segunda-feira, 8 de março de 2010

PLANO DE ENSINO MATERNAL I

MATERNAL I - 2009

IDENTIDADE E AUTONOMIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que seu corpo produz estimulando ações relacionadas à saúde e à higiene;
*Agir sobre os objetos, imitando ações de pessoas, personagens e/ou animais;
*Socializar-se com o grupo, como também com os profissionais da escola;
*Brincar;
*Agir com progressiva autonomia
CONTEÚDOS
*Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz
*Realização de ações cotidianas simples para que adquira maior independência.
*Valorização da higiene geral do corpo, com ou sem ajuda.
*Participação em brincadeiras de imitação, e faz-de-conta etc.
*Identificação de partes do corpo e a imitação de movimentos.
ATIVIDADES
*Jogos, músicas, brincadeiras.
*Solicitação de pequenas tarefas no ambiente escolar
*Exploração de momentos de higiene antes e depois das refeições, ida aos sanitários;
*Exploração do corpo através de músicas
*Histórias e faz-de-conta;
*Teatro, dança, música..
*Utilização do espelho para a criança perceber seu corpo e brincar em frente a ele, observando a si próprio e aos colegas.
*Jogos, brincadeiras e danças pertinentes
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Participar de situações de comunicação oral, podendo assim, expressar desejos, necessidades e sentimentos, utilizando-se de diversos recursos, como gestos e expressões;
*Fazer pequenos relatos de fatos e experiências significativas, sabendo descrever situações, fatos e objetos;
*Interessar-se e participar de leitura de histórias;
*Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, enfim diversos portadores de textos.
CONTEÚDOS
*Ampliação do vocabulário.
*Leitura em voz alta, feita pelo professor em momentos organizados ou espontâneos utilizando diferentes tipos de textos.
*Interação e participação constantes na escuta de música, poemas e histórias.
*Observação e manuseio de materiais impressos.
*Confecção de cartazes e painéis.
*Produção de escrita espontânea.
ATIVIDADES
*Leituras de histórias infantis, poesias, poemas, rimas, trava-línguas, etc.
*Manipulação de jornais, revistas, livros, etc.
*Roda de leitura, etc.
*Rodas de conversas;
*Roda de leitores (empréstimo de livros);
*Caixa surpresa, caixa de história; Fantoches, dvds, cds,
*Placas com desenhos e escrita.
*Portadores de textos diversos, montagem de cartazes e painéis.
*Escrita livre na folha de sulfite, na lousa e no chão.
MÚSICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Identificar e discriminar auditivamente fontes sonoras diversas e produções musicais;
*Perceber e utilizar a música como linguagem expressiva e forma de conhecimento do mundo;
*Produzir o silêncio e sons com a voz.
CONTEÚDOS
*Participação em brincadeiras e jogos cantados e ritmados;
*Exploração de vários estilos musicais;
*Produção de sons de todos os tipos com a voz e materiais sonoros;
*Construção de materiais sonoros;
*Vivência do silêncio como valor expressivo.
ATIVIDADES
*Rodas cantadas
*Escutar obras musicais variadas, eruditas, do cancioneiro popular regional e de outros povos, do cancioneiro infantil, etc.
*Oferecer brinquedos sonoros, chocalhos, guizos, sinos, tambores, pandeiros, etc.
*Confecção com sucatas de brinquedos sonoros.
*Dinâmica de relaxamento volta à calma, etc.
MOVIMENTO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
*Deslocar-se com destreza, aperfeiçoando as capacidades motora e espacial;
*Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
*Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.
CONTEÚDOS
*Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
*Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
*Exploração de situações que contemplem a progressiva coordenação do movimento e equilíbrio.
ATIVIDADES
*Brincar expressando-se de diferentes maneiras como fazer caretas, imitar bichos. Mímicas faciais, gestos e sons (como: imitar um leão, gato, cachorro, etc.).
*Caixa surpresa com espelho, visualizando-se individualmente.
*Observar-se ao espelho, identificando partes do corpo.
*Brincadeiras que envolvam o canto e o movimento simultaneamente.
*Jogos de bola, brinquedos de encaixe, jogos de lançamento, como boliche, etc.
*Andar como gigante, como anãozinho, andar depressa, devagar, saltar pequenos obstáculos, etc.
MATEMÁTICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Estabelecer noções básicas do uso da matemática no dia-a-dia;
*Participar de jogos de composições de figuras;
*Experimentar representações de objetos e figuras utilizando massa de modelar, argila, colagem, etc.
CONTEÚDOS
*Utilização da contagem oral de noções de quantidade, de tempo e espaço;
*Manipulação e exploração de materiais diversos;
*Construção gradativa de conceitos dentro de um contexto significativo.
ATIVIDADES
*Brincadeiras, músicas, histórias, calendário, cartaz de aniversário, etc.
*Organização de painel de medidas.
*Blocos lógicos, de encaixe, caixa de objetos diversos com as mais diferentes texturas, tamanhos, cores, peso, etc.
*Circuito de obstáculos com arcos, mesas, cadeiras, colchões, etc. onde as crianças possam engatinhar, descer, subir, assando por cima, por baixo, dentro, etc.
ARTES VISUAIS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e observação visando o contato com as mais diversas formas de expressão artística;
*Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
*Apreciação e leitura de obras de arte e produções infantis.
CONTEÚDOS
*Exploração e manipulação de diferentes materiais.
*Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais visando à produção de marcas gráficas.
*Exploração de estruturas tridimensionais.
*Observação e identificação de imagens diversas.
ATIVIDADES
* Utilização de diversos materiais como suporte para expressão gráfica: jornal, lápis de cor, pincéis, tintas, cola, massa de modelar, argila, areia, sucatas, papelão, caixas etc.
*Utilização de suportes variados como panos, papéis de tamanhos variados que permitam o livre movimentar das mãos.
*Explorar a criatividade e a motricidade em atividades de rasgar, colar papéis, pintar, assoprar, misturar, apertar, etc.
*Manuseio e exploração de blocos lógicos, toquinhos de madeira, etc.
*Apresentação de diversas obras com acolhimento e socialização de impressões.
NATUREZA E SOCIEDADE
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
*Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando interesse e curiosidade;
*Estabelecer cuidados relativos à higiene e saúde;
*Respeitar regras básicas de convivência social e em relação ao ambiente em que vive
CONTEÚDOS
*Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais.
*Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
*Percepção da importância dos cuidados relativos à higiene e saúde;
*Contatos com pequenos animais e plantas;
*Conscientização das regras básicas de convivência social.
ATIVIDADES
* Brincadeiras Folclóricas.
*Uso do espelho.
*Escovação, lavar as mãos antes e após as refeições;
* Cultivo de plantas.
*Propiciar a visita de animais de pequeno porte à escola.
*Combinados, cartaz de regras de convivência social (o que pode e o que não pode).
TEMAS TRANSVERSAIS
MEIO AMBIENTE
*Cuidados com o meio ambiente (Preservação da natureza/Cuidado com plantas e animais).
ÉTICA
*Respeito às regras de convivência.
SAÚDE
*Higiene bucal e corporal
PLURALIDADE CULTURAL
*Datas comemorativas: Carnaval, Cultura Indígena, Festa Junina, Folclore, etc.
Cinema, Teatro, etc.
ORIENTAÇÃO SEXUAL
*O tema será abordado caso haja necessidades e curiosidades dos alunos e/ou pais. De acordo com o proposto pela escola.

Um comentário:

  1. GOSTEI,ME AJUDOU EM MEU PLANEJAMENTO...
    OBRIGADA FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!