca de resposta aos meus estímulos. Se possível envie atividades para o meu e-mail acris.sj@gmail.com. Obrigada, Andréa.

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  8. Sou mãe de uma criança com PC e estou tendo muita dificuldade de encontrar escola que aceite meu filho,por isso me formei em Pedagogia e gostei muito de tudo o que foi dito aqui, e garanto que me ajudou muito e gostaria que sempre que possível você me enviasse atividades para eu trabalhar com meu filho. Meu email é viviaurelina@yahoo.com.br

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  9. Olá! gostei muito do seu depoimento, estou com uma aluna com PC este ano e estou precisando de ajuda para trabalhar com ela. Gostaria muito saber seu e-mail para nos comunicarmos melhor.

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  10. oi! estou trabalhando com uma criança pc leve gostaria de receber atividades p o 1º bimestre.

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  11. Olá, gostei muito do seu depoimento. Estou estagiando em uma sala de crianças de 4 anos onde tem uma delas que é portadora de paralisia cerebral, gostaria muito de auxilia-la. Por favor poste algumas dicas.
    Obrigada

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  12. Bom dia I
    Eu também tenho uma criança PC na minha sala, e estou muito perdida.
    Gostaria muito de atividades p/ trabalhar c/ a criança.
    Grata

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  13. ola eu tenho um filho com pc. e muitas das vezes nao sei ate onde devo cobrar dele.pois ele tem 11 anos, emuitas das vezez,entende que eu cobro ele para a sua melhora , ele tem uma dilficuldade para andar. e tambem para escrever,]me ajudem ,se for possivel, muito obrigado,

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Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!