quarta-feira, 10 de março de 2010

CARACTERÍSTICAS DA IDADE DE 5 ANOS

CARACTERÍSTICAS DA IDADE— PRÉ II/ INFANTIL II 5 ANOS

Nesta faixa etária as crianças demonstram serem donas de si. A relação com o ambiente é amistosa e familiar. São extremamente falantes, possuem um bom vocabulário.
Gostam de brincar umas com as outras, preferindo as do mesmo sexo; algumas ainda preferem não misturar meninos e meninas. A adaptação á escola não é tão difícil, apresentam boa memória e concentração; adoram elogios e aprovação, são carinhosas ou rudes e agressivas ás vezes, riem e choram com facilidade amam e hostilizam. Manifestam nessa idade sentimentos de ambivalência e indecisão, nas brincadeiras apresentam atitudes dominadoras e autoritárias, são generosas e boas companheiras.
A área afetiva é ampliada, fazem novas amizades, formando diferentes grupos; em geral as crianças separam-se para brincar de casinha; as meninas atuam como mamãe e agem como tais, os meninos imitam o papel de seus pais nas suas famílias.
Nessa idade, há a formação de vínculos afetivos em relação à professora e os próprios colegas, se preocupam umas com as outras e quando necessário cobram determinadas posturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!