quarta-feira, 10 de março de 2010

CARACTERÍSTICAS DA IDADE DE 5 ANOS

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas em educação são unânimes em considerar que os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afeto, físico e social.
Ao ingressar na escola a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras crianças, tendo contato com novos valores e novas experiências que vem a enriquecer a sua própria e com as quais passa a compactuar. Essa socialização dá-lhe confiança em si, garante a adaptação ao novo ambiente e proporciona seu desenvolvimento cognitivo. Para muitos, o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família muitas vezes não tem condições de proporcionar.
Sendo assim, o trabalho com as crianças nas instituições de Educação infantil deve visar o seu desenvolvimento integral. A criança deve estar estimulada a encontrar soluções para os problemas de seu cotidiano e as respostas às questões que formulam devem incentivar a curiosidade e o processo de investigação.

CARACTERÍSTICAS DA IDADE DE 5 ANOS
PRÉ II


Nesta idade a criança ganha mais desembaraço e ousadia; pode pular corda, patinar, andar de bicicleta, saltar, etc. tem facilidade para aprender a dançar e para executar exercícios físicos. É mais ágil tendo maior controle corporal e do equilíbrio.
A linguagem ganha coerência e clareza, facilitando a comunicação e conseqüentemente seu desenvolvimento social, intelectual e emocional. O vocabulário se aperfeiçoa, as perguntas se formulam são mais sérias e requerem respostas objetivas; querem saber o que são as coisas, como funcionam, para que servem, porquê.
Começa a expandir o seu desenvolvimento intelectual.
A criança não desenvolveu ainda o raciocínio lógico: é capaz de interiorizar percepções e ações, mas elas continuam ainda no concreto.
Os desejos dos companheiros começam a ser considerado, mas ela ainda se coloca em primeiro lugar.
Já tem sentido de grupo; a situação coletiva implica certa constância das ações individuais. Aparece a regra no brinquedo. A ação individual deve ser inteligível para os companheiros; assim, o faz-de-conta e a representação tendem para uma imitação cada vez mais perfeita do real e acaba sendo o melhor meio de as crianças se entenderem. O acordo e a combinação prévia entre os participantes contribuem para a socialização. Na dramatização, por exemplo, há o jogo de papéis, no qual cada um representa um determinado personagem. Isso é um esboço de colaboração.
Quando as crianças não estão de acordo, preferem resolver suas diferenças a seu modo, sendo indispensável à interferência do adulto. As discussões ou brigas são muito freqüentes quando envolvem objetos pessoais.
O mundo que se abre cada vez mais para as crianças é o mundo dos objetos criados pelos homens, a natureza e o mundo das relações humanas. Nesse sentido, a criança precisa ser estimulada no desenvolvimento de todas as suas potencialidades, como:
- Os desenvolvimentos físicos, afetivos, emocionais e sociais;
-A aprendizagem da leitura, da escrita e do calculo, dentro de seus limites e possibilidades;
-A criatividade como elemento de alto expressão;
-A manipulação dos objetos criados, dos instrumentos e das técnicas;
-A interpretação do mundo das relações humanas, aprendendo a relacionar-se com os outros, com hábitos e costumes, com a linguagem e formas de comportamentos;
-O relacionamento com a natureza, voltado ao respeito e preservação.

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