quarta-feira, 10 de março de 2010

CARACTERÍSTICAS DA IDADE DE 3 E 4 ANOS

CARACTERÍSTICAS DA IDADE DE 3 E 4 ANOS
PRÉ I/INFANTIL I


A criança de 3 anos, segundo Piaget se inclui na fase das estruturas mentais nomeadas do Pré-Operacional. O egocentrismo é uma outra característica desta idade.
O campo de atenção da criança é capaz de observar uma grande quantidade de detalhe, porém consegue relacioná-las ao todo.
A criança tende a ter nesta fase uma explosão lingüística. Os jogos simbólicos são caracterizados no faz de conta e a linguagem vai sendo mais socializada.
No desenvolvimento físico, temos a exploração sensorial, a imitação estimulando a espontaneidade e o senso de equilíbrio se desenvolvendo.
Quanto ao desenvolvimento social, nota-se um interesse em conversar, isso acaba refletindo uma consciência do outro.
No desenvolvimento intelectual, a criança já começa a fazer questionamentos sobre os fatos e fenômenos que acontecem.
As crianças de 4 anos são muito ativas. É necessário que a escola tenha escorregador, balanços, gangorras e que o professor propicie diversas brincadeiras: brincadeira de roda, corridas, saltos, jogos, enfim atividades que venham estimular a descoberta do próprio corpo, o desenvolvimento da noção de espaço, bem como a aproximação de novos conceitos, conteúdos e atitudes.

ÁREA AFETIVA
- Sabe ouvir e esperar sua vez;
- Aumenta seu grupo de amigos preferidos;
- Identifica-se com o seu grupo e participa de atividades coletivas;
- Detecta situação nova e atua na nova experiência;
- Desenvolve o sentido do respeito aos brinquedos dos demais;
- Adquire hábitos e atitudes mais organizados no trabalho;
- Sente-se capaz de realizar experiências novas;
- Relaciona-se com o professor manifestando maior independência.

ÁREA DE HABILIDADES MOTORAS
- Atende ordens de parada em movimentos corporais;
- Coordena braços e pernas;
- Relaxa-se e contrai-se;
- Para sobre os dois pés;
- Caminha sobre linhas;
- Salta com um pé (às vezes utiliza os dois);
- Corre pequena distancias;
- Salta pequenas alturas e distâncias;
- Sobe e desce escadas alternando os pés;
- Encaixa, enrosca, enfia, enrola, constroe;
- Faz dobraduras simples;
- Modela com intenção;
- Recorta espontaneamente;
- Utiliza pincel;
- Cobre com início de limites;
- Folheia livros e revistas com controle;
- Vivencia ações corporais como parar de pé no banco (3 anos);
- Experimenta situações de controle de movimento (3 anos);
- Domina movimentos bimanuais como construir, enfileirar, cobrir fundos de objetos (3 anos).

LINGUAGEM COMPREENSIVA
- Indica soluções para as situações;
- Indica a dramatização de pequenos contos ou situações presentes;
- Interpreta pequenas histórias, destacando os principais personagens;
- Compreende uma ordem dada pelo grupo com repetição;
- Executa ordem com duas ou três opções;
- Faz tratos (3 anos);
- Improvisa diante de atividades livres para dar vazão a toda sua capacidade de comentar, inventar e fantasiar (3 anos).

EXPRESSIVA
- Organiza a estrutura de frase, começando a adequar o emprego do verbo e enriquecendo-a gradativamente;
- Reconta com palavras simples um conto;
- Nomeia cores primárias e algumas secundárias;
- Transmite pequenos recados imediatos (sem muita precisão);
- Se expressa, nomeando formas e tamanhos, de acordo com a necessidade do momento;
- Se expressa verbalmente, organizando o significado das palavras;
- Torna-se independente gradativamente para atender suas necessidades fisiológicas, reconhece e localiza outras dependências da escola de seu uso (3 anos);

ATENÇÃO, MEMÓRIA E FATIGABILIDADE
- Evoca nomes e séries de nomes, movimentos, ações e posições, canções, personagens de pequenas histórias, posições de elementos em séries (concretas);
- Mantem-se numa mesma atividade por tempo razoável (20 a 30 minutos);
- Repete palavras;
- Evoca objetos apresentados e retirados (3 anos);
- Mantem-se atentos em atividades de grupo (3 anos).

PERCEPÇÕES
- Discrimina e identifica sons semelhantes e diferentes familiares ou não;
- Completa palavras significativas verbalmente, a partir de sílabas iniciais;
- Vivencia situações para aprender a rimar;
- Identifica partes de um todo e completa-o;
- Recompõe formas divididas em várias partes a partir da analise do modelo;
- Reconhece algumas formas e objetos identificados pelo texto;
- Constroe séries com materiais concretos respeitando critérios pré-estabelecidos;
- Vivencia atividades de discriminação visual, auditiva e memória, como pré-requisito para perceber a figura a fundo;
- Recompõe a figura humana dividindo em cabeça, tronco e membros;
- Identifica noções temporais (dia, noite, agora, antes, depois, hoje, amanhã);
- Adquire e estrutura noções de espaço necessárias a sua vivência;
- Vivencia situações para aprender a ouvir (jogos auditivos) (3 anos);

PRÉ-GRAFISMO
- Risca, exercitando movimentos de cotovelo, pulso e dedos em plano horizontal e vertical (amplos);
- Exerce pressão e preensão no manejo de lápis e pincel;
- Manejam lápis de cera, pincel e tesoura com relativo controle;
- Representa figura humana reconhecível;
- Representa ações significativas no desenho.

ÁREA SOCIAL
- Interessa-se pelas pessoas, observa suas expressões faciais (3 anos);
- Continua com o brinquedo solitário por menor tempo (3 anos);
- Tolera brinquedos coletivos (3 anos);
- Tem apego a um companheiro determinado (3 anos);
- Gosta de ajudar nas tarefas (3 anos);
- Tem cada vez mais clara a consciência do eu, do nós e de você (3 anos);
- Consegue descrever a diferença de meninos e meninas (3 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!