sexta-feira, 12 de março de 2010

PROJETO EDUCADOR NOTA 10 - NATUREZA E SOCIEDADE

NATUREZA E SOCIEDADE – TRABALHO REALIZADO EM TURMA DO PRÉ I – 3 E 4 ANOS

ELIANE PRADO – EMEI BEM-TE-VI -, Marília - SP.


Justificativa: Refletindo sobre a atual situação do nosso planeta, resolvi contribuir, dentro das nossas possibilidades e realidade, para uma melhor qualidade de vida de cada criança, família e funcionários da escola e da própria escola. Conhecendo e respeitando a natureza e o meio em que vivem, pois sendo uma escola nova, sem arborização, jardim, e tendo um descaso muito grande pelo cuidado com as mudas de árvores, animais encontrados, lixos, tanto pelas crianças, como pelos funcionários e comunidade, resolvi dar um basta fazendo a minha parte. Depois de iniciado o trabalho no mês de junho de 2006, houve um outro trabalho que foi realizado através de um projeto coletivo anual da escola, “Quando a gente ama é claro que a gente cuida!”, elaborado pela coordenadora pedagógica, em julho de 2006, e aproveitando que todas as turmas iam trabalhar este tema do Meio Ambiente para exposição na festa da Primavera realizada na escola em setembro de 2006, aproveitei para unir este projeto e dar continuidade com o meu trabalho.


Objetivos: ☺Conscientizar toda equipe escolar, as crianças, seus pais e a comunidade sobre a grande importância do Meio Ambiente; ☺Incutir na criança o gosto pela preservação da natureza, através de ações do dia-a-dia, valorizando assim o respeito por tudo o que nos é oferecido; ☺Oferecer melhor qualidade de vida a todos na escola, pois por se tratar de uma escola recém construída, ainda não está arborizada, diante desta situação é preciso arborizá-la e jardiná-la.


Conteúdos Curriculares: ☻Elaboração de hipóteses intuitivas sobre alguns fenômenos da natureza; ☻Participação de atividades que envolvam histórias, canções, brincadeiras, danças; ☻Ter atitudes de valorização, manutenção e preservação de espaços coletivos e do Meio Ambiente; ☻Valorização do cuidado do ambiente para a qualidade da vida humana; ☻Reconhecimento de alguns cuidados básicos com pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo; ☻Compreensão de que os seres vivos: nascem, crescem, reproduzem e morrem; ☻Participação em atividades que envolvam processo de confecção de objetos reciclados.


Metodologia: Antes de começar os trabalhos planejei com muito carinho e pesquisei tudo o que gostaria que as crianças aprendessem, depois de planejado conversei com a orientadora pedagógica da minha escola, que gostou do planejamento e só então pus em prática, comecei o trabalho com rodas de conversa com a turma, explicando as várias atividades que iríamos fazer e muitas atividades que serão aqui colocadas foram surgindo devido o desenrolar das atividades programadas e devido ao interesse da turma, as atividades começaram no mês de junho de 2006, devido a nossa escola ser nova, (de apenas um ano e seis meses) ela não tem árvores formadas, jardins, etc... Lembrei que na escola onde estudei aos meus quatorze anos, aqui mesmo da cidade de Marília, adotamos uma árvore (um ipê) que cuidamos, pois ela estava morrendo, e hoje está linda e é a maior árvore da escola, foi uma atividade que hoje eu com 37 anos não esqueci, e querendo passar isso adiante resolvi com a minha turma adotar uma árvore, expliquei para eles qual seria nossa função, cuidaríamos de uma árvore para ela crescer logo para dar sombra para a escola, começamos então as atividades, fazer uma placa para a árvore onde estava escrito “Cuidar é Preservar para o amanhã” e a data 08/06/2006, depois andamos pela escola para escolher a muda de árvore que estava menos desenvolvida, era uma perto do tanque de areia, colocamos a placa e “marcamos nosso território”, depois pedi para eles trazerem de casa caixas vazias de leite longa vida e expliquei que iríamos fazer regadores para aguar a árvore todos os dias, confeccionamos os regadores cortando o bico da caixa de leite e depois fazendo uma alça e grampeando na lateral da caixa, pintamos os regadores com um fundo e depois de secar pintamos várias florzinhas e todos os dias de duas em duas crianças regamos a árvore e arrancamos as ervas daninhas, com o passar do tempo as crianças observaram que quando outras turmas brincavam na areia jogavam areia na árvore, então resolvemos fazer uma cerca para ela, pedi ao Sr. Antônio um funcionário da escola para guardar madeira para a cerca, ensinei as crianças a pintarem as madeiras para depois montarmos a cerca, o Sr. Antônio montou a cerca enquanto as crianças observavam atentamente o resultado, fizemos uma flor de EVA e colocamos na cerca que ficou linda, com o desenvolvimento do projeto sobre a Preservação do Verde e Meio Ambiente, onde o ponto culminante seria a Festa da Primavera em setembro, no dia 12/09/2006. Houve uma reunião de pais e onde precisaríamos fazer uma lembrança, aproveitando a oportunidade entreguei aos pais um kit chamado “Plante esta semente” contendo, uma caixa de leite longa vida encapada com papel crepom e um saquinho com sementes de girassol que foi grampeada na mensagem: “A criança é como uma semente, depois de plantada precisa de cuidados especiais para crescer, florescer e dar frutos. Por isso conto com a colaboração e parceira de vocês para que juntos possamos ajudar a nossa criança a crescer na Graça de Deus, no amor, na amizade, na inteligência e sabedoria. 02/08/2006”. Pedi para eles em suas casas e com a ajuda da criança, plantar aquelas sementes, explicar para seus filhos para cuidarem e aguarem e no dia 12/09 eles trariam de volta para a exposição, no dia da Festa da Primavera. Alguns pais me olharam espantados, outros ficaram prestando bastante atenção, mas levaram. Antes em sala de aula conversei com as crianças sobre o kit, mostrei o que seria entregue aos pais, que no dia da festa o trabalho deles seriam exposto e todos que viriam iam ver o trabalho deles e eles comentaram que ficou muito bonita a caixa; que se era quando eles “acordassem” (ou melhor, se era no outro dia) que eles poderiam plantar?; Se era para plantar com terra?; Enfim foi bem gratificante poder esclarecer, estimular e ver a expectativa deles. Passado dois dias começou a repercussão, os pais chegavam para deixar os filhos e queriam saber como era para plantar, qual terra usar, se podia por em vaso, se a semente germinava rápido, quantas vezes colocava água, que o filho ficou cobrando que a mãe tava demorando em plantar, se era para replantar no chão, quantas sementes eles usariam, se podia furar embaixo da caixa para escoar a água... Até parece que os pais estavam mais entusiasmados que os filhos, eu pedia para eles envolver as crianças em todo o processo desde o início do plantio. Foram várias perguntas durante um longo período e as crianças por sua vez todos os dias tinham alguma dúvida e ficávamos horas falando sobre este assunto, (deitados ao ar livre, em rodas de conversa) foi maravilhoso ver a integração dos filhos com os pais e eu neste projeto, não via a hora de chegar à festa para ver o resultado, todos os dias tinha algum aluno para falar que já havia plantado, que estava cuidando direitinho, que estava aguando todos os dias... Como a curiosidade sobre o girassol era muita, levei as crianças em volta da escola, onde o Sr. Antônio havia plantado algumas sementes de girassol, para ver se elas já haviam germinado e tinham algumas já em flor, mostrei que as sementes que eu havia dado para eles eram iguais aos da flor e mostrei onde elas ficavam na flor, eles ficaram maravilhados não dá nem para descrever o rostinho deles quando viram de onde saia às sementes, expliquei que os animais que se alimentam da semente ajuda a replantar várias sementes (como o papagaio, louro, periquito), aproveitei para contar para eles a lenda do Girassol e depois com as sementes de girassol, montamos um painel com um girassol bem grande e no miolo eles colaram várias sementes o que foi difícil foi segurar eles, pois eles queriam tirar as sementes para plantar em suas casas, pedi para eles esperarem elas crescerem bastante e depois poderíamos buscar mais sementes, uma criança deu a idéia de aguarmos também além da árvore, os girassóis para eles crescerem logo, adorei a idéia e todos os dias íamos aguar os girassóis também.
Mas enquanto a festa não chegava, expliquei que um lugar que tem muitos lixos a terra fica imprópria para germinar tanto girassóis como qualquer tipo de plantação, trabalhei com eles sobre os lixos, conscientização do “Lixo no lixo” e reciclagem (que os regadores foram feitos com lixo reciclável, os vasos para plantar as sementes, a cerca para a árvore, as jardineiras) e que na nossa comunidade por ser de baixa renda, existem muitas pessoas que recolhem lixo reciclável e muitos pais e avós de alunos da escola, conheceram os latões de cores diferentes da escola de lixos reciclados, pesquisei na Internet o tempo de duração de alguns lixos e confeccionamos um painel com vários tipos de lixos; (trazidos de casa, como atividade de tarefa): “A duração do lixo no mar”, fralda descartável biodegradável – 1 ano, fralda descartável comum – 450 anos, garrafa plástica - 450 anos, linha de náilon – 650 anos, lata e copo plástico – 50 anos, caixa de papelão – 2 meses, papel toalha – 2 a 4 semanas, caixas longa vida – 3 meses, pedaço de madeira pintada – 12 anos, bóia de isopor – 80 anos, latas de alumínio – 200 anos, vidro temperado – tempo indeterminado, porta latinhas plástico – 400 anos, lixo radioativo – 260.000 anos ou mais e expliquei para eles o painel e fiz uma comparação com a idade deles que na sua maioria tinham quatro anos e que o tempo de duração do lixo era muitas vezes mais que a sua idade, a idade dos seus pais, dos avós e eles perceberam que era muito tempo e mostravam isso na fisionomia, com ares de espanto e falavam: -- É muito tempo! - Nossa acho que é a idade da minha avó.(quando o tempo era maior) – Professora não por isso que não pode jogar papel no chão, não é?... Tivemos que continuar esta conversa por outros dias, pois percebi que eles se interessaram sobre o assunto, acho que porque eles conheciam os materiais como a fralda, caixas de leite, copos, latas... Depois colocamos o painel no dia da exposição, este trabalho dando continuidade ao Meio Ambiente, teve muita participação das crianças, pois depois da conscientização, conversando com eles sobre não jogar lixo nas ruas, nos terrenos baldios, pois quando chove o lixo é levado para os bueiros e entopem alagando ruas e esse lixo chega até os rios, poluindo e sujando o ambiente, a partir deste dia eles traziam papel, embalagens, plásticos, papéis de bala da rua quando chegavam à escola, para jogar dentro dos latões de lixo, foi maravilhoso! E houve no dia da Festa uma grande comoção dos adultos que participaram da festa, referente ao painel, vinham me perguntar se era verdade todo aquele tempo e se espantavam e vi que ficaram comovidos, os pais dos meus alunos mostraram para os filhos e perguntaram se era para aquele painel que havia servido o material que eles tinham trazido na tarefa?
Dando continuidade ao projeto, fizemos uma excursão para o Viveiro Municipal, quando marquei para ir e expliquei para eles que iríamos ao Viveiro, eles acharam que era para ver “passarinhos”, (por causa do VIVEIRO) expliquei que lá elas poderiam ver várias mudas de árvores, plantas frutíferas, ornamentais e até uma mini fazendinha. E realmente eles adoraram o passeio, viram nascer uma semente, separar ela e fazer os “berçários”, as várias fases do crescimento, algumas crianças disseram para o coordenador do Viveiro: - Eu também plantei uma sementinha, que a professora deu para a minha mãe. Na escola na hora de irem para casa falaram para a mãe que eles tinham ido ao “bosque” e viram como nascia a sementinha.
Como eu amo a natureza, tenho vários bichos de estimação em casa, e combinei com eles de toda sexta-feira levar um tipo de bicho para eles conhecerem. Primeiro pesquisei mais na Internet e enciclopédias sobre meus bichos, apesar de saber bastante coisa, queria me aprofundar para ensinar para a turma. Tenho duas caranguejeiras, uma maritaca, um casal de porquinho da índia, uma tartaruga de orelha vermelha (de água), uma planta carnívora... Cada semana levava um bicho, sempre tomando os devidos cuidados e com a autorização da direção da escola, ensinei e mostrei também qual alimento eles comiam, seus nomes de “batismo”, nomes de classificação na natureza, sexo, o que bebiam, as fezes, como limpar o viveiro, tempo de vida, como cuidar, como respeitar, qual animal estava em extinção, o que é extinção... Foi demais, foi emocionante, as crianças ficavam vidradas e prestando muita atenção, deixava eles tocarem e pegar os bichos (menos as aranhas), como a repercussão foi muito grande tivemos que ir em todas as turmas para mostrar e falar dos bichos, eles mesmos ensinavam as outras turmas o que já sabiam, algumas crianças tinham medo, outras as acalmavam dizendo que não precisava ter medo, e assim foi com todas as turmas até no berçário. Durante todo o projeto tirei fotos deles, das suas expressões (curiosidade, medo, alegria, espanto...), manipulando os bichos, aguando a árvore, montando os painéis, observando os bichos e depois mostrava as fotos para eles e é lógico que eles amaram.
Eles ficavam impacientes até a outra semana, querendo saber qual bicho eu levaria, se seria no outro dia, pois eles não ordenavam que tivessem vários dias para chegar o próximo, então fiz um calendário mostrando os dias da semana e marcava no calendário qual seria o próximo dia, bem colorido, todos os dias olhávamos para o painel e contávamos quantos dias faltavam.
Fiz vários painéis com cada bicho que havia levado para a escola, com fotos das crianças com os bichos, a ficha técnica de cada um, seus hábitos, nome, alimento... E coloquei no dia da festa.
Fiz também um painel com os nomes de todos da turma para organizar o dia para aguar a árvore, eles iam de dois em dois e eu colocava uma marca com uma flor de EVA para eles perceberem que aquelas duas crianças já tinham regado, com o passar do tempo eles já perceberam e sabiam onde estava seu nome, se demoraria em chegar o seu dia (observando na quantidade de crianças que ainda faltavam), com qual letra começava seu nome (pois era mais fácil para assimilar), a do amigo (pois virou rotina e eles acabaram percebendo a diferença das letras, eu lia passando a régua os dois nomes do dia, todos os dias), faziam comparações de quem tinha mais florzinhas e quem tinha menos era porque ainda ia aguar a árvore. Foi muito proveitoso este painel, pois eles aprenderam muitas coisas, respeito, matemática, meio ambiente, linguagem oral e escrita...
Aproximando-se do dia da festa, conversamos sobre tudo o que havíamos aprendido, e também para o dia da festa iríamos fazer a dramatização da música “A linda Rosa Juvenil”, onde ensaiávamos todos os dias e que ficou simplesmente maravilhoso, para a exposição os pais trouxeram as mudas plantadas com os nomes dos alunos, as jardineiras feitas de garrafas plásticas, eu trouxe a aranha caranguejeira e a planta carnívora, painel do Lixo no Mar, painel da Maritaca, painel da Aranha Caranguejeira, painel dos Porquinhos da Índia, painel da Planta Carnívora e os regadores.
Muitas mães vinham me falar que seus filhos tinham muito medo de bichos e que com a apresentação dos bichos eles perderam o medo, chegavam em casa e ensinavam os pais a terem respeito pelos bichos, não matar aranha, pois ela come baratas e insetos, que queriam ter algum bicho para cuidar, na entrada eles levavam lá na árvore para mostrar que eram eles que estavam cuidando e cada folha que brotava era uma festa, que o girassol nasceu estava grande e caindo da caixa, outros que ela nem brotou, outras que puseram água demais, catavam o lixo na rua para por no lixo da escola... Posso dizer que foi um trabalho maravilhoso que superou as expectativas do projeto, eles aprenderam muito mais que Meio Ambiente, aprenderam conseqüentemente todos os eixos da educação e também, cidadania, respeito, amor, bondade, caridade, preservação, colaboração, integração e o mais importante participação, pois com certeza vão seguir adiante homens de bom caráter e alunos brilhantes, pois trabalhei com a sensibilidade deles e isso será guardado para sempre.
Foi muito bom ver o orgulho deles ao mostrarem suas mudas do girassol na exposição.
O meu projeto ficou no saite da Prefeitura Municipal de Marília, mas para mim isto não é tão importante, serve para o reconhecimento, mas a realização pessoal, profissional e como cidadã não tem preço.


Avaliação: A avaliação foi feita diariamente através das observações feitas em relações às ações e comportamentos das crianças, de seus pais, dos funcionários da escola. Houve muito interesse por parte de todos na colaboração e nas ações de preservação propostas. A cada semana avaliava os pontos positivos e negativos, (em um caderno à parte) para planejar a semana seguinte, baseando-me nestas avaliações. E pude fazer, uma reflexão geral no dia da festa da Primavera, onde houve a exposição dos trabalhos e a escola foi aberta para a comunidade, que por sua vez elogiou o trabalho desenvolvido, sendo visitado pelo Prefeito de nossa cidade Mário Bulgarelli (também professor), a Secretária Municipal da Educação Rosani Puía de Souza Pereira, a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Marta Isabel Doretto Cintra, a imprensa falada e escrita, foi um grande evento onde pude avaliar o bom desempenho e sucesso do meu trabalho, principalmente pelos comentários e avaliação dos pais dos meus alunos sobre o projeto ter dado resultados impressionantes, o cuidado que seus filhos estavam tendo com o Meio Ambiente em que viviam, aguando as plantas, querendo plantar árvores e sementes, tendo cuidado com os pequenos animais, perdendo o medo de animais, não deixando seus pais e irmãos jogar lixo fora do lixo, o respeito pelo Meio em que vivem, me senti realizada, pois foi um trabalho pedagógico muito gostoso e prazeroso de fazer, atingindo além das minhas expectativas e querendo mais e cada vez me aprimorar e aprofundar mais, usando os pontos positivos e negativos para o meu crescimento e auto-formação.
O trabalho foi de grande valia para a escola e a comunidade, sendo assim nossas ações poderão servir de exemplo e estímulo para outras pessoas, tendo em vista as crianças como um grande trunfo no que diz respeito à conscientização e meio de comunicação.


Auto-Avaliação: Este foi um trabalho realizado no período de Julho a Novembro de 2006, sendo trabalhado periodicamente, como sou uma professora nova na rede, (tenho somente um ano e dez meses de caminhada), me considero engatinhando na profissão, mas tenho um amor muito grande e força de vontade, por isso este projeto foi muito maravilhoso pra eu poder sentir que sou capaz de fazer um trabalho muito bom e o melhor poder ver os resultados nas crianças, ter o comprometimento profissional é sem dúvida o eixo maior para o educador, é o que sinto estar faltando em muitos educadores, neste projeto me dediquei pesquisando em coleções de livros, Internet, nas revistas da nova escola onde havia uma matéria sobre o meio ambiente e levei para a sala de aula para ler para a turma, lendas, músicas, dramatizações, trocas de idéias com outros professores, cursos ministrados na secretaria da educação.
Observei que os vencedores do Prêmio Victor Civita são do ensino fundamental, não conheço casos de professores da educação infantil ter ganhado este prêmio, por isso me inscrevi para poder mostrar o meu trabalho e que a educação infantil é muito importante, e que trabalhamos a base das crianças com todos os conteúdos também usados no ensino fundamental, sendo assim parte fundamental da educação deste país, e quem sabe poder mostrar e incentivar outras colegas da mesma área, que é possível fazer um projeto e trabalhar com crianças de qualquer faixa etária e qualquer lugar deste nosso país maravilhoso.

Um comentário:

  1. Amei o seu blog.Sempre que posso,dou uma passada para ver as atualizações.Abraço.

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Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!