terça-feira, 9 de março de 2010

PLANO ENSINO MATERNAL II

“Plano de ensino”

I – Introdução:

Este plano de ensino tem por objetivo nortear o trabalho com crianças na faixa etária de 3 anos que freqüentam a escola em período parcial e integral, visando atender as necessidades e os interesses do grupo.
Diante disto temos como objetivo oferecer condições para que a criança se desenvolva como um ser global, afetivo, cognitivo e social. Caberá a escola criar espaços para troca de experiências significativas entre o grupo.

II – ÁREAS DO CONHECIMENTO:

Formação Pessoal e Social
2.1 – Identidade e Autonomia

OBJETIVOS:

• Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrado, agindo com progressiva autonomia;
• Identificar pertences pessoais, reconhecendo seu próprio nome;
• Estimular a criança favorecendo sua independência através de suas ações;
• Reconhecer sua própria imagem refletida no espelho e brincar na frente dele;
• Interessar-se pelo cuidado do próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e higiene;
• Interagir com outras crianças e resolver conflitos entre elas mesmas;
• Identificar situações cotidianas de risco, desenvolvendo hábitos e atitudes relacionadas à prevenção de acidentes;
• Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda, agindo de forma cada vez mais independente.

CONTEÚDOS:

AUTO ESTIMA:
• Valorização do que a criança fala e faz desenvolvendo a interiorização da estima estabelecendo vínculos com ela.

ESCOLHA:
• Organização do espaço para que as crianças disponham de várias alternativas de ação e de parceiros.

FAZ-DE-CONTA:
• Situações para que as crianças imitem ações que representem diferentes pessoas, personagens ou animais;
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.

INTERAÇÃO:
• Desenvolvimento da capacidade de relacionar com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em situações diversas;
• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;
• Realização de pequenas ações cotidianas, para que adquira maior independência;
• Respeito às regras simples de convívio social.

IMAGEM:
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo através do auxilio do espelho, das diferentes sensações e ritmos que produz.

CUIDADO:
• Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso;
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.

SEGURANÇA:
• Orientação sobre o uso de utensílios e objetos de forma segura.

Conhecimento de Mundo
2.2 – Linguagem Oral e Escrita

OBJETIVOS:

• Interagir com outras pessoas e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
• Compreender e expressar-se verbalmente de modo a manter diálogos compreensíveis para comunicar-se com o meio em que vive;
• Interessar-se em ouvir e contar histórias, valorizando a leitura como fonte de conhecimento;
• Desenvolver a oralidade;
• Familiarizar-se aos poucos com a escrita, através do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

CONTEÚDOS:

ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA:
• Uso da linguagem oral para comunicar-se, relatando fatos, expressando desejos, necessidades e sentimentos nas diversas situações do cotidiano;
• Relato e escuta de experiências vividas;
• Ampliação do vocabulário;
• Conhecimento e reprodução de jogos verbais;
• Participação do professor no desenvolvimento verbal das crianças, valorizando suas narrativas;
• Leitura em voz alta, feita pelo professor em momentos organizados ou espontâneos utilizando diferentes tipos de textos;
• Identificação do próprio nome;
- Observação do registro dos nomes dos colegas, pertences pessoais e objetos usados na sala de aula.
• Interação e participação constantes na escuta de músicas e histórias;
• Observação do registro de pequenos textos: músicas, parlendas, histórias.

Conhecimento de Mundo
2.3 – Matemática

OBJETIVOS:
• Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança;
• Construir gradativamente conceitos matemáticos dentro de um contexto significativo.

CONTEÚDOS:

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
• Utilização da contagem oral, de noção de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras, músicas e em diversos contextos em que sua utilização se faça necessária;
• Distribuição de quantidades de objetos e brinquedos suficientes para que as crianças possam descobrir as principais características, propriedades e possibilidades: empilhando-os, rolando-os, encaixando-os, transvazando-os.
• Exploração e montagem de figuras;
• Seqüências numéricas oral, envolvendo contagens e números relativos a cantigas e rimas infantis.

GRANDEZAS E MEDIDAS:
• Observação das diferenças e semelhanças em relação a:
Classificação, Sequenciação e Seriação.

ESPAÇO E FORMA:
• Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tamanho, espessura, etc;
• Identificação dos pontos de referência no espaço, (deslocamento).

Conhecimento de Mundo
2.4 – Artes visuais/ Música

Música
OBJETIVO:
• Desenvolver a percepção e atenção por meio da linguagem musical;
• Ouvir, perceber e discriminar e imitar fontes sonoras.

Artes Visuais
• Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
• Entrar em contato com diversas formas de expressões artísticas.

CONTEÚDO:

FAZER ARTÍSTICO:
• Exploração e manipulação de materiais de diversos, diferentes texturas, espessuras e suportes gráficos;
• Cuidados com o próprio corpo e com dos colegas ao ter contato com suportes e materiais artísticos;
• Cuidado com os materiais, com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.


APRECIAÇÃO DE ARTE:
• Observação e identificação de figuras e obras de arte.


FAZER MUSICAL:
• Exploração, expressão e produção do silêncio, de sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos;
• Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos.


APRECIAÇÃO MUSICAL:
• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
• Apreciação de vários tipos de músicas estabelecendo relações com o que escutam, ouvindo e interagindo.
Conhecimento de Mundo
2.5 – Movimento


OBJETIVOS:
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
• Expressar-se através de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.


CONTEÚDOS:

EXPRESSIVIDADE
• Reconhecimento progressivo dos segmentos do corpo por meio de brincadeiras, uso do espelho e da interação com outras crianças e adultos;
• Desenvolvimento das capacidades expressivas através de jogos, brincadeiras e do faz-de-conta;
• Experiências significativas em relação à sensibilidade corporal com materiais diversos.

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
• Exploração de experiências posturais e motoras variadas;
• Aperfeiçoamento de gestos relacionados à preensão nas diversas situações do cotidiano;
• Valorização de jogos motores e brincadeiras;
• Organização de ambientes com materiais que propiciem as descobertas e exploração do movimento;
• Desenvolvimento progressivo das capacidades motoras.

Conhecimento de Mundo
2.6 – Natureza e Sociedade

OBJETIVOS:
• Investigar, relatar e formular hipóteses a respeito da natureza;
• Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com diversos objetos, manifestando curiosidade e interesse;
• Estabelecer algumas relações com o meio ambiente;
• Perceber a importância de cuidados relativos à saúde.

CONTEÚDOS:

A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE:
• Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade e de outros grupos.

OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• Acompanhamento e desenvolvimento da paisagem local;
• Valorização de atitudes de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente.


SERES VIVOS
• Conhecimento de que os ambientes apresentam seres vivos e não vivos;
• Conhecimento de cuidados básicos com pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;
• Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
• Percepção das diferentes possibilidades de relacionar-se com o ambiente;
• Percepção da importância dos cuidados relativos à saúde.

III – Avaliação

Realizaremos a avaliação constante, presente nas mais diversas atividades e também nas atitudes das crianças frente aos desafios por nós colocados.
A criança será avaliada tanto na forma individual quanto na sua participação em grupo.
Entendemos ser a avaliação, um conjunto de ações a serviço do educador, portanto, estaremos sempre prontos a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a partir delas, ajustar a nossa prática as necessidades reais apresentadas pela criança, tendo ainda como objetivo principal, a melhoria da ação educativa no nosso dia-a-dia.

IV – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC/ SEF, 1998, Vol 1: Introdução; Vol 2: Formação Pessoal e Social; Vol 3: Conhecimento de mundo.

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