terça-feira, 16 de março de 2010

CARACTERÍTICAS DA FAIXA ETÁRIA – 4 ANOS

CARACTERÍTICAS DA FAIXA ETÁRIA – 4 ANOS

Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência. São altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos - ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas.

ÁREA AFETIVA

• sabe ouvir e esperar sua vez;
• aumenta seu grupo de amigos preferidos;
• identifica-se com o seu grupo e participa de atividades coletivas;
• detecta situação nova e atua na nova experiência;
• desenvolve o sentido do respeito aos brinquedos dos demais;
• adquire hábitos e atitudes mais organizados no trabalho;
• sente-se capaz de realizar experiências novas;
• relaciona-se com o professor, manifestando maior independência.


ÁREA DE HABILIDADES MOTORAS

 Atende ordens de parada em movimentos corporais;
 Coordena braços e pernas;
 Relaxa-se e contrai-se;
 Para sobre os dois pés;
 Caminha sobre linhas;
 Salta com um pé (às vezes utiliza os dois);
 Corre pequenas distâncias;
 Salta pequenas alturas e distâncias;
 Sobe e desce escadas, alternando os pés;
 Encaixa, enrosca, enfia, enrola, constróe;
 Faz dobraduras simples;
 Modela com intenção;
 Recorta espontaneamente;
 Utiliza pincel;
 Cobre com início de limites;
 Folheia livros e revistas com controle;


LINGUAGEM COMPREENSIVA

 Indica soluções para as situações;
 Inicia a dramatização de pequenos contos ou situações presentes;
 Interpreta pequenas histórias, destacando os principais personagens;
 Compreende uma ordem dada pelo grupo com repetição;
 Executa ordem com 2 ou 3 opções;

LINGUAGEM EXPRESSIVA

 Fase dos porquês;
 A linguagem é mais fluida;
 Inventam palavras;
 Identificam as coisas pelo seu nome;
 Organiza a estrutura de frase, começando a adequar o emprego do verbo e enriquecendo-a gradativamente;
 Reconta com palavras simples um conto;
 Nomeia cores primárias e algumas secundárias;
 Transmite pequenos recados imediatos (sem muita precisão);
 Expressa-se, nomeando formas e tamanhos, de acordo com a necessidade do momento;
 Expressa-se verbalmente, organizando o significado das palavras;
 Torna-se independente, gradativamente, para atender suas necessidades fisiológicas,
 Reconhece e localiza outras dependências da escola .


ATENÇÃO, MEMÓRIA E FATIGABILIDADE


 Evoca nomes e séries de nomes; movimentos, ações e posições; canções; personagens de pequenas histórias; posições de elementos em séries (concretas);
 mantém-se numa mesma atividade por tempo razoável (20 a 30 minutos);
 repete palavras;


PERCEPÇÕES


- Discrimina e identifica sons semelhantes e diferentes, familiares ou não;
- Completa palavras significativas verbalmente, a partir de sílabas iniciais;
- Vivencia situações para aprender a rimar;
- Aprendem facilmente uma canção;
- Têm prazer na audição de novos sons;
- Imitam sons;
- Fazem jogos rítmicos
- Agrupa objetos por cor, forma, tamanho, uso e função;
- Identifica partes de um todo e completa-o;
- Recompõe formas divididas em várias partes, a partir da análise do modelo;
- Reconhece algumas formas e objetos identificados pelo tato;
- Constrói séries com material concreto, respeitando critérios preestabelecidos;
- Vivencia atividades de discriminação visual, audição e memória, como pré-requisito para perceber a figura a fundo;
- Recompõe a figura humana dividindo em: cabeça, tronco e membros;
- Identifica noções temporais (dia, noite, agora, antes, depois, hoje e amanhã);
- Adquire e estrutura noções de espaço necessárias à sua vivência;


PRÉ – GRAFISMO

-Risca, exercitando movimentos de cotovelo, pulso e dedos, em plano horizontal e vertical (amplos);
- Representa ações significativas no desenho;
- Representa figura humana reconhecível;
- Exerce pressão e preensão no manejo de lápis e pincel;
- Maneja giz de cera, pincel e tesoura com relativo controle;
- Respeita o contorno do desenho;
- A garatuja é mais controlada;
- Utiliza diferentes texturas;
- Desenha figuras fechadas;


ÁREA SOCIAL

 Tem apego a um companheiro determinado;
 Gosta de ajudar nas tarefas;
 Identificam situações de risco e aprendem a atuar frente a elas praticando normas de segurança;
 Observam o crescimento de plantas e animais demonstrando interesse pela origem da vida;
 Conhecem os objetos habituais do seu meio e as suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!