segunda-feira, 8 de março de 2010

PLANO DE ADAPTAÇÃO MATERNAL II

PLANO DE ADAPTAÇÃO MATERNAL II
“A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE COM AS CRIANÇAS QUE ACOLHE, POIS DEVEM OFERECER A ELAS EXPERIÊNCIAS RICAS, CAPAZES DE PERMITIR O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, É IMPORTANTE CONSIDERAR A CONTRIBUIÇÃO OFERECIDA PELA PSICOMOTRICIDADE, CIÊNCIA QUE ESTUDA O INDIVÍDUO COM BASE NO CORPO EM MOVIMENTO E NA SUA RELAÇÃO COM O MUNDO INTERNO. A PSICOMOTRICIDADE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO E NA CAPACITAÇÃO BÁSICA DA CRIANÇA PARA UMA MELHOR ESCOLARIZAÇÃO E, TAMBÉM, PARA SUA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA. UM BOM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR AJUDA A CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, POR ISSO, É IMPORTANTE REALIZAR ATIVIDADES QUE TRABALHEM A PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA”.
Texto: Izildinha Houch Micheski – Revista Projetos Escolares na Educação Infantil – 11/2007

O período de adaptação é muito importante na vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências, conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portanto, é necessário reconhecer as reações da criança como: choro, ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento.
São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui para frente.
O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período em que as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelo educador e todas as pessoas que fazem parte da escola; então, sentindo-se seguras e felizes suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para eles e importante no desenvolvimento educacional dos seus filhos.

ATIVIDADES E OBJETIVOS
- Conhecer as crianças, seus pais ou responsáveis e identificá-los com o crachá, sempre conversando antes e explicando a atitude;
- Apresentação da professora, dos colegas de turma e o nome da escola;
- Apresentar a escola como um espaço atrativo e seguro e suas dependências, para a criança conhecer e saber localizarem-se nos diversos ambientes da escola, onde a criança permanece boa parte do seu dia;
- Apresentar os funcionários, parte administrativa e professores para que a criança sinta confiança nos adultos que irão “cuidar dela”;
- Fazer com que a família da criança sinta-se segura em deixá-la na escola;
- Aprender a conviver com outras pessoas, divertir e fazer amigos;
- Saber usar adequadamente os materiais;
- Rodas de conversas informais, para fazer uma sondagem de cada um, conhecer o cotidiano, do que mais gosta, do que não gosta, se fez o maternal em nossa escola, se é a primeira vez na escola, com quem mora, enfim, a bagagem que trás, seu raciocínio, qual o processo que ela usa para tirar conclusões;
- Rodas de histórias utilizando: livros com desenhos maiores que o convencional, fantoches, dramatização, cds, filmes;
- Rodas de músicas com cds e exploração do conhecimento de cada um cantando a música que conheça;
- Brincadeiras com regras simples;
- Criar rotinas com marcos temporais, lavar as mãos antes dos lanches, guardar objetos, apagar as luzes ao sair da sala, organizar espaços, despedir-se dos colegas e professor;
- Estimular as crianças, o uso correto dos banheiros e bebedouros;
- Incentivar a boa postura para a higiene pessoal e alimentar, ficando com eles nos horários de lanche para dar segurança, orientar e socorrer se envolvendo e sendo participativa e interessada;
- Estabelecimento de regras básicas de comportamento e convivência dentro do grupo, para introdução e continuação da rotina, elaborada com a participação do grupo e colocado em painel, para aprender a seguir os combinados da turma;
- Jogos de encaixe e brinquedos, observando o comportamento das crianças quanto à socialização, tempo, respeito, coordenação e desenvolvimento;
- Areia e Casinha, sondagem de socialização e capacidade para cumprir regras estabelecidas antes de brincar e suas criatividades;
- Parque, sondagem de socialização, coordenação motora, desafios, capacidade de resolver situações problemas;
- Sala ambiente, explorar o uso do espelho para que as crianças se reconheçam e utilização dos livros infantis.

4 comentários:

  1. GOSTEI, POIS SOU PROFESSORA E A CADA ANO FICO ANGÚSTIADA NESTE PERÍODO DE ADAPTAÇÃO, A ESCOLA ONDE LECIONO TEM ESTE MESMO CUIDADO.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, sou Daniela, professora de Educação Infantil. Agradeço pela dica e parabéns pela aula. Obrigada, Daniela

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelo carinho, cuidado e dedicação. Que Deus abençõe grandemente!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!