segunda-feira, 8 de março de 2010

PLANO DE ENSINO MATERNAL II

MATERNAL II - 2009

IDENTIDADE E AUTONOMIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Familiarizar-se com a imagem do corpo;
* Adotar hábitos de auto cuidado, alimentação, higiene e saúde;
* Brincar;
* Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrados. Agindo com progressiva autonomia;
* Identificar pertences pessoais, reconhecendo seu próprio nome;
* Interagir com outras crianças e resolver conflitos entre elas mesmas.

CONTEÚDOS
* Situações que envolvam a relação com o outro, dispondo de várias alternativas de ação e de parceiros;
* Desenvolvimento da oralidade
* Reconhecimento do próprio corpo
* Reconhecimento da rotina diária
* Desenvolvimento de hábitos alimentares
* Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.


ATIVIDADES
* Jogos e brincadeiras.
* Brincadeiras do faz-de-conta.
* Conversas cotidianas; expressando suas necessidades. (rodas de conversa)
* Identificação e nomeação das partes do corpo, através da música, diante do espelho, etc.
* Músicas, imitações, mímicas, teatro.
* Elaboração e Combinação de regras.
* Cumprimentos e saudações.
* Atividades cotidianas.
* Painéis.
* Comportamento à mesa (postura).
* Desenvolver o paladar (percepção gustativa).
* Manejo de talheres (uso adequado dos utensílios).
* Cardápio escolar.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Reconhecer a inicial e a escrita do próprio nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
* Expressar seus pensamentos, vontades, desejos, necessidades e sentimentos, relatando em pequenos fatos e experiências significativas, descrevendo situações e objetos através da linguagem oral, utilizando gestos de apoio quando necessário;
* Utilizar formas de intercâmbio sociais convencionais, compreender e expressar-se verbalmente de modo a manter diálogos compreensíveis para comunicar-se com o meio em que vive;
* Manusear e folhear materiais impressos, familiarizando-se aos poucos com livros, revistas, gibis, etc. conhecendo diferentes gêneros de textos;
* Interessar-se em ouvir e contar histórias, valorizando a leitura como fonte de conhecimento;
* Compreender o funcionamento comunicativo da escrita que serve para ser lido;



CONTEÚDOS
* Identificação do próprio nome.
* Observação do registro dos nomes dos colegas, pertences pessoais e objetos usados na sala de aula.
* Transmissão de pequenos recados.
* Descrição de objetos, personagens e cenas de uma história, assim como de situações diversas.
* Relatos de pequenos fatos e experiências significativas.
* Uso da linguagem oral para comunicar-se, relatando fatos, expressando desejos, necessidades e sentimentos nas diversas situações do cotidiano, como também: saudações, despedidas, agradecimentos, pedidos, recados, hábitos de boas maneiras, etc.
* Observação do registro de pequenos textos: músicas, parlendas, histórias.
* Conhecimento e reprodução de jogos verbais.
* Jogos e brincadeiras que envolvam a fala e a expressão da criança, através de histórias, músicas, danças, cantos infantis e folclóricas, faz-de-conta.
* Ampliação do vocabulário.
ATIVIDADES
* Crachás.
* Rodas de conversa.
* Jogos e brincadeiras que envolvam a fala e a expressão da criança, através de histórias, músicas, danças, cantos infantis e folclóricas, faz-de-conta.
* Compartilhar experiências pessoais.
* Painel de regras e combinados.
* Painel de aniversário.
* Rodas de conversas.
* Caixa de histórias.
* Brincadeiras, histórias, músicas e imitações.
* Mímicas.
* Teatros.
* Pesquisas.
* Entrevistas
* Alfabeto móvel.
* Painel do alfabeto (pregas).

MÚSICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Associar música a movimentos corporais;
* Apreciar obras musicais variadas e também as interpreta;
* Explorar vários tipos de músicas, utilizando objetos do cotidiano;
* Desenvolver a percepção a atenção por meio da linguagem musical;
* Ouvir, perceber, discriminar e imitar fontes sonoras.


CONTEÚDOS
* Exploração, expressão e produção do silêncio, de sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos;
* Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
* Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
* Apreciação de vários tipos de músicas estabelecendo relações com o que escutam, ouvindo e interagindo.

ATIVIDADES
* Bingo dos sons
* Músicas, cantigas de roda
* Rodas cantadas
* Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
* Danças
* Dramatizações
* Brincadeiras de roda
* Painéis de músicas
* Ilustrações.

MOVIMENTO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
* Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
* Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
* Expressar-se através de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
* Reconhecer progressivamente os movimentos do corpo;
* Participar de jogos e brincadeiras de faz-de-conta;
* Resolver conflitos desenvolvendo atitudes de respeito e colaboração (com a intervenção do professor)


CONTEÚDOS
* Reconhecimento progressivo dos segmentos do corpo por meio de brincadeiras, uso do espelho e da interação com outras crianças e adultos
* Desenvolvimento das capacidades expressivas através de jogos, brincadeiras e do faz-de-conta
* Exploração de experiências posturais e motoras variadas
* Aperfeiçoamento de gestos relacionados à preensão nas diversas situações do cotidiano
* Valorização de jogos motores e brincadeiras
* Organização de ambientes com materiais que propiciem as descobertas e exploração do movimento
* Desenvolvimento progressivo das capacidades motoras

ATIVIDADES
* Danças
* Brincadeiras
* Jogos
* Situações de interações
* Correr
* Pular
* Saltar
* Equilibrar-se
* Jogar bola
* Imitar
* Cantar
* Dramatizar
* Brincadeiras na quadra
* Brincadeiras no aparelho recreativo
* Brincadeiras com arcos, cordas
* Histórias
* Coral
* Ginástica

MATEMÁTICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Utilizar a contagem oral nas diferentes brincadeiras e situações;
* Identificar espessuras, texturas, cores e formas;
* Identificar números em diferentes contextos;
* Resolver situações problema através de objetos concretos;
* Saber que os símbolos são transmissores de mensagens para todas as pessoas;
* Observar as diferenças e semelhanças em relação à seriação, classificação e seqüência;
* Construir gradativamente conceitos matemáticos dentro de um contexto significativo.


CONTEÚDOS
* Utilização da contagem oral, de noção de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras, músicas e em diversos contextos em que a sua utilização se faça necessária.

* Distribuição de quantidades de objetos e brinquedos suficientes para que as crianças possam descobrir as principais características, propriedades e possibilidades: empilhando-os, rolando-os, encaixando-os, transvazando-os;
* Exploração e montagem de figuras
* Utilização de seqüências numéricas oral, envolvendo contagem e números relativos a cantigas e rimas infantis;
* Observação das diferenças e semelhanças em relação a: Classificação, Sequenciação e Seriação;
* Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tamanho, espessura, etc.
* Identificação dos pontos de referência no espaço (deslocamento).

ATIVIDADES
* Jogos e músicas
* Parlendas
* Fila
* Jogos de encaixe
* Brincadeiras na areia
* Elaboração de painéis
* Confecção de livros
* Ligue-ligue
* Quebra-cabeça
* Construções com sucatas
* Recorte
* Colagens
* Rodas de conversa
* Marcação do calendário coletivo
* Histórias
* Comparações em brincadeiras
* Culinária
* Chamada
* Painel de aniversário
* Massa de modelar
* Contagem oral
* Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem
* Jogos
* Tangram

ARTES VISUAIS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
* Entrar em contato com diversas formas de expressões artísticas;
* Desenvolver sua criatividade e imaginação;
* Expressar-se e comunicar-se em artes, utilizando principalmente a linguagem do desenho e da pintura.


CONTEÚDOS
* Exploração e manipulação de materiais diversos, de diferentes texturas, espessuras e suportes gráficos.
* Cuidados com o próprio corpo e com os dos colegas ao ter contato com suportes e materiais artísticos
* Cuidado com os materiais, com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
* Observação e identificação de figuras e obras de arte.

ATIVIDADES
* Preparação e manuseio da massa de modelar
* Técnicas de pintura
* Colagens
* Recortes
* Pintura
* Construção com sucatas
* Confecção de painéis
* Roda de conversa

NATUREZA E SOCIEDADE
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
* Investigar, relatar e formular hipóteses a respeito da natureza;
* Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com diversos objetos, manifestando curiosidade e interesse;
* Estabelecer algumas relações com o meio ambiente;
* Perceber a importância de cuidados relativos à saúde.
* Compreender a dinâmica social e sua estrutura básica (família e escola).

CONTEÚDOS
* Acompanhamento e desenvolvimento da paisagem local.
* Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade e de outros grupos.


ATIVIDADES
* Passeios internos e externos
* Festividades
* Rodas de conversa
* Exposições
* Confecções de painéis
* Dramatizações

TEMAS TRANSVERSAIS
MEIO AMBIENTE
* Proteção ambiental
* Respeito e cuidados da comunidade dos seres vivos
* Alguns processos simples de reciclagem e reaproveitamento de materiais.
SAÚDE
* Perceber a importância de cuidados relativos à saúde
PLURALIDADE CULTURAL
* Valorização das diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
ORIENTAÇÃO SEXUAL
* O respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.

Um comentário:

  1. Ola..minha filha esta no maternal e vim buscar ajuda aqui para ajdar ela em casa amei seu blog parabens Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!