segunda-feira, 8 de março de 2010

INFORMATIVO ALEITAMENTO MATERNO

* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É UM INFORMATIVO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO.


ALEITAMENTO MATERNO“CADA MAMADA É UMA VACINA” (Almeida, 1998).



VANTAGENS


Estudos têm demonstrado a eficácia protetora dos constituintes específicos do leite humano no combate aos agentes causadores da cólera e da dengue, conferindo também resistência em relação a shigella, salmonela, rotavirus, vírus da rubéola e caxumba e, principalmente, contra as infecções do tubo respiratório, abrangendo também desde as formas mais simples de gripe até paralisia infantil (Pernetta, 1996).
Evidencias também indicam que a criança amamentada ao seio tem melhor potencial de inteligência, capacidade de aprendizagem e desenvolvimento psicomotor. Apresenta menos transtornos de linguagem, com boa formação da arcada dentaria e estabelece uma relação sadia com o alimento, capaz de gerar benefícios por toda vida (Valdez, 1996).
Outra vantagem é que amamentar é uma opção pratica para as mães; por estar sempre pronto para o consumo, disponível a qualquer hora e lugar, fornecido na diluição e temperatura ideais, sem nunca perder o prazo de validade. Traz também benefícios após o parto: melhor recuperação, involução uterina mais rápida, profilaxia contra hemorragias e infecção puerperal. Cabe lembrar que a incidência de câncer de mama é menor entre as mulheres que amamentam.
Quando a criança nasce, a primeira secreção láctea que a mãe produz é um valioso liquido de coloração amarelada chamado de colostro; rico em proteínas, sais minerais e vitaminas; tem um teor mais baixo de gorduras e carboidratos, sendo seu valor calórico menor. Tem importante ação anti-infecciosa devido à quantidade de anticorpos que possui e que passam pelo turbo digestivo, agindo sobre vírus e bactérias.
O colostro e o leite maternos são compostos de um elevado teor de imunoglobinas que protegem o sistema de defesa do bebe, devendo-se levar em consideração a freqüência e a duração das mamadas.
No primeiro ano de vida, o aleitamento materno é responsável pela proteção e prevenção de doenças carências, obesidade, diabete, cárie dentária, modalidades graves de diarréia, otite média aguda e alergias gastrintestinais e respiratórias, conferindo maior imunidade e superioridade do estado nutritivo do lactante, que contribuem com índices menores de morbidez e mortalidade infantil.


COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO


☻PROTEINAS: Tem a função de modular o crescimento estrutural celular.
☻CARBOIDRATOS: Contribuem para as necessidades energéticas do recém-nascido, garantindo a acidez intestinal, importante para impedir o desenvolvimento de protozoários e bactérias patogênicas.
☻LIPÍDIOS: Principal fonte de energia possibilita o desenvolvimento do sistema nervoso central.
☻SAIS MINERAIS: Cobrem todas as exigências do bebê, graças a fatores que facilitam a sua absorção.
☻ÁGUA: É o nutriente mais abundante no leite materno e protege os rins imaturos que ainda não são capazes de concentrar urina suficiente para eliminar uma sobrecarga de solutos proveniente de outros alimentos.
☻FERRO: Embora presente em quantidade reduzida, é bem aproveitado, não dando margem a carência.
☻VITAMINAS e um conjunto de constituintes específicos do leite humano, formado por substâncias tais como: hormônios, enzimas e anticorpos.

Concluímos que o leite humano, sem dúvida, é muito mais do que um conjunto de nutrientes e compostos químicos responsáveis pela sobrevivência de crianças ameaçadas pela desnutrição protéico-calórica, em países de terceiro mundo. É um alimento adequado e especifico uma mistura homogênea que contém todos os nutrientes em quantidade e qualidade necessárias para propiciar ao lactante um desenvolvimento satisfatório e interferir e exercer determinado grau de controle sobre o metabolismo e o comportamento do bebê, oferecendo vantagens quanto aos aspectos imunológicos, metabólicos e emocionais.


DOAÇÃO DE LEITE


“PARTICIPAR É FÁCIL”

1-DOANDO LEITE
Toda mulher saudável que esteja amamentando se bebê, pode ser doadora.
Basta retirar o leite e acondicioná-lo no congelador em vidros de tampa plástica (lavados e fervidos por 15 minutos).

2-DOANDO FRASCOS
Os frascos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são aqueles de vidro de tampa plástica de enroscar como os de maionese, café solúvel e mel.

Vamos iniciar nossa campanha, ela pode dar certo: Juntos somos muitos.
E são através das nossas crianças, multiplicadoras de informações, que o projeto vai fluir, cabe a nós oferecermos meios para que isso aconteça.

Um comentário:

  1. Amei a matéria sobre o aleitamento materno e também sou uma defensora dessa prática maravilhosa que é amamentar.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!